Quando seu gato tosse e chia, esticando-se e pressionando-se contra o chão, você precisa prestar atenção ao seu comportamento subsequente. Ele pode estar fazendo isso para remover pelos da barriga ou pode estar sofrendo de algum problema respiratório.
Por que meu gato está com falta de ar e tosse?
Os gatos domésticos costumam lamber o próprio pelo. Às vezes, eles pegam pelos com a língua áspera e os engolem acidentalmente. Gradualmente, os pelos se acumulam no estômago, formando um pequeno nódulo. Esse nódulo é chamado de tricobezoar e causa desconforto ao gato. O gato começa a tossir, a respirar com dificuldade, a esticar-se e até a pressionar-se contra o chão para remover o caroço do estômago.
Mas existem outros motivos para esse comportamento:
- Alergias que evoluem para asma. Até mesmo os gatos podem sofrer dessa condição, acompanhada de tosse;
- Pneumonia. Também chamada de inflamação dos pulmões. É acompanhada por tosse persistente e letargia. O gato aparenta estar doente e inativo.
- Bronquite e outras doenças respiratórias. Nesse caso, seu animal de estimação pode se comportar normalmente, mas frequentemente apresentará tosse e chiado no peito.
- Outras causas que só podem ser determinadas em uma clínica veterinária.
O que fazer
Preste atenção à frequência da tosse e da respiração ofegante do seu gato. Se ele tossir raramente e expelir o caroço após se curvar ou realizar outros movimentos, não há motivo para preocupação. Se isso acontecer com frequência, você deve escovar seu animal de estimação para reduzir o risco de desenvolver uma micose.
Se a causa não for uma bola de pelos, você deve entrar em contato imediatamente com um veterinário. Seu gato pode ter bronquite, pneumonia, alergias ou asma. Nesse caso, é necessário tratamento profissional.
A saúde dos animais de estimação é sempre uma preocupação para os donos. Se o seu gato estiver se comportando de maneira estranha e você não conseguir encontrar uma explicação, deve consultar um especialista.




