Devido à sua natureza e experiência individuais, os gatos nem sempre reagem bem a carícias ou comida. Se um novo morador de quatro patas chegou à sua casa, não se apresse em sobrecarregá-lo com atenção e carinho. Enquanto ele se adapta ao novo ambiente, é importante começar a estabelecer laços de amizade com ele da maneira correta.
Voz suave e notas agudas
Ao falar com seu animal de estimação, evite usar uma voz baixa, pois os gatos a interpretam como um sinal de agressão. Comunique-se com ele apenas em tons agudos. Certifique-se de que sua voz permaneça calma e tranquila durante toda a conversa, sem qualquer tom de ansiedade.
Tente imitar os sons carinhosos que os gatos usam — algo como um "miau" curto e baixo ou um "mee-e-e-p". Se você não for muito bom em imitar as frases dos gatos e seu gato confirmar isso com um olhar desconfiado, pare de tentar e continue falando com ele em sua própria língua.
Piscar muito lentamente
O segundo fator importante na interação com gatos é o olhar. Evite olhar diretamente para o seu animal de estimação; isso é percebido de forma negativa e o deixa desconfortável. Em vez disso, pisque lentamente enquanto olha para o seu gato, como você já deve ter visto ele fazer. Isso significa que um vínculo de confiança foi estabelecido entre vocês. E se o seu animal de estimação olhar para você dessa forma, certifique-se de retribuir o olhar; isso ajudará a fortalecer a amizade que está começando.
Uma mão estendida
Não se apresse em acariciar seu gato até que ele o conheça e o veja como uma ameaça em potencial. Em vez disso, estenda a mão lentamente em direção ao seu animal de estimação para que ele possa cheirá-la e se familiarizar com a nova pessoa. Se ele quiser carinho, tomará a iniciativa.
É importante lembrar que os gatos são animais independentes e não podem ser forçados a receber carinho ou tolerar afeto forçado. Demonstre afeto através de carícias apenas quando perceber que eles querem. Então, você sentirá a gratidão deles na forma de leves cutucadas ou até mesmo lambidas.
Você também deve evitar movimentos bruscos perto do seu animal de estimação, pois eles desencadeiam um instinto que o leva a fugir de um predador maior.
Delicioso
Mesmo na antiguidade, os petiscos eram uma maneira infalível de demonstrar afeto aos gatos. Naquela época, restos de comida eram os únicos agrados oferecidos. Como a maioria dos alimentos humanos não é adequada para gatos devido a problemas digestivos, eles devem receber apenas petiscos feitos especificamente para esse fim.
Para ajudar seu gato a te ver como um amigo, é importante ter paciência. Controle suas demonstrações de afeto, mantenha limites pessoais e não se esqueça de dar petiscos ao seu animal de estimação.



