É comum que os donos se deparem com gatos marcando território em suas casas e se perguntem o que fazer. O odor fétido e pungente, as poças de urina e os móveis e sapatos arruinados podem afetar o humor dos donos e fazê-los esquecer o conforto do próprio lar. É importante entender por que o gato está se comportando dessa maneira para escolher a melhor solução.
Quando um gato começa a marcar território?
A marca é uma pequena quantidade de urina, hormônios sexuais, fluido seminal e secreções (feromônios). Gatinhos jovens não deixam marcas. Os problemas começam quando o animal atinge a puberdade. Os limites de idade são bastante arbitrários: dependem da raça, da dieta, do ambiente em que o animal vive e do clima.
Por volta dos 7 a 8 meses de idade, a maioria dos gatos atinge o pico dos níveis sanguíneos de hormônios sexuais.
Por que os gatos deixam marcas?
Um animal que atingiu a maturidade sexual é obrigado a informar periodicamente outras fêmeas e machos sobre a sua existência.
Principais razões:
- O gato marca seu território e deixa claro que não tolerará intrusões. Ele também marca a porta da frente com o mesmo propósito, pois pressente a presença de outros machos do lado de fora.
- Atrai a atenção das fêmeas quando elas estão no cio e demonstra sua prontidão para acasalar.
- Aparece um novo animal de estimação na casa, que é visto como um rival.
- O gato tem problemas de saúde.
- Tédio. Os donos não estão passando tempo suficiente com o animal, então ele tenta chamar a atenção. Uma característica marcante é marcar os pertences dos donos.
- Estresse ou medo. Isso pode ser causado por mudança para um novo local, reorganização dos móveis, etc.
Como agir dependendo da causa
Você deve pensar antecipadamente se seu animal de estimação será usado para reprodução. Nesse caso, você deve providenciar para que ele possa vagar livremente ou para que seja acasalado. Se você planeja mantê-lo confinado permanentemente, é melhor evitar torturá-lo e castrá-lo. Caso contrário, nenhuma medida ajudará; o animal continuará a marcar território simplesmente porque é necessário.
O que fazer em outros casos:
- Entre em contato com seu veterinário e verifique se seu animal de estimação está saudável.
- Você pode colocar discos de algodão embebidos em cítricos, água sanitária, vinagre, iodo ou permanganato de potássio nas áreas marcadas. Isso repelirá o animal, mas apenas enquanto o cheiro estiver forte. Produtos profissionais também estão disponíveis e são mais eficazes.
- Um método popular é emboscar o criminoso quando ele estiver no comando, usar suas melhores habilidades de atuação e fingir ser um gato rival. Agarre o animal pela nuca, rosne ameaçadoramente e bata repetidamente em seu rosto, como os gatos fazem quando brigam com as patas. Use os dedos para evitar ferir o animal. Demonstre a maior raiva possível e certifique-se de olhar o gato diretamente nos olhos. Quem desviar o olhar primeiro perde.
- Se a causa for ciúme ou tédio, você precisa dar mais atenção ao seu animal de estimação, acariciando-o, brincando com ele e oferecendo petiscos. Deixe brinquedos à disposição quando os donos estiverem ausentes.
Quando um gato marca território por estresse ou medo, você deve tentar criar as condições mais confortáveis para ele e, novamente, dar-lhe o máximo de atenção.
Marcar território é um instinto natural, não uma falha de treinamento. Nenhum método coercitivo — punição física, gritos ou arremesso de chinelos — produzirá um resultado positivo. É preciso agir de acordo com a situação específica ou resolver o problema com uma solução mais radical: a castração.





