
Este dispositivo pode ser comprado pronto ou você pode costurá-lo você mesmo.
Contente
Por que isso é necessário?
Para os donos de gatos que enfrentam a questão da castração pela primeira vez, pode ser difícil fazer uma manta protetora. No entanto, após o procedimento, é importante consultar o veterinário para determinar se o seu animal de estimação precisa desse tipo de proteção.
Em alguns casos, após a castração de gatas, os pontos são aplicados de tal forma que uma bandagem não só é desnecessária, como pode até ser prejudicial. Em outros casos, uma manta serve como meio de proteção sutura pós-operatória de causas como:
- micróbios;
- fungos;
- sujeira.
Tudo isso pode provocar inflamação da sutura, o que é muito perigoso para a saúde do gato.
Uma manta para gatos é feita de tecido. Ela é aplicada após a cirurgia para cobrir as incisões e promover uma cicatrização mais rápida. Uma manta pode ser comprada em lojas especializadas, que oferecem uma grande variedade desses itens. No entanto, o modelo é bem simples, e você pode costurar uma você mesmo, o que pode te ajudar a economizar dinheiro.
Preparando-me para o trabalho.

Ao costurar uma bandagem caseira, o ideal é começar tirando as medidas das partes do corpo do seu gato. Caso contrário, a bandagem final pode ficar desconfortável e ineficaz.
As seguintes medições foram realizadas:
- o comprimento do corpo do gato, do pescoço à cauda;
- barriga desde as patas traseiras até as patas dianteiras;
- cobertura da cauda e de cada pata separadamente;
- o volume do tórax do animal.
Padrão
Depois de tirar as medidas para o seu futuro cobertor, você precisa criar um molde usando essas medidas no papel. Ao transferir as medidas do papel para o tecido, lembre-se de deixar margem de costura suficiente para as bordas.
O pompom em si pode ser feito de uma ou duas camadas, sendo a segunda mais densa. O ideal é escolher tecidos resistentes e que não desfiem. Lembre-se de que o material também deve suportar a pressão das garras do gato e ser respirável. Caso contrário, a costura pode ficar úmida e infeccionar, o que pode ter consequências graves.
Opções de padrão

Outra opção: uma bandagem com aberturas para as patas dianteiras. O restante do produto será distribuído uniformemente ao longo da tira ou do velcro.
Outra modificação que você pode fazer na manta é colocar as patas do gato em pequenos círculos e usar um círculo maior para a cabeça. Ao enrolar o animal, tome cuidado para não apertar demais os pelos. Certifique-se também de que haja espaço para os movimentos normais do diafragma durante o processo. Isso evitará que o animal tenha problemas respiratórios.
Fechos
Se você pretende costurar uma manta para o seu gato, o ideal é usar fitas ou velcro. No entanto, é melhor não costurar botões de pressão, pois os gatos costumam desabotoá-los.
Número total de fixadores na bandagem Você deve receber cerca de cinco pares:
- na região do pescoço;
- na frente e atrás das patas dianteiras;
- no meio da barriga do gato;
- na frente dos membros posteriores.
Quantas camadas de material são necessárias?
O melhor é costurar a bandagem você mesmo. Com base em três camadas de tecido:
- A camada superior deve ser decorativa ou impermeável;
- A peça do meio deve ser feita de tecidos quentes ou macios, pois terá uma função isolante;
- A camada interna ficará próxima ao corpo do gato. O ideal é que seja feita de flanela ou malha.
A opção ideal para cobrir um gato após a esterilização é usar uma manta de duas ou três camadas. Bordas costuradas e fitas de amarraçãoPara garantir que o curativo seja o mais durável possível, o ideal é costurá-lo você mesmo usando algodão.
As tiras devem ser mais compridas e, ao experimentar a manta no seu gato, corte o excesso. Isso evita que o animal se enrole. Determine imediatamente a posição das patas do gato para evitar perturbá-lo durante a colocação da manta. Se houver feridas no animal após a esterilização, coloque uma bandagem de várias camadas sob a manta.
Como colocar corretamente um curativo em um gato

O corte da manta determinará sua eficácia para o seu gato. Além disso, precisa ser amarrado corretamenteSe as ligaduras estiverem muito apertadas, os pontos e as feridas após a esterilização cicatrizarão de forma lenta e inadequada. Se estiverem muito frouxas, irão roçar nos pontos durante os movimentos, ou a gata tentará remover a ligadura.
Para colocar um cobertor em um gato, siga estes passos:
- Estendemos o produto e alinhamos as amarras;
- Coloque o gato cuidadosamente por cima e prenda as cordas na frente, na área da cabeça e das patas dianteiras;
- Amarramos as tiras traseiras aos pares e as prendemos na região pélvica do gato.
A ordem das ações pode diferir ligeiramente daquela indicada. Tudo depende do corte da bandagem.Certifique-se de que o cobertor esteja bem preso. Deixe seu gato andar pela sala; se ele estiver calmo e não tentar removê-lo, você fez tudo certo.
Lembre-se, não é necessário ficar removendo e recolocando o curativo do seu gato o tempo todo. Quando precisar tratar uma cicatriz deixada pela esterilização ou trocar o curativo, basta desamarrá-lo. No entanto, lembre-se de que pode ser necessário trocar a manta por motivos de higiene.
Os animais geralmente não gostam desse tipo de roupa. Eles mordiscam e rasgam a bandagem constantemente, tentando se livrar dela. Por isso, é importante escolher o tecido com cuidado se você for costurá-la, garantindo que seja resistente e agradável ao toque.
Por quanto tempo devo usar a bandagem?

Ao trocar um curativo, ele deve ser passado a ferro a vapor. Ao costurar as peças do corpo, desfaça o nó e dobre cuidadosamente o tecido para trás, de modo que não atrapalhe.
Como mencionado anteriormente, os gatos geralmente não gostam de cobertores e, às vezes, conseguem removê-los. Se isso acontecer, inspecione cuidadosamente a incisão imediatamente. Se algo parecer errado, leve seu gato ao veterinário imediatamente.
Se tudo estiver bem, coloque a bandagem de volta e certifique-se de que esteja bem ajustada. Além disso, tente manter o gato ocupado para que ele se esqueça de que está usando algo por um tempo. Seja o mais delicado possível com ele.
Fazer um curativo caseiro não é tão difícil, mas nem sempre é necessário. Eles são baratos em lojas especializadas, e também existem mantas térmicas pré-fabricadas disponíveis no mercado. à base de material não tecidoPossui formato anatômico e costura de boa qualidade.
Algumas clínicas veterinárias particulares também fornecem curativos gratuitos após o procedimento de esterilização, então não há necessidade de fazer os seus próprios. Você pode precisar apenas de um segundo para substituir o primeiro.
Quer você faça a manta você mesmo ou opte por um produto pronto, o principal é colocá-la corretamente no animal e permitir que ele se recupere após a cirurgia.


