5 equívocos comuns sobre cães

Os cães são os melhores amigos do homem e parece que sabemos tudo sobre eles. No entanto, ainda existem muitos equívocos comuns sobre esses animais de estimação de quatro patas, inclusive entre seus donos. Neste artigo, compartilharemos cinco mitos sobre cães que muitos ainda acreditam ser verdadeiros.

O nariz é um indicador seguro de saúde.

Geralmente se aceita que o nariz de um cão saudável deve ser fresco e úmido. No entanto, esse não é o único indicador, nem um indicador totalmente confiável, da condição do animal. A temperatura e a umidade do nariz podem variar ao longo do dia, dependendo das condições externas.

Por exemplo, o nariz de um cão pode ficar seco após dormir ou se exercitar. Também pode ficar quente se o cão estiver deitado perto de um radiador ou tomando sol. Um nariz frio e úmido, no entanto, pode ocorrer não apenas em cães saudáveis, mas também naqueles com rinite.

A única causa de preocupação é um nariz persistentemente seco, especialmente se estiver coberto de crostas. De modo geral, a saúde do cão é determinada exclusivamente pelo seu comportamento e apetite. Mesmo que o animal pareça saudável em todos os aspectos, consultas preventivas regulares ao veterinário ainda são necessárias.

É impossível ensinar comandos a um cão adulto.

É claro que é muito mais fácil treinar filhotes do que animais adultos, que já têm personalidades, hábitos e preferências estabelecidos. Mas os cães não perdem a capacidade de aprender com a idade. Apenas exige mais esforço e paciência. Afinal, é mais difícil envolver um cão adulto em qualquer atividade, e eles acham a atividade física mais desafiadora.

A ração para cães é segura e saudável para o animal.

Assim como a comida para humanos, a ração para cães também apresenta diferentes níveis de qualidade. Algumas são completamente naturais e balanceadas, enquanto outras são repletas de aromatizantes e conservantes químicos. A ração também varia de acordo com a finalidade (para filhotes, para cães idosos, para cães castrados, para animais com determinadas condições de saúde) e, consequentemente, em relação ao teor de vitaminas e minerais.

Alimentos mal escolhidos ou de baixa qualidade podem prejudicar a saúde do seu animal de estimação. É melhor alimentar seu cão com a mesma comida que você come. Esse tipo de alimento proporcionará muito mais benefícios.

Todos os cães nadam bem.

A maioria dos cães são excelentes nadadores e gostam de nadar. Alguns são tímidos e demoram a se acostumar com a água. Mas também existem animais que são simplesmente incapazes, por razões fisiológicas, de se manterem à tona.

Estamos falando de raças caracterizadas por um crânio robusto e um peito poderoso, como buldogues, boxers e mastins. Dachshunds não são nadadores particularmente bons. E para raças menores, nadar pode levar à hipotermia grave.

O cachorro abana o rabo de felicidade.

Essa afirmação é apenas parcialmente verdadeira. Na verdade, quando um cachorro vê um dono querido, uma pessoa de quem simplesmente gosta ou um companheiro com quem pode brincar, ele começa a abanar o rabo de um lado para o outro. Ele pode até balançar toda a parte traseira em sinal de alegria.

Mas nem todo abanar de rabo indica um estado de espírito feliz e amigável. Por exemplo, se o rabo estiver erguido e balançando lentamente, é um aviso: "Se você não ficar longe, eu vou te atacar". Enquanto isso, um rabo abanando vigorosamente e mantido baixo indica prontidão para atacar.

De modo geral, um animal pode usar o rabo para comunicar qualquer coisa. Com essa parte do corpo, um cachorro demonstra o que uma pessoa normalmente expressa por meio de expressões faciais e gestos.

Comentários