Cada raça de cachorro tem seus pontos fortes e fracos. Algumas cativam pela beleza, enquanto outras se destacam como cães de guarda ou de caça. Mas a capacidade de aprendizado varia de uma para outra. Algumas raças se sobressaem em inteligência.
Border Collie
Os Border Collies estão no topo da lista das raças mais inteligentes. Esses cães são naturalmente muito inteligentes e aprendem qualquer comando rapidamente. São muito ativos e enérgicos. Adoram interagir com pessoas, mas para se sentirem confortáveis, precisam de estímulos mentais e físicos regulares. O ideal é não criar um Border Collie em um apartamento, pois um espaço tão pequeno será extremamente insuficiente. Sua atividade excessiva também pode ser uma desvantagem se você tiver crianças pequenas.
Pastor alemão
Pastores Alemães são frequentemente vistos atuando em agências de segurança pública. Essa raça é considerada uma das melhores para o trabalho. Eles não temem o perigo nem o frio e são fáceis de treinar. Convivem bem com crianças e adultos e se adaptam facilmente a novos donos, o que é crucial para um cão de serviço. São desconfiados com estranhos, pois veem seu trabalho como a proteção de seus donos. Com o treinamento adequado, um Pastor Alemão se tornará um companheiro leal para toda a família. Apesar do seu grande porte, cães dessa raça se adaptam bem até mesmo a apartamentos.
Golden Retriever
Os Golden Retrievers são considerados uma das raças de cães de família mais populares. Possuem um temperamento muito amigável e se dão bem com todos os membros da família e até mesmo com outros animais. Além disso, demonstram alta inteligência e excelentes habilidades de comunicação, aprendendo comandos rapidamente.
Os Golden Retrievers são muito pacientes e calmos, por isso não demonstram agressividade ao interagir com crianças pequenas, mesmo que brinquem com elas. São ideais para apartamentos, mas sua pelagem longa exige cuidados regulares.
Papillon
A raça também é conhecida como Spaniel Continental Miniatura. Esses cães de pequeno porte têm rostos encantadores e orelhas grandes em formato de borboleta. São fáceis de treinar, aprendendo diversos comandos com facilidade e participando de competições esportivas.
Esses cães de pequeno porte não se adaptam bem a espaços pequenos, portanto, se mantidos em apartamento, precisarão de caminhadas regulares e vigorosas. Criadores podem enfrentar problemas com latidos frequentes, que podem incomodar outras pessoas. A pelagem dos Papillons requer cuidados regulares para evitar nós, que podem não apenas prejudicar sua aparência, mas também causar desconforto ao animal.
doberman
Nem todo dono consegue lidar com um Doberman ousado e determinado. Cães dessa raça são muito inteligentes, mas para controlar toda a sua força e poder, o dono precisa ter uma personalidade dominante. O cão precisa entender que o dono está no comando. Essa raça foi criada para defesa e ataque. Esses cães precisam ser treinados desde filhotes; caso contrário, podem se tornar indisciplinados, representando uma ameaça tanto para o dono quanto para outras pessoas. No entanto, com o treinamento adequado, um Doberman se tornará um excelente companheiro e protetor para toda a família.
Se você prioriza a inteligência ao escolher um cachorro, o ideal é optar por um amigo de quatro patas da lista mencionada anteriormente, composta por raças altamente treináveis. No entanto, outras características da personalidade de cada raça também devem ser consideradas. Por exemplo, domesticar e controlar um Doberman será muito mais desafiador do que um Golden Retriever. Contudo, com a abordagem correta de treinamento, qualquer raça pode aprender comandos e se tornar um companheiro leal para seu dono.







