Como escovar os dentes do seu gato em casa

Quem tem gato frequentemente se preocupa com a higiene bucal de seus animais de estimação. Na natureza, os animais cuidam dos próprios dentes e não sofrem de problemas dentários, mas esse não é o caso dos gatos domésticos. Especialistas afirmam que escovar os dentes dos gatos é possível e necessário. Afinal, nossos amigos peludos sofrem tanto com tártaro e doenças gengivais quanto nós. Isso se deve à sua dieta e estilo de vida.

Este último é fundamentalmente diferente das condições de vida dos gatos selvagens. As necessidades dos animais domésticos e selvagens também diferem.

Hoje, vamos explorar a importância da higiene dental para gatos, aprender como escovar os dentes do seu amado gato em casa e como treinar seu amigo peludo para escovar os dentes.

Você precisa escovar os dentes do seu gato?

Um gato não precisa necessariamente de banho ou cuidados com as unhas, mas suas orelhas e dentes são pontos fracos.
Quando você deve se preocupar? Se o esmalte dos dentes do seu animal de estimação estiver amarelado, parcialmente escurecido ou se houver inflamação nas gengivas — que estão inchadas, vermelhas e com mau hálito.

Você precisa escovar os dentes do seu gato?

Por mais engraçado que pareça, muitos gatos precisam de escovação dental diária, ou melhor ainda, várias vezes ao dia. O ideal é ensiná-los a ter higiene bucal desde filhotes. Por que é tão importante escovar os dentes do seu gato e quais são os perigos de uma higiene bucal inadequada?

  1. A dieta dos gatos domésticos modernos consiste em petiscos liofilizados ou comida caseira comum. Na natureza, os felinos comem alimentos sólidos, o que resolve parcialmente o problema da placa bacteriana. Gatos que vivem ao ar livre, que se alimentam de roedores, pássaros e grama, também têm menos problemas com a placa. Os gatos domésticos precisam escovar os dentes e remover o tártaro por conta própria.
  2. Quando a placa bacteriana se forma nos dentes, bactérias e patógenos se acumulam na cavidade oral. Isso leva ao desenvolvimento de periodontite e gengivite, e as gengivas sangram — assim como acontece com os humanos. Mas, enquanto os humanos podem resolver problemas dentários com um dentista ou ortodontista, os gatos simplesmente perdem os dentes na velhice. Um gato sem dentes é um gato faminto.
  3. A pulpite é outro problema que causa inflamação dos tecidos moles da cavidade oral do animal de estimação.
  4. Um odor pútrido e desagradável vindo da boca.
  5. A mineralização da placa bacteriana resulta na deposição de tártaro, o que leva a doenças dentárias e, consequentemente, a distúrbios metabólicos no animal.

As consequências de uma higiene oral inadequada incluem uma deterioração geral da saúde, perda de apetite, problemas gastrointestinais — basicamente, nada agradável. Portanto, fique de olho nos dentes do seu gato e não negligencie a limpeza dental por cinco minutos, pelo menos algumas vezes por semana.

Leia também, Gatos podem comer alimentos crus?.

Pasta de dente para animais de estimação: Como escovar os dentes do seu gato em casa

A rotina de higiene de um gato deve incluir uma pasta de dentes especial para animais de estimação, disponível em lojas veterinárias, e uma escova de dentes — igual à escova de dentes humana. Uma pasta de dentes especializada, recomendada por um veterinário, é essencial. Pastas de dentes comuns para humanos não são adequadas por dois motivos: contêm flúor e exigem enxágue completo, algo que os gatos não conseguem fazer.

Pasta de dente para animais de estimação

Como escovar os dentes do seu gato:

  1. Escovas de cerdas – parecem escovas comuns, mas têm cerdas mais curtas, específicas para a cavidade oral do gato.
  2. Uma escova de massagem do tamanho de um dedo, projetada para animais de estimação.
  3. Uma escova de dentes infantil padrão, encontrada em farmácias comuns (ela é menor que uma escova para adultos).
  4. Uma alternativa à escova é um disco de algodão ou cotonete embebido em clorexidina.

Ao escolher uma pasta ou gel dental, opte por um produto especificamente desenvolvido para remover a placa bacteriana dos gatos. Esses produtos são mais suaves, possuem sabores especiais (fígado, frango ou carne) e não contêm ingredientes refrescantes ou mentolados. Deixam um sabor residual agradável e são seguros para os animais de estimação.

Os especialistas da clínica veterinária também podem recomendar a limpeza profissional dos dentes do seu animal de estimação:

  1. UltrassomÉ seguro e completamente indolor. Em seguida, o esmalte é fluoretado.
  2. Método mecânico. Não se trata apenas de escovar os dentes, mas sim de raspar a placa bacteriana do esmalte dos dentes do gato de forma suave e uniforme. Desvantagens: demorado e trabalhoso.
  3. Consulta sobre nutrição e prevenção de problemas dentários.

Você pode usar soluções desinfetantes para a cavidade oral dos gatos, as chamadas "escovas de dente líquidas". A solução é adicionada diariamente à comida do gato, como se fosse água, e é segura para a saúde, desde que usada na concentração correta. Essa solução ajuda a remover a placa bacteriana do esmalte dentário e a clareá-lo parcialmente.

Especialistas costumam recomendar a compra de petiscos para gatos — almofadas crocantes para limpar os dentes.
A maneira mais prática, embora não a mais econômica, de cuidar da saúde bucal do seu animal de estimação é levá-lo a um dentista veterinário a cada seis meses. O profissional avaliará a condição dos dentes do seu pet, fará a limpeza e desinfecção, além de fornecer orientações especializadas. Desvantagens: é caro (o custo médio não é menor do que uma consulta odontológica para o dono) e demorado — o cuidado em casa é mais fácil e rápido.

Leia também, Que tipo de grama pode ser dada aos gatos?.

Breves instruções e recomendações

Limpar a boca do seu gato não é difícil: ele vai adorar mastigar a escova, e os sabores e aromas adicionais são tão atraentes quanto a ração seca comprada em lojas. Prepare com antecedência os produtos de limpeza para escova de dentes e uma escova de dentes (ou um disco de algodão).

Um guia rápido para escovar os dentes do seu gato.

Mas primeiro, certifique-se de que o gato não seja agressivo com você:

  1. Faça com que o gato se sinta confortável com você: acaricie-o, fale em voz baixa e sente-o no seu colo.
  2. Fixe a cabeça com cuidado e puxe o lábio delicadamente.
  3. Mova a escova suavemente (sem pressão ou movimentos bruscos) para cima e para baixo no esmalte do dente.
  4. Basta dedicar de 5 a 10 minutos, 2 a 3 vezes por semana, aos procedimentos de higiene oral do gato.
  5. Utilize materiais de qualidade.
  6. Todas as manipulações não devem causar desconforto ao animal de estimação, e ele deixará de ter medo dos procedimentos de higiene dental.
  7. Se o seu gato for agressivo e não estiver pronto para a escovação, não o force; adie para amanhã. Você evitará o estresse, já que escovar os dentes do seu gato não é um procedimento essencial.

Como ensinar um gato a escovar os dentes

É uma questão de hábito — você pode acostumar seu gato a qualquer procedimento, mas isso leva tempo e regularidade. Para garantir que seu gato não fique agressivo durante o procedimento, você precisa interagir com ele. Uma pasta de dente ou gel com um sabor atraente, cerdas macias na escova, uma abordagem amigável e uma atitude positiva ajudarão a tornar o procedimento tolerável, mesmo que não seja o favorito do seu gato.

Como ensinar um gato a escovar os dentes

Procure escovar os dentes todos os dias, pelo menos durante o período de treinamento; isso deve ser feito regularmente.
Alimente o animal previamente – 2 a 3 horas antes dos procedimentos odontológicos.

Acostume seu gatinho a ser manuseado desde filhote. Assim que todos os dentes permanentes aparecerem (eles são substituídos entre 6 e 7 meses), comece a escovar os dentes dele.

Se você não tiver certeza se seu gato é manso ou amigável, enrole-o em um cobertor e coloque luvas de borracha por segurança. Seu tom de voz amigável e calmo ajudará o animal a ter um resultado positivo. Com o tempo, seu gato começará a encarar esse evento como algo normal.

Breves conclusões

Um guia rápido para escovar os dentes do seu gato.

Importante: Ao realizar procedimentos odontológicos, não levante a voz nem use força – isso desencorajará permanentemente seu animal de estimação a participar de procedimentos odontológicos.

  1. Especialistas recomendam o uso de sprays – é conveniente e prático.
  2. Alimentos preventivos com o rótulo "dental" são uma alternativa à escovação dental. No entanto, o ideal é alternar a escovação com a alimentação. A atual gama de produtos nacionais e importados oferece uma grande variedade de alimentos acessíveis que atendem aos requisitos e padrões.
  3. Não se esqueça de alimentar seu gato com cartilagem e ossos macios de vértebras e pescoços de frango. Também é útil incluir vegetais crus ralados (como cenouras) na dieta dele – escolha de acordo com as preferências gastronômicas do seu animal de estimação.
  4. Foram desenvolvidos brinquedos especiais para a limpeza dos dentes de leite dos gatinhos. Os gatinhos costumam mastigar objetos enquanto seus primeiros dentes são substituídos pelos permanentes. Brinquedos grandes de borracha macia (para evitar que sejam engolidos) são uma ótima opção. Eles não machucam as gengivas, aliviam a coceira e limpam parcialmente o esmalte.
  5. Uma dieta natural variada também reduz o risco de problemas dentários em gatos.
  6. Evite dar ao seu gato peixes com muitas espinhas ou ossos grandes e pontiagudos de gado, certificando-se de que eles não machuquem a boca do animal nem criem condições propícias ao crescimento de bactérias na cavidade oral.
    Especialistas veterinários recomendam levar o gato a um dentista pelo menos uma vez por ano – o tártaro é mais fácil de combater nos estágios iniciais.

 

A falta de cuidados dentários adequados em gatos pode levar a doenças bucais desagradáveis, mau cheiro, problemas gastrointestinais e, de modo geral, a problemas de saúde e longevidade. Se você ama seu amigo peludo, provavelmente terá tempo extra para dedicar à sua rotina de higiene.

Com o tempo, isso se tornará uma tradição e não será um fardo nem para você nem para o seu gato, e os resultados certamente valerão o esforço. Não tenha preguiça nem medo de cuidar dos dentes do seu gato — ele só lhe agradecerá.

Leia também, Como treinar um gato para usar coleira.

Comentários