Cordeiros domésticos: 4 raças de gatos de pelo encaracolado

Cães de pelo encaracolado, como poodles e spaniels d'água, são famosos no mundo todo. Mas e os gatos de pelo encaracolado? Essas criaturas incomuns, com sua aparência fantástica, não são particularmente populares, nem mesmo entre os amantes de animais de estimação, e a pessoa comum sabe pouco sobre elas. Enquanto isso, esses "cordeiros domésticos" são doces, charmosos e merecem atenção simplesmente por sua aparência verdadeiramente única.

Selkirk Rex

O primeiro representante desta raça nasceu nos Estados Unidos em 1987. Um gatinho de pelo encaracolado, nascido em um abrigo, chamou a atenção de especialistas. Posteriormente, gatos persas e britânicos, bem como espécies exóticas, foram utilizados no desenvolvimento do Selkirk Rex.

Isso resultou no surgimento de uma raça de gatos com pelos longos e encaracolados, cabeça redonda e volumosa, olhos radiantes, constituição robusta e patas grossas.

Os Selkirks têm pelagem espessa, longa ou de comprimento médio. O grau de ondulação varia de acordo com a estação do ano, a cor e a idade do animal.

A pelagem desses gatos tem uma estrutura incomum: é composta por pelos encaracolados, ondulados e lisos, fazendo com que o animal se pareça com uma ovelha.

Os gatos Selkirk de pelo comprido têm uma aparência semelhante à dos gatos persas, enquanto os de pelo curto possuem uma textura de pelo que lembra a de brinquedos de pelúcia macios.

Os Selkirk Rexes são incrivelmente dóceis e amigáveis: adoram a companhia de pessoas, não se importam de brincar com crianças e se dão bem com outros animais de estimação.

Esses gatos precisam de companhia constante; são muito sensíveis ao humor de seus donos e, se necessário, tentarão animá-los. Seu único inconveniente é a natureza onívora e glutona, que os predispõe à obesidade.

Devon Rex

Os Devon Rex têm origem na Grã-Bretanha, onde nasceu, na década de 1960, o primeiro gatinho com uma aparência "alienígena" singular. Tratava-se de um gato preto chamado Kirly, que se tornou o fundador da raça.

A aparência de seus descendentes revelou-se tão incomum que os Devon Rexes são frequentemente comparados a criaturas de contos de fadas, como elfos e fadas.

Esses gatos têm orelhas grandes e bem separadas. Seus olhos grandes e expressivos devem complementar a cor da pelagem. Os gatos da raça Devon geralmente têm olhos amarelados ou esverdeados. No entanto, os gatos com padrão siamês têm olhos incomuns, de um azul celeste.

A pelagem é muito macia, agradável ao toque e hipoalergênica. As cores podem ser quaisquer, desde sólidas até variegadas.

Os gatos Devon Rexe são enérgicos e ativos; adoram correr, pular e brincar, razão pela qual são frequentemente comparados a macacos. Esses gatos possuem habilidades motoras finas bem desenvolvidas, o que torna seus movimentos incomuns e divertidos.

São gatos muito inteligentes e fáceis de treinar. No entanto, devido ao seu pequeno porte, os Devon Rex devem ser manuseados com cuidado e delicadeza. Esses gatos não toleram correntes de ar e precisam viver exclusivamente dentro de casa.

Os Devon Rexes não têm senso de saciedade. Se você os alimentar de acordo com a fome, esse "elfo" esguio e refinado perderá rapidamente sua graça natural e ficará acima do peso.

Cornish Rex

Os primeiros gatos desta raça surgiram numa criação de coelhos britânica na década de 1950, mas os Cornish Rex só foram oficialmente reconhecidos 17 anos depois. Gatos siameses e gatos domésticos comuns foram utilizados no processo de criação.

O resultado foram animais incrivelmente graciosos e elegantes. Os Cornish Rexes têm uma constituição esguia, pernas longas e altas e uma cauda fina. Suas orelhas são grandes e bem separadas, e seus olhos são bastante grandes e redondos.

Os Cornish Rex se assemelham aos gatos Sphynx, mas têm pelagem fina e encaracolada, sem pelos de cobertura, com textura similar à do astracã. Esses gatos são amigáveis ​​e curiosos. Convivem bem com pessoas, inclusive crianças, e com outros animais de estimação. São inteligentes e fáceis de treinar.

Os donos notam uma característica surpreendente dos gatos Cornish Rex: eles não miam, mas praticamente falam. Às vezes, parecem repetir palavras ditas por humanos, o que é bastante incomum.

A devoção do Cornish Rex aos seus donos é surpreendente. Uma vez que se apega a um dono, o gato permanece fiel a ele por toda a vida.

Ural Rex

Ao contrário da maioria das outras raças de gatos de pelo encaracolado, os Ural Rex são uma raça nativa. Durante muito tempo, esses "cordeiros" domésticos não atraíram a atenção de criadores profissionais. Entretanto, uma população considerável desses animais já havia se formado nos Urais na década de 1940. Turistas e geólogos mencionavam esses gatos de pelo encaracolado notáveis ​​naquela época. Para os moradores locais, porém, eles pareciam bastante comuns, e nenhum programa sistemático de criação foi realizado.

Em 1992, gatos de pelo encaracolado da raça doméstica foram exibidos pela primeira vez em uma exposição em Ecaterimburgo, despertando grande interesse entre os criadores. Para consolidar as principais características exteriores da raça, os criadores tentaram misturá-la com sangue de outras raças. No entanto, como se descobriu mais tarde, os Ural Rex só podiam ser criados dentro de sua própria população.

Os Ural Rex são gatos de constituição forte e musculosa. Possuem olhos grandes em formato de amêndoa. Sua pelagem é de comprimento médio ou curto, espessa e densa. Seus cachos são relativamente grandes, o que pode dificultar a troca de pelos, pois os pelos soltos podem ficar presos neles. Durante a troca de pelos, os Ural Rex precisam ser escovados minuciosamente com uma escova especial.

Os Ural Rexes são dóceis, alegres e um tanto ingênuos. São ótimos animais de estimação para famílias. Muito afetuosos e sociáveis, esses gatos são pacientes e atenciosos com seus donos. Os Ural Rexes evitam fazer qualquer coisa que possa chateá-los. Também se dão muito bem com outros animais de estimação e crianças.

Outra característica positiva dos Urais Rex é a sua saúde robusta. Eles são livres de doenças genéticas. Além disso, vivem bastante tempo: a expectativa de vida média é de 14 a 15 anos.

Os gatos de pelo encaracolado são um presente maravilhoso da natureza. Todos os primeiros representantes dessas raças foram resultado de diversas mutações que alteraram a estrutura de sua pelagem e até mesmo seus bigodes. A aparência desses animais é incomum, e alguns até a consideram assustadora. Mas isso é enganoso. Todos os gatos de pelo encaracolado se distinguem por sua natureza afetuosa e leal. São muito inteligentes, espertos, fáceis de treinar e se dão bem com outros animais de estimação. Se você adotar um desses gatinhos, ele se tornará um companheiro maravilhoso — afetuoso, brincalhão e leal.

Comentários