Por que meu gato costuma sentar-se perto da porta da frente?

Gatos que vivem em apartamentos ou casas particulares frequentemente tentam escapar pela porta da frente aberta. Do ponto de vista dos animais, essa é uma ótima oportunidade para explorar um mundo cheio de coisas novas e interessantes. Mas, às vezes, os gatos ficam sentados perto da porta sem tentar escapar. O que isso significa?

Seu animal de estimação percebe que alguém está entrando em sua casa.

Sabe-se que os gatos têm uma audição excelente. Eles conseguem detectar facilmente passos quando alguém entra em casa e podem prever a chegada do dono ou de um convidado, posicionando-se na soleira da porta.

O gato está procurando um lugar fresco.

Esse comportamento nem sempre indica a chegada de alguém. Os gatos costumam preferir ficar perto da porta, buscando o lugar mais fresco do cômodo.

Talvez seu amigo peludo esteja realmente com calor. A única maneira de encontrar ar fresco é se aproximar de uma fonte de ar fresco. E ele sente uma corrente de ar perto da porta. Nesse caso, o dono precisa levar seu animal de estimação para um pequeno passeio.

O gato ouviu sons estranhos do lado de fora da porta.

O gato é um animal naturalmente curioso. Se ele não se afasta da porta da frente, significa que está ouvindo sons estranhos do lado de fora e quer saber o que está acontecendo.

Mas o dono deve se preocupar se o gato ficar perto da porta e encostar a testa nela. Ele pode estar sofrendo de uma forte dor de cabeça e tentando aliviá-la dessa maneira.

O gato sente que existe liberdade atrás da porta.

Os animais entendem que a porta da frente lhes permite sair de casa para passear. Abrir a porta permite que uma infinidade de aromas tentadores entrem na casa. Há ar fresco e pássaros cantando. Para um animal de estimação, este é o principal sinal de liberdade. Por isso, eles tentam escapar para passear sempre que possível.

O ideal é que seu animal de estimação seja treinado para fazer isso e retorne para casa prontamente. Caso contrário, você precisará ficar constantemente de olho para garantir que seu gato não escape pela porta ou janela. Alguns animais de estimação anunciam seus planos de fuga com bastante antecedência. Eles esperam por qualquer oportunidade para escapar nas seguintes situações:

  • o retorno do dono com as sacolas nas mãos;
  • Enviar uma criança para a escola;
  • chegada dos convidados.

Nesse caso, o dono faz todo o possível para impedir o acesso do animal ao mundo exterior. Mas o animal espera encontrar um momento em que não esteja sendo notado e possa escapar sem ser percebido.

Às vezes, um gato adulto, cujo lugar era anteriormente perto da porta da frente, pode deitar-se no corredor por hábito.

Cada animal tem suas próprias necessidades, desejos e personalidade. E donos amorosos toleram isso. Portanto, não repreenda seu animal de estimação se ele escolher um lugar perto da porta da frente.

Comentários

1 comentário

    1. Ilya

      Meu gato me pede para abrir a porta da frente várias vezes ao dia e então vai para um cômodo separado com uma porta de metal. Ele fica lá por um tempo e depois volta para casa. E se ele ouve os vizinhos entrando e saindo, imediatamente me pede para abrir a porta e ver o que está acontecendo.