Muitos donos de gatos já presenciaram seus animais pulando ou caindo de uma janela. À primeira vista, isso parece estranho: certamente um gato não entende que cair de uma grande altura pode resultar em ferimentos ou morte? Certamente existe um instinto de sobrevivência — por que ele não o possui?
Por que os gatos são tão atraídos por janelas abertas?
Os gatos possuem instintos bem desenvolvidos, mas estes funcionam de maneira um tanto diferente dos humanos. Além disso, são justamente esses instintos que tornam os animais reféns nessa situação.
Ausência de medo de altura
Os gatos são criaturas naturalmente curiosas, e a ausência de medo de altura, resultante de sua evolução, os impede de perceber o perigo. Esses animais são excelentes escaladores de árvores e caçadores de aves. Portanto, a natureza garantiu que sua caça seja a mais eficiente possível, eliminando o medo de quedas.
Viver entre quatro paredes força um gato a buscar novas experiências e sensações. Um apartamento é um espaço completamente familiar, desprovido de novos cheiros e sons, e na maior parte do tempo, nada de interessante acontece. Mas sempre há algo interessante acontecendo do lado de fora da janela.
Falta de luz solar e ar fresco
Os humanos não são os únicos que sofrem com ambientes abafados e falta de luz. Os animais também precisam de ar fresco e luz ultravioleta para se manterem saudáveis e alertas. Essa necessidade é ainda maior em gatos domésticos que vivem permanentemente em apartamentos, sem a oportunidade de se movimentarem livremente.
Por que os gatos caem das janelas?
Descobrimos o que torna o espaço fora do apartamento tão atraente para animais de estimação peludos. Eis o que os faz pular da beirada da janela ou do parapeito:
- Instinto de caça. Um inseto ou pombo voando perto da janela transforma um gato doméstico fofo em um predador, cujo objetivo principal é abocanhar a presa, enquanto avaliar o risco de queda torna-se secundário;
- O instinto reprodutivo. Para um gato macho não castrado, o oitavo andar não parece ser um obstáculo sério para encontrar uma gata bonitinha avistada nos arbustos próximos, e mesmo as gatas não castradas não são conhecidas por sua prudência nesses assuntos;
- Curiosidade. Na tentativa de observar melhor algo interessante, um gato pode se empolgar e perder o equilíbrio;
- Medo. Um som alto e repentino, vindo de dentro ou de fora, pode levar um animal a fazer movimentos bruscos. Na natureza, não há tempo para pensar em uma situação dessas; é preciso salvar a própria vida; o instinto impele a agir imediatamente.
- Superestimar as próprias habilidades. Quando os gatos sobem em árvores, eles usam as garras quando perdem o equilíbrio. Isso geralmente lhes permite agarrar-se firmemente aos galhos, mas tente se segurar em uma grade de metal com as suas garras.
Como proteger seu animal de estimação de quedas
A existência de riscos não significa que você precise viver em um apartamento hermeticamente fechado e se privar de ar fresco. Basta tomar precauções com antecedência:
- Não deixe seu gato sozinho. Por exemplo, se você for a uma varanda sem vidro, certifique-se de que seu gato permaneça dentro de casa. Todos os donos de gatos conhecem a habilidade quase mística dessas criaturas de "esgueirar-se" para os lugares mais inesperados sem serem notados;
- Instale telas de proteção nas janelas e certifique-se de que sejam resistentes o suficiente para suportar o peso do animal;
- Deixe seu gato sair para passear. Observou-se que gatos com liberdade para circular raramente caem de janelas. Mesmo que seu animal de estimação só tenha essa liberdade durante o verão, especialmente durante a temporada de férias na casa de campo, isso lhe dará a experiência necessária para se tornar mais cauteloso. Se você não tem uma casa de campo, passeios regulares também podem ser benéficos.
O que fazer se um gato pular de uma janela?
Caso ocorra um acidente, você deve tentar evitar consequências graves. Estatísticas mostram que 90% dos gatos sobrevivem até mesmo a quedas de andares altos.
A primeira tarefa é encontrar o animal.
Após uma queda, seu animal de estimação provavelmente estará estressado, assustado e confuso. Seu instinto é se esconder e evitar atenção, então é improvável que ele responda ao seu chamado. Gatos que caem de uma janela geralmente não correm muito, a menos que tenham sido afetados por fatores externos (como cães). Você deve procurar no porão, em arbustos próximos, embaixo de carros e em qualquer outro lugar onde o animal possa se esconder.
Existe a possibilidade de seu animal de estimação ser encontrado por vizinhos, portanto, não se esqueça de colocar avisos nas casas próximas.
Os melhores aliados na busca podem ser as avós sentadas na entrada e as crianças do parquinho.
Cuide da saúde do seu animal de estimação.
Mesmo que não haja ferimentos visíveis, vale a pena levar o animal ao veterinário. Os animais não conseguem comunicar dor ou desconforto. A lendária habilidade dos gatos de aterrissar sobre as quatro patas nem sempre os protege de lesões. As aterrissagens frequentemente danificam ligamentos e articulações, podem causar ruptura de órgãos, hemorragia interna, fratura da mandíbula e muitas outras lesões.
Após o animal se recuperar do estresse sofrido, é aconselhável realizar um tratamento sanitário contra insetos e parasitas.
Muitas pessoas atribuem erroneamente o pensamento humano aos animais de estimação. Mas a natureza é multifacetada — os seres vivos evoluíram para possuir diversas habilidades. Se você mora em um andar alto e tem um gato, certifique-se de eliminar o risco de seu animal cair da janela, especialmente porque isso não é nada difícil.



