Não é incomum ver gatos passeando com seus donos na rua. No entanto, os veterinários divergem sobre se os gatos domésticos precisam de passeios ao ar livre. Alguns insistem que eles precisam de novas experiências e ar fresco. Outros acreditam que esses bichinhos peludos podem viver muito bem sem passear.
Quando você deve levar seu gato para passear?
Levar seu gato para passear faz bem para a saúde dele. Animais que circulam ao ar livre raramente ficam obesos e são mais resistentes. Além disso, um estilo de vida saudável ajudará a manter os instintos naturais do seu amigo peludo. Caminhar adiciona variedade à sua rotina tranquila. No entanto, apenas gatos saudáveis devem sair de casa.
Os passeios podem ser feitos com o dono ou livremente. Neste último caso, os animais de estimação saem para passear e voltam para casa sozinhos. É assim que a vida deles se desenrola numa casa de campo ou no campo.
Mas na cidade, os animais não devem ser deixados sozinhos. Há muito trânsito e grandes aglomerações. Um gato pode se assustar. Portanto, é mais seguro passeá-lo com o dono. No entanto, a coleira também pode ser estressante para o animal. Os gatos a percebem como uma restrição à sua liberdade. Em momentos de perigo, um animal peludo não pode fugir ou se esconder. E isso os deixa nervosos.
Para um gato doméstico que vive em apartamento, sair de casa sempre representa um grande risco. Portanto, cabe ao dono decidir se seu animal de estimação deve ou não passear. Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta.
Quais animais de estimação não são recomendados para passeios?
Existem alguns animais que não podem ser levados para fora de casa. Para esses gatos e seus donos, os passeios podem ser um grande desafio.
Não é recomendável passear com animais nos seguintes casos:
- Gatinhos com menos de 5 meses de idade. Eles têm o sistema imunológico muito frágil e ficar ao ar livre pode resultar em vírus ou ferimentos.
- Esses animais são impressionáveis, agressivos e tímidos. Representam um perigo para os outros. Um movimento repentino ou um grito podem desencadear um comportamento agressivo. O gato pode atacar seu dono ou um estranho, ficar assustado ou fugir.
- Durante o cio, as gatas atraem todos os gatos machos para perto de si. Para evitar problemas, os donos não devem levar seus animais para passear nesse período.
- Sem coleira antipulgas ou vacinação, seu gato pode ser infectado e contrair parasitas. O tratamento é caro, então não vale a pena correr o risco.
- Não é recomendável passear com uma gata grávida no final da gestação. Se o seu animal de estimação nunca saiu de casa, é melhor não o fazer durante este período.
- Animais doentes, aqueles que se recuperaram recentemente de uma doença ou que foram submetidos a cirurgia, devem permanecer em casa.
Animais de estimação com mais de 10 anos não devem ser levados para fora se nunca tiverem saído antes. Nessa idade, os animais não se interessam por espaços abertos; eles já se acostumaram com seu estilo de vida habitual. Levá-los para fora pode ser muito estressante.
Como preparar um gato para passear
É importante acostumar seu animal de estimação ao ambiente externo desde filhote. Gatos adultos que nunca estiveram ao ar livre antes sofrem estresse devido a sensações e cheiros desconhecidos.
Você pode começar a passear com seu cachorro a partir dos dois ou três meses de idade. Antes de começar, faça o seguinte:
- Vacine seu animal de estimação regularmente contra doenças infecciosas. Em áreas urbanas, os gatos podem contrair infecções de outros gatos, pássaros doentes ou pessoas. Gatos urbanos geralmente são vacinados contra rinotraqueíte infecciosa, raiva, calicivírus e clamídia.
- Proteja seu gato contra vermes e pulgas. Aplique gotas na cernelha ou compre uma coleira antipulgas.
- Compre uma coleira peitoral para o seu gato. Não é recomendável passear com ele sem uma. O animal pode se assustar com o ambiente desconhecido e fugir. A coleira deve ser feita de material sintético leve e ter até dois metros de comprimento. Nem todos os gatos aceitam a coleira peitoral na primeira vez. Alguns precisam de um treinamento gradual. Para isso, coloque a coleira no seu gato em casa, durante as brincadeiras. Aos poucos, ele se acostumará com a guia e os passeios se tornarão uma experiência positiva.
Prós e contras de passear com gatos
Para gatos domésticos, assim como para seus donos, sair de casa tem aspectos positivos e negativos.
Benefícios de caminhar ao ar livre:
- Mantenha seu animal de estimação em boa forma física e saudável. Passeios ajudarão seu amiguinho peludo a dormir melhor e a ter mais apetite. O metabolismo dele também melhorará.
- Seu animal de estimação não ficará entediado.
Desvantagens das passarelas para gatos:
- O animal pode ficar estressado.
- Existe o risco de ficar doente.
Os donos de animais de estimação também têm vantagens ao passear com seus bichinhos. Podem passar mais tempo com eles e desfrutar de mais atividades ao ar livre. No entanto, os passeios podem aumentar as despesas veterinárias.
O ideal é escolher um lugar tranquilo para passear com seu gato, como um parque. O melhor é levá-lo em uma caixa de transporte. O primeiro passeio não deve durar mais de 20 minutos. Gradualmente, você pode aumentar o tempo. Em dias de bom tempo, os passeios podem durar até duas horas. Ao passear com seu gato, certifique-se de que a coleira não esteja muito apertada. Restringir os movimentos do animal causará desconforto.
Os donos de gatos estão se perguntando se é seguro levar seus gatos para fora no inverno. Se o seu gato tem pelo longo e uma pelagem interna densa, como um gato da raça Norueguês da Floresta, um Siberiano de Pelo Longo ou um Maine Coon, não há problema. Eles prosperam ao ar livre mesmo em temperaturas amenas, chegando a -10°C. No entanto, animais de estimação de pelo curto devem ser mantidos dentro de casa em temperaturas congelantes.
Existem raças de gatos que são proibidas de passear. Entre elas estão os Sphynx, Munchkins e Bambinos.
Ao passear com o gato corretamente, os donos podem evitar preocupações com o estresse ou doenças do animal. O gato ficará saudável, desenvolverá um apetite saudável e continuará a encantar seu dono.



