Os gatos são criaturas curiosas. Quando você desembala uma encomenda e a deixa sem vigilância, eles sempre vão verificar o que tem dentro. E assim que perceberem que a caixa é grande o suficiente, eles imediatamente se aconchegarão no espaço apertado.
Sensação de segurança
Pode parecer estranho que seu gato frequentemente entre em caixas, cestos de roupa suja e sacolas, mas esse é um comportamento instintivo. Existem diversas teorias sobre por que os gatos adoram caixas e outros espaços confinados, mas a explicação mais comum é que eles se sentem seguros dentro de uma caixa.
Os gatos são animais predadores e misteriosos por natureza. Os instintos de seus parentes selvagens foram preservados em nossos animais de estimação domésticos. Se um animal vive na natureza, ele busca espaços confinados onde possa se esconder de predadores e também usá-los como abrigo enquanto espera por sua presa. Esses amigos peludos percebem uma caixa de papelão como um abrigo semelhante a uma toca ou caverna, onde se sentem seguros porque outros animais ou predadores não podem se aproximar por trás ou pelos lados e atacá-los de surpresa.
Os gatos preferem caçar de emboscada, permanecendo despercebidos, observando o ambiente ao redor para identificar ameaças e, muitas vezes, perseguindo potenciais presas. Eles também dormem de 18 a 20 horas por dia e precisam de um lugar tranquilo e calmo para descansar.
Caixas de papelão ou qualquer outro espaço pequeno e confinado são ideais para esses fins, pois dão aos seus animais de estimação uma sensação de superioridade, domínio e segurança. Você já reparou como eles adoram pular de repente do esconderijo, agarrar as pernas de qualquer pessoa que passe por perto e depois correr de volta para onde se sentem seguros? Os gatos se comportam exatamente como se estivessem na natureza, simplesmente seguindo seus instintos.
Características da troca de calor em gatos
Os gatos também adoram caixas porque as consideram confortáveis. As caixas os ajudam a regular a temperatura corporal. A temperatura corporal média dos gatos varia entre 37,2 e 38,8 graus Celsius.
Para a maioria das pessoas, uma temperatura doméstica confortável de 22 graus Celsius (72 graus Fahrenheit) não é suficiente para nossos amigos peludos. A zona termoneutra para gatos domésticos situa-se entre 30 e 36 graus Celsius (86 a 96 graus Fahrenheit). Esta é a faixa de temperatura em que os gatos se sentem confortáveis e não precisam gerar calor adicional para se manterem aquecidos nem gastar energia metabólica para se refrescarem.
Para um gato, uma temperatura confortável é 10 graus mais alta do que para os humanos, e isso explica por que não é incomum ver um animal estirado no asfalto quente em um dia ensolarado de verão, absorvendo o calor do sol.
Espaços pequenos e fechados, como caixas de papelão, oferecem isolamento térmico, permitindo que seu animal de estimação descanse em um ambiente aquecido e seguro. A menos que estejam tomando sol ou deitados em lençóis recém-lavados, você certamente os encontrará enrolados em uma caixa.
Abrigo contra problemas
Frequentemente conversamos com nossos companheiros peludos e temos certeza de que eles nos entendem. Mas os gatos, por natureza, são incapazes de falar, fazer perguntas ou discutir seus problemas conosco. Eles tendem a se refugiar em sua zona de conforto, evitando conflitos.
As pessoas tentam resolver seus problemas em vez de fugir deles, mas para os gatos, escapar para um lugar seguro lhes proporciona o tempo necessário para "se acalmarem". Na caixa, nesse lugar feliz e tranquilo, sua raiva e ansiedade se dissipam rapidamente. Em vez de desenvolver uma estratégia para resolver problemas, mais típica de animais de rebanho, os gatos tendem a evitá-los completamente, simplesmente fugindo ou reduzindo sua atividade. A caixa, nesse sentido, muitas vezes representa uma zona segura, um lugar onde as fontes de ansiedade, hostilidade e atenção indesejada simplesmente desaparecem.
Quando um gato está muito agitado, cansado ou simplesmente precisa descansar, uma simples caixa de papelão oferece a ele a chance de recarregar as energias. Depois de um tempo, ele estará pronto para sair, brincar e se divertir novamente. Uma caixa é como uma zona de meditação para um gato. Os animais, especialmente aqueles que se adaptaram recentemente a um ambiente novo e desconhecido, muitas vezes se sentem estressados e sobrecarregados. Uma caixa os ajuda a encontrar paz e uma pausa da agitação do dia a dia. Então, dê uma caixa de papelão para o seu gato — ele certamente vai adorar.
Pesquisadores realizaram um experimento com dois grupos de gatos colocados em um espaço desconhecido. Um grupo recebeu esconderijos, enquanto o outro foi completamente privado deles. Eles descobriram uma diferença significativa nos níveis de estresse entre os gatos com esconderijos e os sem. De fato, os gatos com esconderijos se adaptaram ao novo ambiente mais rapidamente, inicialmente se mostraram significativamente menos tensos e demonstraram maior interesse em interações. A primeira reação de quase todos os gatos a uma situação estressante é fugir e se esconder — uma estratégia comportamental comum à espécie para lidar com mudanças ambientais e estresse.
O confinamento em caixas também ajuda a reduzir o estresse e a diminuir os níveis de hormônios prejudiciais. Gatos que viviam confinados em caixas demonstraram ser mais felizes e calmos. O estresse em gatos pode levar a problemas comportamentais, como urinar fora da caixa de areia, dificuldades digestivas, depressão e agressividade. Se uma simples caixa pode ajudar a prevenir esses problemas, vale a pena dar uma ao seu amigo peludo! Mas se o seu gato começar a passar muito tempo isolado, certifique-se de demonstrar carinho e atenção para que ele saiba que o mundo exterior não é um lugar tão ruim assim.
Amantes de animais de estimação debatem qual é mais inteligente, um gato ou um cachorro? As pessoas concordam que o comportamento dos gatos é difícil de entender. Mas todos sabem que há uma coisa que esses amigos peludos definitivamente adoram: caixas de papelão!



