Murzik, acalme-se: 5 maneiras de acalmar um gato agressivo

A agressividade em gatos pode ser desencadeada por diversos fatores externos. Muitas vezes, ocorre de forma tão inesperada que o dono não tem tempo de perceber a causa. Se você notar que seu gato está apresentando esse comportamento, tente moderá-lo para evitar que se agrave e se torne agressivo. Para facilitar o processo, siga estes passos.

Desça até o nível dela.

Sente-se calmamente ao lado do gato, evitando movimentos bruscos. Isso demonstrará que você não representa uma ameaça. Não o toque, pois isso pode provocar um ataque.

Deixe que ela se aproxime, cheire você e examine você. Isso aliviará o pânico dela e provavelmente a deixará mais tranquila.

Distraia com um saco de comida.

Distrações sempre funcionam, especialmente quando se trata de comida. Brinque com o saco de comida para que ela pare de se fixar na raiva. Ela pode simplesmente se recuperar e querer um lanche.

Em hipótese alguma a provoque: se mostrar a sacola, não esconda o petisco. Em vez de um petisco, você pode atrair a atenção dela com o brinquedo favorito.

Não bata

Responder à agressão com agressão não é a solução. Usar força física só irá confundi-lo ainda mais, pois seu gato pode ficar tão furioso que seu estado mental precisará ser avaliado por um veterinário. Bater nele só levará a mais medo, e esses acessos de raiva se repetirão.

Se o seu gato estiver no limite, evite puni-lo, independentemente do seu comportamento. Em casos graves, o melhor é deixá-lo sozinho em um cômodo separado.

Evite contato visual direto.

O contato visual é interpretado como um desafio pelo animal. Um gato enfurecido, ao perceber isso, irá atacá-lo. Quando estiver sentado perto dele, desvie o olhar para que ele não o veja como uma ameaça óbvia.

A melhor maneira seria ignorar completamente.

Borrife com água usando um borrifador.

Se tudo mais falhar, o gato se preparará para atacar. Como bater ou fugir é inútil e só piorará a situação, use um aspersor de água.

Essa é uma medida extrema e só deve ser usada ocasionalmente. Gatos têm medo de água, então isso vai mostrar a ela que seu comportamento está errado. Com o tempo, ela se acalmará completamente.

Procure ajuda profissional qualificada se sentir que não consegue lidar com a situação sozinho. Comece por consultar um veterinário.

Comentários