Por que fotografar gatos é considerado indesejável?

Muitas pessoas já ouviram dizer que é proibido fotografar gatos, mas poucas entendem o porquê. Segundo a crença popular, esse tipo de fotografia é perigoso tanto para o animal quanto para o dono. Explicaremos o motivo neste artigo.

foto de um gato

Placas sobre a proibição de fotografar gatos.

Místicos e esoteristas acreditam que criar imagens de gatos é indesejável, e aqui está o porquê:

  1. Acredita-se que os gatos têm ligação com o mundo espiritual, o reino dos mortos, ao qual os humanos vivos não têm acesso. Fotografar um animal pode abrir portais para outras dimensões, e as consequências são imprevisíveis.
  2. Fotografar um ser vivo consome parte de sua energia, o que pode afetar negativamente sua saúde e bem-estar. Se você fotografar seu animal de estimação com muita frequência, ele ficará fraco e morrerá prematuramente.
  3. Segundo algumas crenças, a morte espreita no olhar de um gato. Desde os tempos antigos, acredita-se que olhar nos olhos de um gato pode encurtar a vida.
  4. As crenças populares dão especial importância aos gatos pretos. Acredita-se que eles tenham uma forte ligação com o submundo. Fotografar um animal de estimação pode, acidentalmente, abrir uma porta para o submundo e trazer desgraça ao fotógrafo.

De onde surgiram as superstições sobre fotos de gatos?

As superstições sobre imagens felinas remontam à Idade Média. Nessa época sombria, as pessoas temiam quase tudo e viam misticismo até onde não existia. Acreditavam que os gatos possuíam poderes mágicos e que as bruxas usavam seus animais de estimação em seus rituais. Acreditava-se que uma bruxa podia possuir o corpo de um animal e praticar o mal sem ser reconhecida. Na Idade Média, os gatos eram considerados malignos, temidos e odiados. Acreditava-se que eram capazes de lançar maldições sobre as pessoas. O ódio e o medo chegaram ao ponto de animais de estimação serem queimados na fogueira junto com as bruxas. Os artistas não retratavam esses animais e pinturas de gatos não eram mantidas em casa.

O que os veterinários dizem sobre fotografia animal

A maioria dos veterinários e psicólogos animais concorda que fotografar gatos é indesejável, e existem explicações para isso:

  1. O flash afeta negativamente a visão do animal de estimação: danifica a retina e pode levar à cegueira.
  2. Animais sensíveis se assustam com fotografias, o que tem um impacto negativo em seu bem-estar e humor.
  3. Os gatos não gostam de atenção excessiva e não posam para fotos. Se você forçar um gato a ser fotografado, ele ficará irritado.

Um experimento realizado com galinhas revelou resultados surpreendentes. As aves foram divididas em dois grupos. Um grupo foi fotografado regularmente, e as fotos foram publicadas nas redes sociais. O outro grupo não foi submetido a esse procedimento. Os resultados foram surpreendentes: as galinhas do primeiro grupo estavam fracas e doentes, e muitas morreram. Já as aves do segundo grupo se mostraram resistentes e viáveis.

A conclusão é simples: o presságio popular não é tão absurdo assim, portanto não há motivo para arriscar a saúde e a vida de um ente querido.

Comentários

5 comentários

    1. Maria

      Descobri que os comentários só são publicados aqui se o autor os aprovar. Isso é um completo absurdo. Portanto, o meu comentário anterior definitivamente não será publicado.

    2. Maria

      Que absurdo! Ao publicar isso, o site simplesmente se descredibilizou. É vergonhoso divulgar tamanha bobagem nos dias de hoje. Sim, você não deve olhar fixamente para um gato — essa é a única coisa sensata em todo o texto. E, no final, o autor distorceu até mesmo um experimento bem conhecido: uma foto foi tirada de duas galinhas (não um bando, como você escreveu aqui). Saudáveis ​​e fortes. A foto de uma delas foi distribuída para várias pessoas com a instrução: quando os tempos estiverem difíceis, olhe para a foto, despeje sua negatividade nela e "alimente-se" de sua energia. Uma galinha. Como resultado, ela morreu alguns dias depois. A segunda galinha — um grupo de controle, cuja foto não foi usada — saiu ilesa. Não há necessidade de distorcer os fatos e publicar bobagens. Estou bloqueando este site agora mesmo, já que ele publica esse tipo de lixo.

    3. Natália

      Eu não conhecia nenhuma superstição sobre fotografar gatos e raramente usava a internet. Baixava músicas e livros de ficção. Sabia sobre os cães, mas percebia que era ruim para eles. Ou fugiam e se perdiam, ou eram atropelados. Quando comprei uma câmera, Ryzhik começou a ter seu próprio álbum de fotos. Com o tempo, decidi parar de fotografá-lo. Pensei que talvez estivesse encurtando sua vida. Então, li no livro de Stepanova como uma bruxa, antes de morrer, aconselhou sua neta, quando esta ficou sozinha, a deixar a aldeia, levando consigo o gato ruivo. "Às vezes, eu a visitarei por meio dele", disse a bruxa. Que cada um decida por si o que fazer, se acredita nessas superstições ou não. Gostaria de agradecer à autora pelo bom e útil artigo.

    4. convidado

      Bobagem completa. Se você acredita em todas essas superstições, não consegue viver assim de jeito nenhum.

    5. Vyacheslav Rud

      O autor do artigo deveria simplesmente admitir que está irritado com as inúmeras fotos de gatos na internet, e por isso publicou esse absurdo.