Os gatos são animais de estimação adorados por inúmeras pessoas. Qualquer dono de gato citará os muitos benefícios de ter um felino. Acredita-se que gatos com olhos de cores diferentes, ou heterocromia, trazem boa sorte aos seus donos.
O que é heterocromia?
Trata-se de uma coloração diferente da íris nos olhos direito e esquerdo, ou de uma coloração diferente em certas áreas da íris em um dos olhos. Traduzido do grego, "heteros" significa "diferente" e "chroma" significa "cor". Essa condição não é exclusiva dos gatos. A heterocromia ocorre não apenas em gatos, mas também em outras espécies animais e até mesmo em humanos.
Gatos com olhos de cores diferentes já eram encontrados na Idade Média. A heterocromia é mais comum em gatos brancos do que em gatos de outras cores. Animais com heterocromia completa também são mais comuns do que aqueles com apenas parte do olho de cor diferente.
Por que os gatos têm olhos de cores diferentes?
A heterocromia pode ser congênita ou adquirida. Pode ser causada por uma anomalia genética, lesão, doença ou inflamação. Ao contrário da crença popular, a visão dos gatos não é afetada. Gatos com essa anomalia frequentemente apresentam surdez, bem como perda auditiva unilateral. No entanto, nem todos os gatos brancos devem ser considerados surdos. No caso de gatos de raça pura, os indivíduos com essa condição são eliminados do programa de reprodução. Se a heterocromia for congênita, não se trata de uma condição médica.
Quais raças de gatos têm maior probabilidade de apresentar heterocromia?
Existem muitas raças semelhantes. Mas todas elas têm uma coisa em comum: a predominância da cor branca em sua pelagem.
Kao-mani
Essa raça é uma exceção a todas as regras. Essa característica é bastante rara nela. São gatos simplesmente encantadores, vivazes, tranquilos e que se dão bem com todos. Gatos dessa raça são muito raros e considerados um tesouro nacional da Tailândia.
Angorá Turco
Gatos dessa raça são curiosos e ativos, graciosos e elegantes, afetuosos e adoram atenção. São considerados a melhor raça de gato para pessoas solteiras, pois se sentem muito mais confortáveis na companhia do dono.
Exótico
A raça de gato Exotic Shorthair foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 1960. Gatos dessa raça têm pelagem macia e sua coloração varia do branco ao preto intenso. São afetuosos e dóceis por natureza, além de muito leais aos seus donos.
persa
Gatos dessa raça têm temperamento equilibrado, mas são teimosos e obstinados. Não têm medo de crianças, mas também não demonstram afeto por elas. Não são propensos à agressividade e não permitem que estranhos ou qualquer pessoa de quem não gostem se aproximem.
Van turca
Gatos dessa raça são amorosos, afetuosos e leais. Uma característica marcante é que eles adoram brincar na água e são excelentes nadadores. Outra característica distintiva são as manchas de cores diferentes na cabeça e na cauda.
Oriental
Os representantes desta raça são sociáveis, inteligentes e enérgicos. Adoram ser o centro das atenções e não gostam de ser ignorados. Se isso acontecer, farão tudo o que puderem para recuperar a atenção, participando ativamente das atividades do dono.
Britânicos e escoceses
Uma das raças mais difundidas no mundo, os gatos têm um temperamento calmo e são muito apegados às pessoas. Essas raças diferem na estrutura das orelhas, patas e cauda. Embora, à primeira vista, representantes de ambas as raças pareçam semelhantes.
Esfinges
Os gatos da raça Sphynx estão entre os mais amigáveis e leais do mundo. Gatos dessa raça não guardam rancor, mas são muito sensíveis. Eles se ofendem se o dono não lhes dá a atenção que merecem.
A heterocromia ocorre em diversas raças de gatos em todo o mundo. Não é uma doença, mas sim uma anomalia genética que, na maioria dos casos, não causa desconforto ao animal.











