Você não consegue esconder nada deles: 4 raças de gatos com orelhas grandes

A maioria das raças de gatos com orelhas grandes provém de países com climas quentes. É nesses climas que o tamanho das orelhas faz diferença. É simples: o sangue circula mais rápido em climas quentes, então quanto maiores as orelhas, melhor o gato fica protegido do superaquecimento. Isso não afeta a audição do gato; ele ouve tão bem quanto seus semelhantes com orelhas menores.

Oriental

Os gatos orientais possuem as maiores orelhas entre as raças semelhantes. A terra natal histórica dessa raça é a Tailândia. A primeira menção a gatos orientais data do século XIII. Como as fronteiras do país permaneceram fechadas por um longo período, o mundo só tomou conhecimento da raça no final do século XVIII. Os gatos orientais foram exibidos pela primeira vez em Londres, mas os conhecedores de gatos não se impressionaram, acreditando que não eram siameses puros. A raça começou a ganhar popularidade na década de 1950 nos Estados Unidos. Depois disso, começou a ser mencionada em outros países e, no final da década de 1980, os gatos apareceram na URSS.

Os gatos orientais apresentam uma variedade de cores de pelagem, mas a mais procurada é o tom chocolate conhecido como "Havana". Seus olhos são geralmente verdes, amendoados e amendoados. A cor azul também é comum, mas apenas em gatos brancos. O peso de um gato adulto varia de 2,5 a 4,5 kg. O comprimento da cernelha à cauda é de aproximadamente 90 cm.

O caráter desta raça de gato é indescritível. Os Orientais são muito amigáveis ​​e devotados aos seus donos, mas por vezes podem ser um pouco sensíveis. São excepcionalmente inteligentes e bastante perspicazes. Mas a sua maior vantagem é ser hipoalergénico, o que é, naturalmente, um critério importante para quem tem intolerância a pelos de animais. Os Orientais são fáceis de cuidar, mas não toleram o frio.

Devon Rex

A terra natal do gato é a Inglaterra. Inicialmente, a raça não era reconhecida como distinta, sendo confundida com o Cornish Rex. Atualmente, é reconhecida em todos os continentes, mas é especialmente popular nos Estados Unidos e no Canadá.

A característica distintiva da raça é sua pelagem encaracolada e rala. Apresenta uma grande variedade de cores, embora alguns indivíduos tenham manchas e marcas distintas dos demais. Os olhos bem separados variam em cor, do azul ao amarelo e verde. As orelhas são grandes e frequentemente possuem tufos de pelo. A cauda é bastante curta.

Os Devon Rex são muito tranquilos e se dão bem com crianças. O afeto que demonstram pelos seus donos é quase canino. Por isso, esta raça não é recomendada para quem passa muito tempo fora de casa. Uma grande vantagem do Devon Rex é a quase completa ausência de queda de pelo.

Esfinge Canadense

A raça tem origem no Canadá. Foi lá, em 1966, que um gatinho sem pelos nasceu em uma ninhada de uma gata normal. O gatinho recebeu o nome de Prune. Mais tarde, ele foi cruzado com Devon Rex, uma raça intimamente relacionada, para criar uma nova raça. Um gato chamado "Epidermis" é considerado o ancestral do Sphynx Canadense.

Gatos dessa raça se distinguem pela ausência de pelos. Caracterizam-se por numerosas dobras no corpo. A cor da pele varia bastante, do preto ao vermelho tijolo. No entanto, o branco e o creme são as cores mais comuns. Seus olhos são predominantemente azuis, verdes e alaranjados, e têm formato de limão. Suas orelhas são grandes e inseridas no alto da cabeça.

Os gatos da raça Sphynx Canadense são animais de estimação muito leais. Adoram atenção e têm dificuldade em se separar de seus donos, às vezes até se tornando agressivos. A falta de instinto de caça permite que tolerem facilmente outros animais na casa. Mantêm-se brincalhões e ativos até a velhice. Os Sphynx transpiram, exigindo cuidados especiais com a higiene. Essa secreção pode causar alergias em pessoas predispostas.

Duende

Uma raça de gatos relativamente nova, desenvolvida nos Estados Unidos em 2006, os Elfos foram criados através do cruzamento de gatos Sphynx canadenses. Eles receberam esse nome devido ao formato incomum de suas orelhas, que lembram as de personagens famosos de contos de fadas.

A principal característica da raça são as orelhas, que são dobradas para trás nas pontas. A pele é muito densa e enrugada. É um gato sem pelos, mas com uma leve camada de pelos por toda a superfície. Os olhos têm formato amendoado e podem apresentar praticamente qualquer cor. Os gatos da raça Elfo são de porte grande, pesando entre 5 e 8 kg na fase adulta. As cores mais comuns são azul, chocolate e branco. Gatos malhados também são comuns.

Os elfos são muito sociáveis ​​e não propensos à agressividade. São calmos com outros animais de estimação. São curiosos e ativos, mas, à medida que envelhecem, preferem ser mais tranquilos. Adoram crianças. Podem ser desconfiados com visitas, mas são infinitamente devotados aos seus donos.

Comentários