Os felinos são criaturas incríveis. Os grandes gatos selvagens têm muito em comum com os nossos gatos domésticos. Seus hábitos são notavelmente semelhantes, o que demonstra as semelhanças entre esses animais em geral. Portanto, podemos afirmar com segurança que dentro de cada gato doméstico vive um tigre ou um leão.
O chefe primeiro
Todo dono de gato feliz provavelmente já percebeu mais de uma vez, por exemplo, quando vai até a cozinha, o gato corre atrás, tentando ultrapassá-lo. Mas nem todo mundo para para pensar por que isso acontece. Existe uma explicação perfeitamente lógica. Os gatos se sentem como o macho alfa da casa ou do apartamento e não se importam com o que você pensa disso. É exatamente por isso que eles se esforçam para ser os primeiros em tudo.
Proteção contra inimigos
Na natureza, tudo se baseia na seleção natural e na sobrevivência. Os fracos perecem nas mãos dos fortes. É por isso que, mesmo em casa, em total segurança, os gatos continuam a se comportar com muita cautela. Você provavelmente já reparou como eles tentam apagar seus rastros. Eles fazem isso para despistar seus inimigos.
Em apartamentos residenciais, eles demonstram esse hábito de todas as maneiras possíveis: enterram cuidadosamente a caixa de areia, os recipientes com comida não consumida e também se esforçam muito para se lamberem completamente.
Esfregar em objetos da casa
Quando seu gato se esfrega em objetos pela casa, ele está marcando território. Tanto gatos selvagens quanto domésticos possuem glândulas odoríferas por todo o corpo, especialmente ao redor do rosto. Por isso, eles esfregam o rosto em tudo pela casa — na quina do sofá, nas paredes, na mesa ou até mesmo no dono. Essa é a maneira que seu animal de estimação encontra para demonstrar seu carinho por você.
Rotina diária
Assim como seus parentes selvagens, seu gato passa a maior parte do tempo dormindo. O horário preferido para dormir é entre 16h e 20h. Há um motivo para isso. Na natureza, a atividade de caça diminui nesse período. O sono fornece aos animais um impulso de energia. No entanto, os gatos estão sempre alertas; se pressentem uma presa ou perigo por perto, seu sono termina imediatamente.
Você provavelmente também já reparou como os gatos às vezes ficam ativos no final da tarde e à noite. Esse é o melhor horário para caçar, então os gatos domésticos ficam acordados, às vezes perturbando o sono de seus donos.
A água é perigosa.
Tanto os gatos domésticos quanto os selvagens não gostam de água, apesar de serem excelentes nadadores. Isso se deve, em parte, à sua temperatura corporal ideal ser de 39 graus Celsius (102,4 graus Fahrenheit). A água costuma ser mais fria.
Os gatos não possuem glândulas sudoríparas, responsáveis pela termorregulação. Sua pelagem interna assume essa função. Consequentemente, quando um gato se molha, ele começa a sentir frio ou, ao contrário, superaquece se a água estiver quente. Isso impossibilita que seu corpo regule sua temperatura.
Até mesmo os gatos domésticos bebem água com muita cautela. Além disso, um grande número de gatos simplesmente ignora os bebedouros que estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, bem debaixo do seu nariz. Em vez disso, esperam o momento em que o dono abre a torneira de água fria para beber.



