4 sintomas que podem indicar que seu cão tem raiva

A raiva é uma doença perigosa tanto para animais quanto para humanos. Se o seu animal de estimação for mordido por um cão de rua ou outro animal selvagem, é importante conhecer os sintomas dessa doença para que você possa agir rapidamente.

O apetite do animal de estimação está diminuindo.

O período de incubação da doença varia de alguns dias a vários meses. Tudo depende da profundidade da ferida e da idade do cão. Quanto mais velho o animal, mais resistente é o seu sistema nervoso e maior o período de infecção. Portanto, todo dono deve monitorar atentamente a condição do seu animal de estimação e observar até mesmo a menor alteração em seu comportamento habitual.

Os veterinários apontam a perda de apetite como o primeiro sinal de doença. Inicialmente, o animal pode não terminar a comida oferecida, mas logo passa a recusar seus pratos habituais e favoritos.

O cachorro não obedece aos seus comandos.

O comportamento do animal também pode apresentar mudanças incomuns. O dono pode ter a impressão de que o cão está cansado ou chateado, o que explicaria a ausência de corridas e brincadeiras. Ele costuma ficar deitado em uma posição isolada e evita interações. Uma mudança repentina de humor deve alertar o dono.

Frequentemente, um animal anteriormente obediente torna-se incontrolável, deixa de seguir comandos familiares e passa a não responder a estímulos externos (por exemplo, gatos ou uma bola favorita). Além disso, pode surgir agressividade incomum ou, inversamente, afeto excessivo.

Aumento da salivação

Esse sintoma se manifesta quando a doença progride da fase silenciosa para a chamada fase violenta, que é caracterizada por espasmos dos músculos da deglutição. Como resultado, as glândulas salivares começam a funcionar de forma anormal, apresentando baixo desempenho, e inicia-se a salivação excessiva.

Quando um cão está com raiva, ele tem medo de beber água porque sente dor e saliva profusamente. A doença progride para um estágio perigoso, representando uma ameaça à saúde humana.

O cachorro está tendo convulsões.

O próximo estágio da doença não demora a se desenvolver. O cão começa a ansiar por correr livremente e gera uma enorme quantidade de energia que precisa ser liberada.

No entanto, logo ocorre paralisia dos membros posteriores. Em seguida, há danos ao centro respiratório. O cão começa a sufocar, o que inevitavelmente leva à morte.

É impossível curar um cão da raiva. Uma vez que o vírus entra no organismo, ele inevitavelmente levará à morte. A única medida preventiva que ajudará seu animal de estimação a viver por mais tempo é a vacinação. A vacina antirrábica ajuda a prevenir essa doença mortal.

Comentários