Para mim, assim como para muitos donos de animais de estimação, um gato é um membro da família de fato. E eu adoto uma postura responsável em relação à alimentação dele, porque a saúde e o bem-estar dele dependem disso.
Para garantir que meu animal de estimação receba uma dieta balanceada, sigo as recomendações do veterinário. Claro, continuo comprando ração cara e balanceada. Também dou vitaminas, carne fresca e vegetais próprios para gatos. Às vezes, quero mimá-lo sem comprometer sua saúde. Mas os petiscos comprados em lojas são absurdamente caros e, para dizer o mínimo, têm ingredientes de qualidade inferior.
Refleti bastante sobre essa questão e cheguei a uma receita interessante e deliciosa que meu gato não resistiu. Qualquer pessoa pode fazê-la, e leva apenas cerca de 20 minutos.
Para fazer o "elogio", uso 4 colheres de sopa de aveia em flocos, um ovo, uma lata de peixe em conserva (em seu próprio caldo, se preferir, e as latas de peixe em óleo não servem) e os legumes favoritos do meu gato (os meus são abobrinha, cenoura e batata). Depois, bato todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Nesse ponto, você pode pré-aquecer o forno a 150 graus Celsius.
Em seguida, pego uma assadeira e forro com papel manteiga. Com as mãos úmidas, formo bolinhas bem pequenas. Elas devem ser pequenas o suficiente para que o gato consiga comê-las inteiras facilmente, sem precisar mordê-las e mastigá-las. Depois, coloco tudo sobre o papel manteiga. Para sua conveniência, você pode untar o papel manteiga com um pouco de óleo vegetal; não fará mal ao gato.
Eu asse tudo por cerca de 10 a 15 minutos a 150 graus Celsius. Depois, deixo os "biscoitos" esfriarem um pouco. Eles podem ser guardados em um recipiente hermeticamente fechado na geladeira por até uma semana. Lembre-se que essa quantidade de ingredientes rende bastante.
Este lanche contém uma grande quantidade de substâncias úteis, tais como:
- fibra;
- carboidratos complexos;
- magnésio;
- cálcio;
- fósforo;
- iodo;
- ferro;
- escorbuto;
- proteínas;
- ácidos graxos ômega;
- Vitaminas B e D.
Essa composição tem um efeito benéfico sobre os sistemas cardiovascular e nervoso do animal.
Lembre-se que este alimento não é adequado para a dieta diária do seu animal de estimação. Ofereça-o como um petisco ou como recompensa por bom comportamento.



