Hoje em dia, existem mais de cem raças de gatos conhecidas e 700 variedades. Todas elas têm características distintas, algumas bastante interessantes. Vamos falar sobre as raças que nos surpreenderam com suas orelhas.
Doze (Doze)
Seu nome é uma combinação de sua aparência e seu tamanho anão. A raça é considerada uma raça híbrida, pois foi desenvolvida através do cruzamento de raças com diversas mutações. Uma característica distintiva são suas orelhas de formato incomum, que se curvam uma em direção à outra. Sua pele tem textura semelhante à camurça, e seus bigodes e sobrancelhas podem ser curtos ou ausentes.
Os gatos da raça Dwelf são excelentes companheiros para quem tem bastante tempo para dedicar a eles. Esses gatos preferem a companhia de pessoas, por isso devem ser incluídos em todas as atividades da família e nunca deixados sozinhos. Os Dwelfs são brincalhões, inteligentes e fáceis de treinar, adoram brinquedos e fazem truques engraçados com facilidade.
orientais
Da ponta do nariz à ponta da longa cauda, este gato cativa a todos ao seu redor com sua elegância. Ele desliza graciosamente pela sala sobre suas patas longas e esguias. As linhas de sua cabeça angulosa fluem para suas grandes orelhas abertas, e seus belos olhos amendoados são um espetáculo para os olhos.
A raça surgiu do cruzamento de várias outras raças de gatos. Após a Segunda Guerra Mundial, muitas raças de gatos domésticos estavam ameaçadas de extinção. Para revitalizar o Siamês, criadores na Inglaterra começaram a recorrer a gatos como o Azul Russo, o Abissínio e o British Shorthair. Essa extensa seleção genética resultou nos filhotes que se tornaram a base da raça Oriental.
Ao contrário de outras raças de gatos, que são tímidas e desconfiadas com estranhos, a maioria dos gatos orientais gosta de conhecer novas pessoas e pula de bom grado no colo de um convidado. Esses gatos podem ser treinados para fazer truques e gostam de se empoleirar em lugares altos (como em cima da geladeira ou dos armários) para observar o que está acontecendo embaixo.
Devon Rex
A aparência do Devon Rex está longe de ser típica dos gatos. Ele tem um pescoço longo, uma cabeça com formato incomum e orelhas enormes, em contraste com um rosto delicado e olhos grandes e travessos.
Os Devon Rex são uma raça alegre e carinhosa, com um temperamento tranquilo e hábitos adoravelmente bobos. Eles seguem seus donos pela casa, ronronando e miando alegremente. As crianças se tornam seus melhores amigos, pois ambos são incansáveis e criativos em suas brincadeiras.
A raça possui uma devoção quase canina. Seu lugar favorito para descansar é nos braços de uma pessoa, pousando no colo assim que o dono se senta. Não se surpreenda se encontrar um Devon debaixo de um cobertor ou em uma almofada. Eles são muito apegados a todos os membros da família e não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. No entanto, os Devons apreciam a companhia de outros animais de estimação e podem até fazer amizade com um coelho ou um furão.
A tendência a comer demais talvez seja o único defeito dos gatos. Essas criaturinhas espertas podem olhar para o seu prato como se não comessem há uma semana, mesmo que seja uma salada com azeitonas.
Cachos Americanos
Uma das raças de gatos mais jovens. Sua história começou com uma mutação genética natural que surgiu pela primeira vez em um gatinho preto de rua com pelos longos e sedosos e orelhas dobradas para trás de uma maneira peculiar. Geneticistas acreditam que essa característica foi causada por um gene dominante. Amantes de gatos começaram a criá-los e, em 1986, a nova raça foi registrada.
Amigáveis e afetuosos, os American Curls são conhecidos por seu amor por crianças. São gatos raros que realmente procuram crianças em vez de fugir de carinhos intrusivos. Os American Curls são frequentemente chamados de Peter Pan do mundo felino. Não é incomum ver gatos adultos correndo pela casa com a mesma alegria de filhotes. Machos e fêmeas são igualmente ativos. Os Curls podem ser treinados para buscar objetos, também conseguem abrir maçanetas e, quando descansam, ficam felizes em se aconchegar no colo de alguém.
Scottish Fold
O gato Scottish Fold possui uma mutação genética dominante que causa dobras na cartilagem da orelha. Isso faz com que as orelhas fiquem voltadas para a frente, conferindo à raça sua aparência característica. Quanto mais dobras, mais próximas as orelhas ficam da cabeça. A cartilagem parece reta e normal ao nascimento, mas começa a se dobrar após aproximadamente 21 dias.
Os Scottish Folds são geralmente gatos amigáveis e carinhosos, que não se incomodam com a presença de outros animais de estimação. São muito apegados aos seus donos e não gostam de ficar sozinhos.
Kinkalow
O primeiro exemplar desta raça anã nasceu em 1997, resultado do cruzamento entre um American Curl e um Munchkin. O Kinkalow é um gato que pesa no máximo três quilos. Suas características distintivas são a cauda longa e as orelhas curvadas e incomuns. Apesar do tamanho diminuto, esses animais possuem esqueleto forte e musculatura bem desenvolvida. Todo o corpo é coberto por uma pelagem macia e brilhante de diversas cores.
Esses gatinhos são abençoados com um temperamento alegre. Eles permanecem brincalhões, curiosos e travessos até a velhice. A raça se dá bem com outros animais de estimação e requer poucos cuidados com a pelagem. Os Kinkalows precisam de passeios regulares para manter o tônus muscular.








