Pião engraçado: por que os cachorros perseguem o próprio rabo?

Todo dono de cachorro já presenciou o comportamento estranho do seu pet quando, sem motivo aparente, ele começa a perseguir o próprio rabo. Isso geralmente nos faz sorrir e é adorável. Mas as razões para esse comportamento podem variar desde simples diversão até problemas de saúde sérios.

O cachorro está se divertindo enquanto espera por você.

Se o seu animal de estimação ficar sozinho por muito tempo ou se você não lhe der atenção suficiente, ele pode começar a perseguir o próprio rabo para se distrair.

Antes de mais nada, esse comportamento é resultado de uma falha no adestramento. É mais comum em filhotes ou cães jovens e é uma manifestação do instinto de caça. Sem exercícios suficientes, o animal começa a perseguir partes do próprio corpo. Esse é o primeiro sinal de que seu pet está precisando de atenção, brincadeiras e diversão.

Embora raro, acontece de animais adultos também exibirem esse comportamento. A causa é a mesma: falta de exercício e tédio. Os adultos usam esse comportamento para chamar a atenção do dono. E se o animal tiver sucesso, repetirá o comportamento várias vezes.

Para quebrar esse hábito, os donos devem dar mais atenção aos seus animais de estimação: passear, brincar e ensinar-lhes comandos. Além disso, não se esqueça de acariciar e elogiar seu cão. Para eles, essa é a maior demonstração de amor, atenção e carinho.

Quer tirar algo do seu rabo

Se um cão sente desconforto ou mesmo dor na região da cauda e das patas, certamente tentará alcançar essa área e se livrar da causa do desconforto.

Os motivos para o inconveniente podem ser os seguintes:

  • partes de plantas que ficam presas nos pelos da cauda e causam formigamento na pele do cachorro;
  • pelos emaranhados nas costas;
  • Coceira e irritação em cães com pelagem densa em clima extremamente quente;
  • Corte incorreto da cauda – as bordas do coto podem ferir a pele ou pressioná-la;
  • Possíveis lesões na cauda - elas danificam as terminações nervosas, o que causa dor nessa parte do corpo.

O animal de estimação tem transtorno obsessivo-compulsivo.

"Brincar" com o rabo pode indicar problemas de saúde sérios, nomeadamente o desenvolvimento de transtorno obsessivo-compulsivo.

Essa é uma condição muito perigosa em animais, na qual eles sentem um impulso irresistível de repetir as mesmas ações específicas. Essas ações geralmente estão associadas a causar danos. Muitas vezes, eles mesmos infligem esses danos.

Por que esse comportamento é perigoso? Perseguir o próprio rabo com frequência pode levar a mordidas. O cão fica tão absorto na perseguição que não percebe que está mordendo o próprio rabo. Ele também não sente dor. Como resultado, começa a mastigar o rabo quando finalmente o alcança. Isso pode resultar em simples perda de pelos nessa região ou em ferimentos graves no rabo.

Os seguintes animais são suscetíveis a essa condição:

  • Aqueles que frequentemente ficam sozinhos dentro de casa;
  • que estão empatadas;
  • que não têm permissão para exibir seu comportamento canino normal;
  • que são submetidos à violência física.

Para prevenir o desenvolvimento desse distúrbio, preste atenção às mínimas mudanças no comportamento do animal, não o deixe sozinho por longos períodos, não o amarre e não se esqueça de adestrar e socializar o animal.

Na maioria das vezes, o comportamento de um cão é resultado da nossa atitude em relação a ele. Eles não podem viver sem atenção, cuidado e carinho humanos. Para prevenir o desenvolvimento de diversos distúrbios ou maus hábitos, como esse, dê ao seu animal de estimação atenção suficiente. Essa é a chave para o desenvolvimento normal e o bem-estar do animal.

Comentários