5 lugares aparentemente desconfortáveis ​​onde os gatos adoram deitar e por que eles se sentem tão à vontade neles.

Os gatos nunca deixam de surpreender seus donos. Às vezes, seu comportamento pode ser frustrante, e muitos donos repreendem seus animais de estimação por deixarem pelos em suas roupas, usarem seus laptops ou terem uma inexplicável afinidade por sacolas plásticas. Existem diversas explicações para o fato de esses amigos peludos adorarem deitar nos lugares mais inesperados.

As roupas do dono

Quando encontramos pelos claros em roupas escuras, muitas vezes nos perguntamos: "Será que ele está fazendo isso de propósito?". Na verdade, seu amigo não está tentando te incomodar; muito pelo contrário: as roupas do seu dono carregam o cheiro dele. Cercado por roupas com o seu cheiro, seu gato se sente completamente seguro, relaxa e lida melhor com o estresse. Você há de concordar que essa teoria faz você amar ainda mais seu bichinho de estimação.

O segundo motivo para esse comportamento é a troca de odores. Se você divide um apartamento ou casa com vários gatos, essa pode ser a maneira que eles encontram para "reservar" sua atenção. Os gatos possuem glândulas nas patas e no rosto que secretam um odor indetectável para humanos, mas audível para outros animais. Portanto, se um gato pisa em suas roupas, ele está demonstrando sua dominância e reivindicando sua atenção.

Se o seu gato não for castrado, ele pode marcar suas roupas com fezes. Além disso, roupas macias são muito mais confortáveis ​​para as patas e as costas dele do que carpetes ásperos. Se você não gosta que seu animal de estimação durma constantemente em cima das suas roupas, considere comprar uma alternativa: um bichinho de pelúcia grande ou uma manta.

Caixa vazia

Segundo donos de gatos, o lugar mais inusitado para um gato dormir é uma caixa vazia. Parece inimaginável que quatro paredes de papelão possam ser tão atraentes. Existem vários motivos para isso:

  • Em primeiro lugar, a caixa proporciona ao gato um refúgio seguro. Ele se sente protegido.
  • Em segundo lugar, se o gato estiver estressado (por exemplo, se muitas pessoas vierem à casa ou se algo o assustar), ele se esconderá na caixa "para escapar de seus problemas". A caixa funciona como uma barreira protetora entre o animal de estimação e o mundo exterior.
  • Em terceiro lugar, devido às peculiaridades da sua troca de calor, os gatos procuram um local mais quente na divisão, uma vez que uma temperatura confortável para o seu corpo situa-se entre os 30 e os 36 graus.
  • O motivo final reside no comportamento de seus ancestrais predadores distantes, que precisavam se esconder nas sombras para atacar silenciosamente suas presas.

Linho recém-passado

Como já mencionamos, os gatos adoram marcar seus donos com seu cheiro felino especial. Assim que você lava e passa as roupas, elas ficam com um cheiro diferente, e depois da lavagem, o cheiro deixado pelo animal de estimação desaparece. Então, o bichano repete o processo de se apropriar das peças novamente.

Se você simplesmente tirar algo do armário que seu gato nunca viu antes e começar a acariciá-lo, em poucos minutos você certamente o encontrará amassando o tecido macio com as patas. Essa é a psicologia dos bigodes: mostrar quem realmente manda.

O farfalhar de um jornal ou saco

Os animais de estimação costumam nos incomodar com o farfalhar incessante de uma sacola ou de um jornal novo, aparentemente fazendo algo incompreensível com eles. Acontece que esses sons indicam que o animal está caçando, pois se assemelham ao correr de ratos ou outros pequenos roedores.

Ou talvez seu gato simplesmente tenha decidido brincar com elas. As bolsas fazem um barulho estranho e se movem de um jeito tão peculiar que você pode apertá-las e empurrá-las com as patas sem muito esforço, e a eletricidade estática fará com que elas grudem no seu pelo como loucas. Que divertido!

Tablet ou laptop

Todos nós já vimos quadrinhos com criaturas peludas em cima do seu teclado, e você não consegue tirá-las de lá porque são muito fofas! Mas ainda é interessante ver o que há no seu laptop, computador ou tablet que as atrai.

Embora o teclado não seja exatamente macio, os gatos sentem como se o estivessem abraçando como um travesseiro. As teclas afundam e se aprofundam sob a pressão do seu corpo, o que eles realmente apreciam. Além disso, quando você digita, os gatos sentem como se você estivesse massageando as teclas com as patas, assim como eles fazem.

Além disso, todos os aparelhos eletrônicos esquentam quando usados. Os animais de estimação adoram e apreciam o calor, então nunca perderão a oportunidade de se aconchegar em um tablet ou laptop quentinho. Sua cadeira também será um lugar convidativo quando você se levantar, então não se surpreenda ao encontrar um amigo ronronando por lá quando voltar.

Assim como acontece com outros animais, se um gato anda sobre o teclado ou esfrega a cabeça, o rabo ou as patas na tela, ele deixa seu cheiro e sinaliza dominância para outros animais. Mas às vezes seu gatinho só quer atenção humana, já que você pode ficar horas digitando sem nem olhar para o seu amigo peludo. Ele pode fazer gestos sutis, andando de um lado para o outro na sua frente, ou pode até se deitar sobre o teclado com as patas, como se dissesse: "Preste atenção em mim, dono!"

Agora você sabe que não deve repreender seu animal de estimação toda vez que ele soltar pelos ou distraí-lo do trabalho. E se isso realmente te incomodar, você sempre pode comprar brinquedos e casinhas separados para ele: acredite, seu gato com certeza ficará feliz.

Comentários