Mura, nossa gata fofa e brincalhona, adora dormir e brincar no parapeito da janela ou na varanda. No verão, ela se aventura pela janela aberta até o sótão. É um mistério como ela aprendeu a andar sobre toldos e pular de uma varanda para a outra.
Certa manhã, ela não voltou para casa; isso nunca tinha acontecido antes. Procuramos no sótão e nos arredores – Mura havia sumido. Estávamos inconsoláveis: nossos corações dispararam, as crianças choravam, e só meu marido tentou pensar racionalmente e não se entregar ao desespero. Pouco depois, a encontramos nos arbustos perto de outra casa. Levamos ela ao veterinário, onde disseram que nossa gata tinha quebrado o quadril. Ela também estava sem um dente, coitadinha.
Mura passou por um tratamento intensivo e, um ano depois, já estava correndo e brincando, tendo esquecido suas aventuras passadas. Ela não sobe mais ao sótão, porém. Após esse incidente, decidimos protegê-la de quedas e a nós mesmos do estresse, utilizando diversos métodos que gostaríamos de compartilhar com vocês.
Ao passear com seu animal de estimação, não deixe as janelas totalmente abertas.
Manter a janela fechada é a maneira mais fácil de garantir a segurança do seu animal de estimação. Isso pode ser difícil durante os meses mais quentes, pois os cômodos precisam de ventilação. Limitadores de abertura de janela são projetados para essa finalidade.
Uma regra importante para a instalação do dispositivo é que o espaço deve ser menor que o tamanho da cabeça do gato, caso contrário, ele pode machucar as patas ou passar por ele.
Instale mosquiteiros resistentes.
Uma janela com restritor permite apenas uma pequena circulação de ar, o que pode ser problemático em climas quentes. Nessa situação, as telas mosquiteiras podem ser uma solução. Elas são feitas de diversos materiais, incluindo plástico, náilon e aço inoxidável. Para donos de animais de estimação curiosos, existem telas de náilon reforçadas. No entanto, animais particularmente persistentes podem, às vezes, rasgar até mesmo essas. Telas mosquiteiras comuns não são adequadas para proteger animais de estimação; elas não suportam o peso deles.
Em vez de telas mosquiteiras, você pode comprar telas metálicas soldadas ou de policarbonato. Elas podem ser instaladas não apenas em janelas, mas também em varandas abertas. São duráveis e não danificam as garras do seu animal de estimação. A desvantagem é o alto custo.
Proprietários de gatos recomendam evitar mosquiteiros com fechos de plástico ou mola, pois podem ser facilmente empurrados para fora pelo peso do animal.
Lixe todas as superfícies de madeira.
Ao instalar uma tela mosquiteira em uma janela ou varanda de madeira, lixe a superfície primeiro. Caso contrário, a tela não ficará bem fixada e poderá rasgar se o seu gato decidir brincar e pular nela.
Use cores de grade cinza ou preta.
Os gatos são ativos e amigáveis. Com certeza vão querer brincar com a tela mosquiteira, o que pode danificá-la. No entanto, eles não gostam da cor preta, por isso a usamos para proteger a estrutura de ataques de animais peludos. É improvável que um gato tente pular em uma tela mosquiteira preta ou cinza quando estiver caçando um pássaro ou uma mosca.
Além disso, cores escuras transmitem menos luz, portanto o ar no ambiente aquecerá mais lentamente.
Criar um cantinho confortável na varanda é uma tarefa para quem realmente ama seu amigo peludo.



