Muitas pessoas já ouviram dizer que é proibido fotografar gatos, mas poucas entendem o porquê. Segundo a crença popular, esse tipo de fotografia é perigoso tanto para o animal quanto para o dono. Explicaremos o motivo neste artigo.
Placas sobre a proibição de fotografar gatos.
Místicos e esoteristas acreditam que criar imagens de gatos é indesejável, e aqui está o porquê:
- Acredita-se que os gatos têm ligação com o mundo espiritual, o reino dos mortos, ao qual os humanos vivos não têm acesso. Fotografar um animal pode abrir portais para outras dimensões, e as consequências são imprevisíveis.
- Fotografar um ser vivo consome parte de sua energia, o que pode afetar negativamente sua saúde e bem-estar. Se você fotografar seu animal de estimação com muita frequência, ele ficará fraco e morrerá prematuramente.
- Segundo algumas crenças, a morte espreita no olhar de um gato. Desde os tempos antigos, acredita-se que olhar nos olhos de um gato pode encurtar a vida.
- As crenças populares dão especial importância aos gatos pretos. Acredita-se que eles tenham uma forte ligação com o submundo. Fotografar um animal de estimação pode, acidentalmente, abrir uma porta para o submundo e trazer desgraça ao fotógrafo.
De onde surgiram as superstições sobre fotos de gatos?
As superstições sobre imagens felinas remontam à Idade Média. Nessa época sombria, as pessoas temiam quase tudo e viam misticismo até onde não existia. Acreditavam que os gatos possuíam poderes mágicos e que as bruxas usavam seus animais de estimação em seus rituais. Acreditava-se que uma bruxa podia possuir o corpo de um animal e praticar o mal sem ser reconhecida. Na Idade Média, os gatos eram considerados malignos, temidos e odiados. Acreditava-se que eram capazes de lançar maldições sobre as pessoas. O ódio e o medo chegaram ao ponto de animais de estimação serem queimados na fogueira junto com as bruxas. Os artistas não retratavam esses animais e pinturas de gatos não eram mantidas em casa.
O que os veterinários dizem sobre fotografia animal
A maioria dos veterinários e psicólogos animais concorda que fotografar gatos é indesejável, e existem explicações para isso:
- O flash afeta negativamente a visão do animal de estimação: danifica a retina e pode levar à cegueira.
- Animais sensíveis se assustam com fotografias, o que tem um impacto negativo em seu bem-estar e humor.
- Os gatos não gostam de atenção excessiva e não posam para fotos. Se você forçar um gato a ser fotografado, ele ficará irritado.
Um experimento realizado com galinhas revelou resultados surpreendentes. As aves foram divididas em dois grupos. Um grupo foi fotografado regularmente, e as fotos foram publicadas nas redes sociais. O outro grupo não foi submetido a esse procedimento. Os resultados foram surpreendentes: as galinhas do primeiro grupo estavam fracas e doentes, e muitas morreram. Já as aves do segundo grupo se mostraram resistentes e viáveis.
A conclusão é simples: o presságio popular não é tão absurdo assim, portanto não há motivo para arriscar a saúde e a vida de um ente querido.




5 comentários