O cão é o amigo fiel e devotado do homem, mas, dependendo da raça, também pode ser um cão de companhia, de caça ou de guarda. Existem muitos critérios para selecionar um cão de guarda: temperamento, resistência física, comportamento em relação às pessoas e facilidade de treinamento. Aqui estão cinco raças excelentes para proteger uma residência particular.
Pastor alemão
Esses cães estão entre os melhores cães de guarda para a casa e a família, mas também são excelentes companheiros. Os Pastores Alemães são sensíveis e inteligentes, desconfiados com estranhos e exigem poucos cuidados. São fáceis de treinar e podem se tornar cães de guarda vigilantes e confiáveis.
Um cão adulto não é exatamente grande, mas sua destreza em combate compensa amplamente seu tamanho. Ele tem 65 cm de altura e pesa 40 kg. Sua pelagem é de comprimento médio, preta e marrom. Os principais atributos da raça são alta inteligência, lealdade e resistência.
O Pastor Alemão é naturalmente inteligente, mas requer treinamento e educação adequados. O treinamento não é difícil — o cão aprende comandos rapidamente e os segue com facilidade.
Cão Pastor do Cáucaso
Uma raça antiga criada para guardar propriedades e proteger o gado de lobos. Esses cães têm um instinto de pastoreio fraco, mas se destacam na guarda. As qualidades adequadas para essa função foram aprimoradas por meio da seleção natural e da criação seletiva. Na URSS, os cinólogos enfatizaram o uso da raça para o trabalho, desenvolvendo sua força física, adaptabilidade às condições ambientais e aumentando sua agressividade.
Variedades com pelagem longa e espessa são amplamente utilizadas para guarda, pois são impermeáveis à precipitação e permitem que durmam na neve. Também existem pastores alemães com pelagem curta e média.
O cão-lobo do Cáucaso, com sua natureza desconfiada, destemida e incansável, é um candidato ideal para a guarda de uma casa. Este cão é sensível a sons estranhos em qualquer clima. Incorruptível, o cão-lobo do Cáucaso considera até mesmo uma pessoa que já viu mais de uma vez como inimiga. Ele não teme gritos altos e golpes, atacando o rosto e a garganta, o que representa uma ameaça mortal para seus inimigos.
Cão de vigilância de Moscou
Uma raça relativamente nova, desenvolvida a partir do cruzamento entre o Pastor do Cáucaso e o São Bernardo, o Cão de Guarda de Moscou herdou o temperamento dócil e a inteligência de seus pais. Esses cães atingem uma altura de 67 cm e pesam 50 kg. São cães de baixa manutenção, fisicamente fortes e agressivos com estranhos.
Cães dessa raça precisam estar sempre em movimento; não foram feitos para ficarem presos a correntes curtas. Um treinamento adequado resultará em um cão de guarda destemido e um companheiro confiável.
Schnauzer Gigante
Cães dessa raça simplesmente não conseguem viver sem proteger seu dono, família e propriedade. Sua pelagem densa e subpelo e pelo áspero os tornam resistentes ao frio e adaptáveis a qualquer condição climática. O Schnauzer Gigante tem um temperamento calmo, resistência e lealdade. Eles distinguem facilmente entre amigos da família e estranhos. São altamente treináveis e apreciam esportes em equipe.
O cão atinge uma altura de até 70 cm e pesa 45 kg. Os donos podem ter dificuldades em cuidar da sua pelagem. Para evitar nós, é necessário escová-la regularmente e com cuidado.
Alabai
Ideal para lares privados, este cão forte e poderoso é um excelente cão de guarda e um companheiro leal para a família. O Alabai aprecia respeito e companhia, mas gritos e punições físicas severas devem ser evitados. Caso contrário, você corre o risco de prejudicar o caráter do cão, dificultando o adestramento futuro. Ao adquirir um Alabai, esteja preparado para dedicar bastante tempo ao seu treinamento.
Esses cães precisam de muita atividade e exercícios. Eles têm estrutura grande, mandíbula bem desenvolvida, pernas fortes e peito largo. Cães dessa raça podem atingir até 70 cm de altura e pesar entre 50 e 65 kg.
Um Alabai que vive dentro de casa não tolerará outros cães na propriedade. A raça é muito agressiva com visitantes indesejados e estranhos. Sua primeira reação à intrusão será latidos altos e poderosos.
doberman
Os representantes desta raça são conhecidos pela sua coragem, energia e capacidade de defender os seus donos. São excelentes protetores, guardiões e cães de guarda.
Durante os estágios iniciais do treinamento, você precisará se esforçar para demonstrar sua dominância. Sem o treinamento adequado, um Doberman pode se tornar incontrolável. Por isso, essa raça é recomendada apenas para donos experientes que possam fornecer o treinamento necessário.
Todas essas raças de cães são excelentes protetoras da família e da propriedade em um lar particular. Elas são conhecidas por sua resistência física, obediência rigorosa a comandos e comportamento agressivo em relação a estranhos.










2 comentários