
Contente
Selecionando uma raça
De todos os tipos de coelhos, os mais valiosos são cerca de 20 raças, que se dividem em três categorias:
- Uma raça de carne da qual se pode obter a maior quantidade de carne;
- raças com penugem ou pelo;
- Raças para produção de carne e couro.
Ao planejar a criação de coelhos em casa, você precisa primeiro identificar um nicho de mercado promissor para entender qual raça escolher para reprodução.
Coelhos jovens para reprodução são vendidos em fazendas. Para escolher coelhos saudáveis, preste atenção à sua aparência. Os animais devem ter:
- olhos claros;
- pilha densa e brilhante;
- corpo forte;
- Bem alimentado e bastante ativo.
A cor, o comprimento e o peso da pelagem devem ser compatíveis com a raça escolhida. Não é recomendável adquirir coelhos com os seguintes defeitos:
- sinais de obesidade ou emaciação;
- pilha caindo ou desgrenhada;
- costas ou barriga flácidas;
- pontas das orelhas caídas;
- quadris salientes;
- com cabeça alongada;
- com patas tortas.
Se, inicialmente, os animais forem viver em um prédio sem aquecimento, você precisa escolher a raça que... adequado às condições climáticas da sua região.
Como escolher uma gaiola para criar coelhos

Animais jovens e sexualmente maduros são mantidos em viveiros separados, uma vez que os indivíduos com três meses de idade começam a se tornar mais agressivos.
As células podem ser de diferentes tipos:
- Seção única.
- Com duas seções, nas quais são instalados compartimentos adicionais para nidificação e alimentação.
- Nível único.
- Em vários níveis.
Você pode comprar uma gaiola para coelho em uma loja de animais ou fazer uma você mesmo.
Dicas para construir uma gaiola para coelho
Criadores experientes recomendam construir as paredes e o teto da gaiola de coelho com tela de arame e o piso com ripas de madeira. Para facilitar a limpeza, deixe um espaço de um centímetro entre as ripas ao construir o piso.
É possível construir uma gaiola para coelhos inteiramente com tela metálica. Esses modelos apresentam algumas vantagens:
- facilidade de manutenção;
- compacidade;
- facilidade.
No entanto, animais mantidos em um criadouro de coelhos desse tipo frequentemente sofrem de prodermatite nas patas.
Não existe um tamanho padrão para gaiolas. As dimensões mínimas de uma gaiola para coelhos devem ser 150 x 70 x 70 cm. O tamanho da gaiola deve permitir que os animais se movimentem livremente e não se sintam apertados. Uma gaiola separada é necessária para 3 a 4 coelhas e coelhos pequenos, que inicialmente ficarão com suas mães. Após algum tempo, os coelhos são transferidos para outra gaiola e a mãe se prepara para a próxima ninhada.
A parede frontal da gaiola deve ser ligeiramente maior que a parede traseira. Isso facilitará o cuidado com os coelhos. uma tampa articulada deve ser feitaA gaiola para coelhos deve ser dividida em seções, com uma divisória e uma abertura para os animais colocadas entre elas.
Deve-se dar atenção especial aos bebedouros, que devem estar em locais de fácil acesso e sempre abastecidos com água limpa. Os bebedouros e comedouros podem ser suspensos, retráteis ou fixos. Se estiverem permanentemente localizados dentro da gaiola, devem ter tampas.
As gaiolas para coelhos que ficarão dentro de casa devem ser construídas no formato de uma casinha. Para uso externo, a gaiola é montada sobre suportes para impedir o acesso de roedores aos coelhos e facilitar os cuidados.
Peculiaridades da criação de coelhos
A criação de coelhos em casa envolve o aumento gradual do número de animais, o que exige o fornecimento de alojamento adequado, alimentação de alta qualidade e o cumprimento de normas sanitárias e de higiene.
Alimentando coelhos
Os animais devem ser alimentados regularmente. Água e feno devem estar disponíveis na gaiola o tempo todo. Os coelhos bebem várias vezes mais água por dia do que comem.
Os seguintes itens são usados como ração:
vegetais de raiz, como rutabagas, beterrabas e batatas;
- feno;
- grama;
- folhas de repolho branco;
- restos de vegetais frescos da cozinha;
- farelo;
- grãos de leguminosas e cereais;
- Ração granulada, que deve ser enriquecida com proteína e composta por 40% de farinha de grama;
- bolo;
- farinha de carne e ossos ou farinha de peixe.
Além disso, a dieta deve ser suplementada com suplementos de fácil digestão, como sal de cozinha, caroteno, fósforo, cálcio e proteína.
Em um ano, um coelho pode comer:
- cerca de 120 kg de raízes e tubérculos;
- mais de 300 kg de ração concentrada;
- cerca de 100 kg de feno;
- aproximadamente 400 kg de grama verde.
No verão, os coelhos podem comer qualquer coisa que cresça no jardim. Sua dieta deve incluir trigo, aveia ou cevada, e diversas frutas.
Características de cuidado
Manter os animais saudáveis depende diretamente da conformidade. Algumas regras para o cuidado deles:
As enfermarias precisam de ventilação natural.
- Coelhos não devem ser mantidos em locais com corrente de ar.
- A cada dez dias, os equipamentos nas gaiolas devem ser desinfetados.
- As gaiolas, bebedouros e comedouros dos coelhos devem ser limpos diariamente.
- Recomenda-se que os animais sejam examinados regularmente. Qualquer animal doente deve ser isolado e um veterinário deve ser chamado.
Para prevenir doenças perigosas para coelhos, eles precisam ser vacinados no prazo correto. Uma vacina monovalente ou uma vacina combinada podem ser adquiridas em farmácias. As vacinações devem ser administradas por um veterinário ou criador experiente.
Criação de coelhos
Com um planejamento adequado de acasalamentos, é possível obter descendentes desses animais durante todo o ano. A idade ideal para reprodução é 7 meses para machos e 5 meses para fêmeas.Uma fêmea muito jovem pode não conseguir levar a gestação a termo, enquanto um macho imaturo frequentemente produz coelhos fracos e, às vezes, inviáveis.
Para garantir filhotes saudáveis, os parceiros reprodutivos devem ser cuidadosamente selecionados. Se as tentativas de reprodução de um coelho falharem em 30% dos casos, ele é descartado.
A coelha fêmea é rejeitada. nos seguintes casos:
- se ela não conseguisse engravidar após duas ou três relações sexuais;
- comeu seus filhotes;
- Em duas ninhadas seguidas, ela teve menos de 5 coelhos.
Os animais reprodutores devem ter peso normal. Animais obesos podem não entrar no cio, enquanto os muito magros produzem filhotes doentes. Filhotes doentes também podem nascer mesmo que seus pais sejam da mesma ninhada.
O acasalamento ocorre durante o período de estro da fêmea. No inverno, ocorre a cada 7-9 dias e, no verão, a cada 5-6 dias. O estro dura de três a cinco dias.
Ao planejar o acasalamento, calcula-se o número necessário de machos. Um macho jovem acasala com uma fêmea de 1 a 2 vezes por dia, enquanto um macho adulto pode acasalar até 4 vezes por dia. Os machos devem ter períodos de descanso. Para evitar a deterioração da qualidade do macho, Deveria haver de 8 a 12 fêmeas para cada macho..
Como realizar o acasalamento?

Uma fêmea grávida começa a correr pela gaiola e a comportar-se agressivamente em relação ao macho. A gravidez pode determinar por palpaçãoPara isso, palpe o abdômen do coelho. Ele deve estar firme perto da garupa. Você poderá sentir fetos do tamanho de ervilhas, dispostos em cadeia.
A gestação de uma coelha dura de 29 a 33 dias. Antes de dar à luz, ela começa a arrastar feno seco para um canto da gaiola, arrancando-o das mamas e forrando o chão da toca com ele. É assim que a coelha constrói seu ninho. Durante esse período, a coelha deve ter dois recipientes com água fresca em sua gaiola. Caso contrário, durante o parto, ela pode matar os filhotes por falta de líquidos.
As coelhas dão à luz com bastante rapidez. A fêmea pode parir em 20 a 30 minutos. Os filhotes nascem nus e cegos. A coelha fêmea envolve os coelhinhos em sua penugem..
A criação caseira de coelhos pode ser considerada bem-sucedida se, após deduzir todas as despesas da sua renda, você ainda estiver no azul. Isso significa que você organizou adequadamente todo o processo de cuidado e reprodução dos coelhos.
vegetais de raiz, como rutabagas, beterrabas e batatas;
As enfermarias precisam de ventilação natural.

