Se você tem um gato, provavelmente já o repreendeu mais de uma vez por derrubar coisas de mesas ou prateleiras, sem entender o motivo desse comportamento. As pessoas presumem que os gatos são simplesmente travessos, mas isso não é verdade. Toda ação tem uma razão. Então, por que os gatos gostam tanto de derrubar coisas?
Razões para esse comportamento
Os gatos atrapalham as coisas por dois motivos:
- instinto de caça;
- falta de atenção.
Os gatos são predadores e seu instinto natural é caçar. Tudo o que veem é percebido, antes de mais nada, como uma presa em potencial. Movem um pequeno objeto com a pata e o deixam cair no chão, esperando para ver se ele se move. Se não se mover, o animal rapidamente perde o interesse.
Ou, se você não estiver dando atenção suficiente ao seu animal de estimação, ele tentará chamar a atenção. Ao ver algo cair, o dono inevitavelmente se levantará e pegará. Ele também repreenderá o gato.
Que objetos os gatos mais gostam de derrubar?
Os objetos que um animal deixa cair dependem do motivo dessa ação. Os gatos deixam cair objetos pequenos para fins de caça e objetos grandes para atrair a atenção do dono.
Se você não quer que seu animal de estimação derrube coisas, coloque-as fora do alcance dele. Aliás, os gatos nunca tocam em objetos com cheiros fortes (perfume, aromatizadores de ambiente, etc.).
Como desmamar
Antes de tentar impedir que seu gato jogue coisas pelo chão, você deve entender o motivo desse comportamento. Se ela for uma caçadora, compre muitos brinquedos para ela — ratinhos de brinquedo ou bolas. Isso satisfará seu instinto de caça e a impedirá de pegar suas coisas.
Se ela precisar de atenção, dê a ela. Interaja mais com ela, faça carinho e brinque com ela. Ela é seu animal de estimação e você é responsável pelo bem-estar e humor dela.
É claro que cada animal tem sua própria personalidade, assim como as pessoas. Antes de repreender seu animal de estimação, tente entender os motivos por trás do seu comportamento. Afinal, um animal de estimação feliz significa um dono tranquilo.





