Ao considerar ter um animal de estimação, muitas vezes pensamos que será um incômodo e deixará um cheiro desagradável. No entanto, você pode ter um animal de estimação e ainda manter seu apartamento limpo. Como, você pergunta? Tudo o que você precisa fazer é adotar um gato.
Os gatos se lavam
Todos nós já vimos gatos lamberem o próprio corpo fervorosamente depois de comer, depois de receber carinho ou por qualquer outro motivo. Os gatos são muito limpos, mas essa não é a única razão pela qual se lavam com tanta frequência. Acontece que a necessidade de se limpar é geneticamente programada. Os antigos gatos selvagens usavam esse método para remover seu cheiro antes da caça, para que suas presas não os sentissem. Um gato comum passa cerca de um terço da vida se limpando. Ele penteia o pelo, removendo pelos soltos e sujeira, e desembaraçando os nós. Um pelo limpo e bem cuidado previne nós e infecções de pele. Uma pelagem limpa também impede o acúmulo de pulgas e carrapatos.
Ao contrário dos gatos, os cães sempre caçaram em matilha, por isso não precisam se lavar para remover o próprio cheiro. Claro que isso não significa que os cães não se lavem — todo animal precisa se limpar, apenas o faz com menos frequência e menos cuidado. Portanto, depois de passear com seu cachorro, você precisará lavá-lo para remover a sujeira da sua casa.
Os gatos não precisam ser levados para passear na rua.
Outra grande vantagem dos gatos é que eles não precisam passear. Convenhamos, nem todo mundo tem tempo para passear com um cachorro duas vezes por dia. Claro, é bom correr ou caminhar no parque e tomar um ar fresco, especialmente na companhia de um amigo de quatro patas. Mas o tempo nem sempre está perfeito — ninguém quer sair quando está chovendo torrencialmente —, mas você não pode dizer para um cachorro: "Espere até amanhã. Não quero sair de casa hoje, muito menos sair debaixo das cobertas." Você precisa passear! Além disso, você pode ficar doente ou viajar por um tempo, mas um cachorro precisa passear todos os dias. É muito mais fácil com um gato. Gatos domésticos que não estão acostumados a sair geralmente não saem correndo, embora às vezes, por curiosidade, um gato queira muito saber para onde seu dono vai todas as manhãs. No entanto, geralmente, depois de uma dessas incursões, eles perdem qualquer vontade de explorar o mundo além da porta do apartamento.
Os gatos sempre tentam esconder quando vão ao banheiro.
Como mencionado anteriormente, os gatos são animais muito limpos, por isso têm necessidades especiais em relação à caixa de areia. Nenhum gato que se preze usará uma caixa de areia suja. Se você se esquecer de trocar a areia, eles simplesmente farão suas necessidades por perto, nunca no local sujo e designado. Além disso, os gatos sempre tentam esconder suas idas ao banheiro, cobrindo tudo com areia ou outro material. Mesmo que errem o alvo, instintivamente arranharão o chão, embora não haja nenhum benefício prático. Os cães, por outro lado, geralmente são indiferentes ao local onde fazem suas necessidades, embora frequentemente escolham a grama alta para isso.
Se você está em dúvida entre um cachorro e um gato, recomendamos considerar cuidadosamente as necessidades individuais de cada animal. Se você não quer ter o trabalho de passear com um cachorro e dar banho nele e no apartamento depois de cada passeio, considere os gatos. Eles não só farão companhia em longas noites chuvosas em casa, como também manterão seu apartamento limpo e organizado.



