O Chartreux é um gato encantador com uma pelagem macia e fofa. Esses gatos grandes, fortes e resistentes têm um temperamento calmo e independente. São leais, afetuosos e fáceis de comer, exigindo poucos cuidados com a pelagem. Gatos de raça pura são raros, especialmente na Rússia. Eles podem competir em concursos e exposições se sua aparência atender aos padrões estabelecidos.
Contente
Contexto histórico
O Chartreux (gato medieval ou cartuxo) surgiu na França no século XVI. A origem exata da raça é desconhecida. Os ancestrais desses animais podem ter sido indivíduos trazidos do Irã, da Síria ou da África. Existem várias histórias sobre a origem do nome:
- Os gatos cartuxos eram criados por monges no mosteiro da Grande Chartreuse. Eles protegiam os suprimentos de comida dos ratos, mas nunca houve registros escritos sobre eles.
- O animal de estimação recebeu o nome de Chartreuse, em homenagem ao tecido de lã, e sua pelagem tem uma textura semelhante, macia e delicada.
Os gatos não eram populares. Os criadores só se interessaram por eles após a Primeira Guerra Mundial. Em 1928, eles apareceram pela primeira vez em exposições na Inglaterra.
Após a Segunda Guerra Mundial, a popularidade da raça diminuiu. Mais tarde, os gatos começaram a ser cruzados com gatos britânicos e persas. Na década de 1970, os gatos Chartreux chegaram aos Estados Unidos. Hoje, os gatos Chartreux são quase nunca vistos na França ou em outros países europeus.
Esses gatos são semelhantes em aparência aos British Shorthairs. É difícil para um leigo diferenciá-los. Animais de estimação de raça pura são caros.
O gato cartuxo Gris-Gris era o favorito de Charles de Gaulle; ele era conhecido por sua inteligência e sagacidade. Conquistou imediatamente o coração do general, apesar de este ser considerado um amante de cães.
Descrição externa
A expectativa de vida média dos gatos Chartreux é de 13 anos. Organizações oficiais especificam padrões de aparência precisos para a raça Chartreux:
- Os indivíduos são grandes, robustos e pesam entre 4 e 7,5 kg. Os machos são visivelmente maiores que as fêmeas.
- O corpo é maciço, de comprimento médio, mas flexível. O esqueleto é forte. Os músculos são bem desenvolvidos.
- O peito é largo, as costas são curtas, musculosas e fortes.
- A cabeça é grande e arredondada. Os machos adultos têm bochechas proeminentes.
- O focinho é estreito, as almofadas dos bigodes não são pronunciadas. O nariz é cinza.
- Os olhos são grandes, redondos e próximos um do outro. Sua cor varia do cobre ao dourado, mas um laranja brilhante e reluzente é o preferido. Os olhos dos gatinhos são azuis ou azul-acinzentados. Sua cor muda com a idade.
- As orelhas são de tamanho médio, arredondadas nas pontas e inseridas no alto da cabeça.
- Os membros são curtos, os dianteiros têm espessura média, enquanto as patas traseiras são robustas, grandes e de formato arredondado.
- A cauda é de comprimento médio, grossa na base e afina gradualmente em direção à ponta. A extremidade é arredondada.
- A pelagem é curta, espessa, macia, brilhante e densa (mais parecida com pelo). Possui uma camada interna resistente à água. É vários tons mais escura que a pelagem principal e tem o mesmo comprimento. Gatos adultos apresentam pregas no pescoço. As pontas dos pelos têm um brilho prateado.
- A cor apresenta vários tons de azul e azul-acinzentado, sem impurezas, manchas ou marcas. A tonalidade é uniforme.
A cor só pode ser avaliada examinando o animal de estimação. As fotos não transmitem a profundidade e as tonalidades da cor.
Traços de personalidade
Os gatos possuem muitas virtudes: são reservados, calmos, equilibrados, inteligentes, afetuosos e brincalhões. Geralmente, escolhem um membro da família para dar atenção especial, mas também são carinhosos e amigáveis com os outros, além de serem muito inteligentes.
Este animal de estimação adapta-se facilmente a novas condições de vida e aprecia paz, tranquilidade e conforto. Pode ficar sozinho em casa. Raramente vocaliza, mas adora ronronar.
Eles têm uma natureza independente e autossuficiente. Os gatos apreciam a companhia de seus donos, mas não se impõem; percebem o humor do dono e não são agressivos. Possuem um instinto de caça bem desenvolvido e capturam ratos e pequenos pássaros com facilidade.
Entre as desvantagens, está a tendência à obesidade. Eles precisam de uma dieta balanceada e exercícios físicos. Os Chartreux são ciumentos e não gostam da presença de outros animais de estimação na família.
Escolher um gatinho

Gatos britânicos são frequentemente confundidos com Chartreux, pois são muito semelhantes na aparência.
Na Rússia, indivíduos de raça pura são raros, e existe o risco de adquirir um mestiço.
Escolha um gatinho com características externas ideais, de acordo com o padrão da raça, e que possua passaporte veterinário. É recomendável solicitar o pedigree para garantir a pureza da linhagem. Gatinhos saudáveis são ativos, bem alimentados, com pelagem brilhante e macia e olhos vivos. Ao adquirir um gatinho, o ideal é buscar a orientação de um profissional qualificado.
Um gatinho sempre recebe um nome após a compra. Alguns gatinhos já vêm com o nome registrado em seus documentos, e você pode mantê-lo ou alterá-lo.
Ideias de apelidos:
- Para meninos: Donald, Tim, Sam, Tyson, Ali, Thomas, Semyon, Charlie.
- para meninas: Ruta, Utah, Samantha, Lika, Dana, Louise, Dune, Gina.
Manutenção e cuidados
O Chartreux pode viver em apartamento ou casa de campo. Tolera facilmente viagens e mudanças de ambiente. Não exige condições especiais e prefere a companhia do dono.
Você vai precisar de tigelas, brinquedos, um arranhador, uma caixa de areia e produtos de higiene (escovas, pente, xampu). Seu animal de estimação aprenderá as regras da casa e o comportamento adequado rapidamente.
O gato escolherá o seu próprio lugar para descansar e dormir.
Os Chartreux precisam de passeios ao ar livre, mesmo no inverno. Isso ajudará a prevenir a obesidade. A supervisão ou o uso de coleira são essenciais.
Se exposto à luz solar intensa por um longo período, o pelo do seu animal de estimação ficará marrom e sem brilho.
Manter a aparência

É importante ressaltar que ela não gosta de portas fechadas e prefere se movimentar livremente pelo apartamento.
Não requer nenhum cuidado especial. Basta seguir os procedimentos padrão aos quais ele foi treinado desde filhote:
- O animal de estimação não gosta de banhos. Ele é lavado no máximo 3 ou 4 vezes por ano. Sua pelagem espessa repele a água, não se molha facilmente e demora muito para secar.
- Para manter a pelagem arrumada, escove-a duas vezes por semana. Durante a época de muda, use um Furminator.
- Limpe as orelhas, os dentes e os olhos semanalmente.
- As garras são aparadas uma vez por mês.
- A pelagem é tratada regularmente contra carrapatos e pulgas, especialmente se o animal de estimação sai de casa.
Nutrição adequada
Uma nutrição equilibrada e de alta qualidade é a chave para a saúde e beleza do seu animal de estimação. Os gatos da raça Carthusian têm tendência a ganhar peso. É importante monitorar a dieta deles. Os adultos recebem pequenas refeições duas vezes ao dia. Os filhotes são alimentados quatro vezes ao dia, com a quantidade sendo reduzida gradualmente.
Seu animal de estimação pode comer ração seca ou ração úmida para gatos. A ração seca já contém todas as vitaminas e minerais necessários. É importante escolher um produto de alta qualidade.
Criadores experientes podem criar, de forma independente, uma dieta natural equilibrada:
- Carnes (bovina, de coelho, vitela, de peru, de frango). Carne de porco é contraindicada por ser de difícil digestão.
- Peixe do mar cozido, miúdos.
- Mingau (de aveia, arroz, trigo sarraceno) com óleo vegetal e legumes picados.
- Produtos lácteos fermentados (leite azedo, leite fermentado assado, soro de leite, kefir, queijo cottage).
- Ovos cozidos.
- Uma erva fresca e verde. Ajuda a eliminar bolas de pelo do estômago. No inverno, é cultivada no parapeito da janela.
- Água potável limpa.
Alimentos proibidos: salgados, azedos, picantes, assados, fritos, defumados, gordurosos, leguminosas, ossos de peixe e carne.
Reprodução
Atualmente, os Chartreux são cruzados apenas com cães de raça pura. Encontrar o par perfeito é difícil. É importante verificar a saúde dos animais e rastrear sua linhagem. As fêmeas são acasaladas entre 2 e 2,5 anos de idade, e os machos a partir de 1,5 ano.
Não há garantia de gravidez após o primeiro acasalamento; podem ser necessárias várias consultas. Um veterinário pode confirmar a gravidez. A dieta da gata deve ser suplementada com cálcio, vitaminas e proteínas, e ela deve descansar.
O parto ocorre aproximadamente após 60 dias. As gatas são fortes e resistentes, e não apresentam problemas durante a gestação ou o parto. Elas preparam com antecedência um local quente e tranquilo para os filhotes e para a mãe.
Os gatinhos são amamentados durante os primeiros meses de vida. Após três meses, tornam-se completamente independentes. Já estão treinados para usar a caixa de areia, vacinados e disponíveis para venda. Especialistas recomendam encontrar novos lares para o seu gatinho o quanto antes.
Saúde animal
Os Chartreux são fortes, resistentes e possuem um sistema imunológico robusto, mas uma nutrição inadequada e cuidados impróprios podem levar a sérios problemas de saúde:
- Doenças articulares, luxações. Geralmente ocorrem devido à obesidade e a um estilo de vida sedentário. É necessário consultar um médico, fazer radiografias e iniciar o tratamento.
- Por vezes, um animal pode apresentar luxação congênita da patela (nas patas traseiras). Ocorre fraqueza nos membros e claudicação. Esses indivíduos não são autorizados a se reproduzir.
- Alguns gatos têm incisivos muito pequenos e muito próximos uns dos outros. Para evitar que os dentes permanentes os empurrem para fora, os que estão mal posicionados são removidos.
- Diversos problemas bucais: placa bacteriana, tártaro, inflamação gengival. O monitoramento e a limpeza constantes ajudarão a lidar com isso.
Os animais de estimação também precisam de consultas veterinárias regulares. Os gatinhos recebem todas as vacinas de acordo com o calendário de vacinação. As vacinas são repetidas anualmente. A vermifugação é realizada regularmente. Este procedimento é obrigatório antes do acasalamento e das vacinações.
O Chartreux é uma raça de gato dócil, leal e inteligente. É ideal para famílias com crianças, pois é afetuoso e calmo. Não exige condições de vida ou cuidados especiais e não costuma causar problemas aos seus donos.






