Quem é mais inteligente, gatos ou cachorros? A resposta para a pergunta que não quer calar.

A questão de quem é mais inteligente – gatos ou cães – é um tema de eterno debate entre criadores de cães e donos de gatos, e também a razão para inúmeros estudos realizados por biólogos.

As habilidades intelectuais dos gatos

Um gato está sentado em frente a um laptop.

Uma consequência da elevada inteligência dos gatos é, por vezes, a teimosia.

Os gatos possuem habilidades de inteligência sensório-motora mais desenvolvidas do que os cães. Isso significa que esses predadores são mais sensíveis e precisos em seus movimentos, o que os torna excelentes caçadores de emboscada.

Antigamente, acreditava-se que os gatos eram menos inteligentes que os cães devido ao tamanho menor de seus cérebros. No entanto, anos depois, cientistas comprovaram que os gatos domésticos possuem quase o dobro de neurônios, o que explica a maior atividade cerebral. Além disso, os gatos têm melhor memória de curto prazo.

A inteligência dos gatos não foi tão estudada quanto a dos cães. Isso ocorre porque os cães são animais mais sociais, o que os torna mais interessantes de uma perspectiva prática.

Do que os cães são capazes?

Um cachorro de óculos está lendo um livro.

Alguns cientistas acreditam que a inteligência de um cão é equivalente à de uma criança de dois anos.

Os cães possuem habilidades de comunicação mais desenvolvidas. Os ancestrais dos cães domésticos caçavam em matilhas, o que significa que precisavam interagir e negociar entre si, atribuindo funções adequadamente. As pessoas acham mais fácil entender os cães porque eles são intelectualmente mais semelhantes a nós do que os gatos.

Em ambientes experimentais, os cães executam tarefas mais rapidamente e melhor do que os gatos. Por isso, os cientistas acreditaram durante muito tempo que eles eram mais inteligentes. Mais tarde, descobriu-se que os gatos, quando devidamente motivados, têm um desempenho tão bom quanto o dos seus concorrentes nas mesmas tarefas.

Quem é mais inteligente?

O gato se esfrega no cachorro.

Os cães são biologicamente adaptados a processos mentais muito mais complexos do que os gatos.

Não existe uma única resposta para essa pergunta. Ao utilizarmos o conceito padrão de inteligência, não devemos esquecer as características únicas de cada espécie. A diferença nas habilidades cognitivas entre gatos e cachorros não significa que um seja menos inteligente, mas sim que são diferentes.

Cães e gatos são animais inteligentes. Possuem forte intuição, adaptam-se bem ao ambiente e analisam e utilizam as informações recebidas, cada um à sua maneira.

Comentários