Cães e gatos também podem ficar deprimidos: 6 motivos pelos quais seu animal de estimação pode estar triste.

A depressão não é algo que afeta apenas humanos; gatos e cachorros também têm muitos motivos para isso. A depressão pode ser desencadeada por mudanças no estilo de vida do animal e persistir até que ele se adapte ou o fator desencadeante desapareça. Os sinais de depressão são fáceis de identificar: seu animal de estimação pode dormir mais, ficar letárgico ou agressivo, ou comer menos. Depois de identificar os principais sinais, é importante entender as causas subjacentes e tratá-las.

Se o animal estiver mal alimentado

Quando a dieta de um animal de estimação muda, ele pode ficar triste e confuso. O animal não está recebendo seus petiscos favoritos, ou a quantidade de comida diminuiu por culpa do dono — essas são as principais causas de mau humor. Cães e gatos devem ter uma dieta variada, mas em porções iguais, e serem alimentados de 2 a 3 vezes ao dia. A situação pode ser corrigida retomando o esquema alimentar anterior. Mudanças na dieta devem ser feitas gradualmente; os animais não gostam de mudanças repentinas.

Se o animal for deixado sozinho por muito tempo

Cães e gatos são animais sociais que precisam da atenção humana. Se o dono se ausenta por longos períodos, os animais começam a ficar entediados. Quando são deixados sozinhos periodicamente, o tédio pode se transformar em um problema mais sério, levando ao desenvolvimento de diversas doenças. A intervenção oportuna do dono pode ajudar a prevenir alterações de humor subsequentes. A principal responsabilidade do dono é dar atenção ao seu animal de estimação.

Se um animal de estimação for separado de um animal próximo,

Este ponto é relevante se uma gata ou cadela que acabou de dar à luz perdeu seu filhote — por exemplo, se o dono o levou embora para vendê-lo. Embora os animais possam não ser capazes de experimentar toda a gama de emoções humanas, seus instintos maternos são igualmente bem desenvolvidos. Eles são apegados aos seus filhotes e percebem sua perda. Nesse caso, é necessário esperar até que o luto da mãe diminua e o animal volte ao normal.

Se os donos dedicarem pouco tempo ao animal

A falta de afeto é uma causa séria de tristeza. Se um animal de estimação só recebe um carinho por dia, o ressentimento logo surgirá. Um animal de estimação precisa se sentir amado e bem-disposto pela família constantemente; o contrário levará a sofrimento emocional. O dono precisa interagir ativamente com seu animal de estimação, brincar e cuidar dele são essenciais para o seu bem-estar.

Se um rival aparecer na casa

Nesse caso, o resultado mais provável é a agressividade por parte do animal de estimação. Isso é especialmente verdadeiro se houver dois machos na casa. Inicialmente, os dois animais podem não se dar bem, mas a situação tende a melhorar com o tempo. O dono deve tentar reconciliá-los por diversos meios. No entanto, existe o risco de que eles nunca se deem bem, caso em que será necessário separar seus espaços ou decidir encontrar um novo lar para o animal.

Se a situação mudou

Como mencionado, qualquer mudança pode causar desconforto ao animal. Por exemplo, se o dono estiver se mudando, deve garantir condições de viagem confortáveis ​​tanto para o gato quanto para o cachorro, a fim de evitar dificuldades desnecessárias. É importante que o dono esteja presente o tempo todo para garantir que o animal se sinta seguro. Depois que o animal se acostumar com a nova casa, ficará quieto e tímido por um tempo. O segredo é ter paciência e esperar que ele se recupere.

Comentários