Você talvez nunca tenha ouvido falar de todas essas raças raras de gatos, mas acredite, elas são absolutamente adoráveis — e perfeitas!
Khao Mani
Essas Brancas de Neve são originárias da Tailândia. Seu nome significa "gema branca", embora também sejam chamadas de Olhos de Diamante devido à singularidade de seus olhos. Leais aos humanos, são bastante populares entre a realeza e celebridades na Ásia.
Cachos Americanos
Enquanto a maioria dos gatos vira as orelhas do avesso acidentalmente, este gato é conhecido por suas orelhas em formato de concha. Quando são jovens, suas orelhas são retas, mas com o tempo, elas vão se curvando gradualmente!
Devon Rex
Seu nome se refere ao seu local de origem — esses gatos são originários de Devon, na Inglaterra! Eles parecem não ter pelos, mas na verdade possuem uma pelagem muito fina e macia. São incrivelmente inteligentes, brincalhões e frequentemente chamados de "macacos em trajes de gato".
Selkirk Rex
Originária de Montana, esta raça existe há mais de 30 anos. Possui pelagem longa e encaracolada, corpo robusto e cabeça grande. O Selkirk Rex descende de uma única gata chamada Miss DePesto.
Munchkin
São chamados, com razão, de "quietos" devido às suas pernas curtas, grande entusiasmo e andar trôpego. Seu apelido, compreensivelmente, é "salsicha". O nome "munchkin" vem do romance "O Mágico de Oz", de L. Frank Baum.
Esfinge
Eles foram criados acidentalmente no Canadá na década de 1960. Sua pele pode variar em cor e padrão onde deveria haver pelos — se é que há algum! Receberam o nome de uma estátua egípcia — metade gato, metade humano. Talvez por causa de sua pele quase humana.
American Wirehair
Podem parecer gatos comuns, mas a textura da sua pelagem é diferente da dos gatos domésticos de pelo curto. Em 2002, apenas 39 desses gatinhos foram registrados, e em 2018, apenas 22!
Scottish Fold
Esses bichinhos são gordinhos, fofinhos e bastante adaptáveis — veja só essas orelhinhas! Eles são frequentemente comparados a corujas por causa dos olhos e orelhas, e são incrivelmente amigáveis.
Levkoy ucraniano
Essa raça é praticamente desconhecida por qualquer grande organização internacional de colecionadores e criadores de gatos, com exceção dos clubes ucranianos e russos. O que os torna verdadeiramente únicos é que as gatas são muito diferentes dos gatos machos.
Cornish Rex
Em vez de uma pelagem comum, esta raça possui uma pelagem fofa e macia, semelhante a penugem, mas perde pelos com a idade, assim como os humanos. São semelhantes ao Devon Rex, exceto por terem genes diferentes e serem originários da Cornualha, Inglaterra. Também podem viver mais tempo do que a maioria das outras raças.
Bobtail japonês
A pequena cauda é geneticamente determinada e única para cada gato, como uma impressão digital. Embora a maioria dos gatos precise de cauda para pular, essa raça é incrivelmente atlética e ágil. Isso os torna fortes candidatos a prêmios em exposições felinas, que são bastante populares no Japão.
Donskaya
Esta é uma raça nova, reconhecida pela Federação Mundial de Gatos em 1997 e pela Associação Internacional de Gatos em 2005. Apesar de não terem pelos, precisam de cuidados frequentes com a pelagem. Mas seu temperamento amigável compensa o esforço.
LaPerm
A raça surgiu no início da década de 1980 como uma mutação espontânea de gatos criados para controlar pragas no Oregon. Eles podem ser extremamente peludos, mas esses adoráveis coelhinhos são, na verdade, hipoalergênicos.
Licoi
Também conhecidos como homens-gato, os Lykoi se tornaram uma raça campeã. Seus corpos são quase totalmente cobertos de pelos, mas seus rostos são parcialmente sem pelos. Cientistas da Universidade do Tennessee tentaram determinar a causa, mas o padrão da pelagem dos Lykoi permanece um mistério.
Cordeirinho
O nome da raça deriva de seus primos de pernas curtas, os Munchkins, e do fato de sua pelagem se assemelhar à lã de cordeiro. A raça só surgiu em 1990, por isso continua sendo extremamente rara.
Minskin
Este cruzamento de Sphynx foi criado (após muitas, muitas tentativas) por Paul McSorley em Boston, Massachusetts. No início de 2005, havia aproximadamente 50 gatos que correspondiam à visão de Minskin e estavam registrados na Associação Internacional.
Pixie-bob
Em 1986, uma mulher em Washington resgatou um gato muito grande com cauda curta, supostamente filho de um lince-pardo. Quando ele cruzou com a gata de um vizinho, ela ficou com um dos filhotes e o chamou de Pixie — daí o nome da raça.
Taça persa
Esta versão miniatura do gato persa é tão pequena que cabe numa xícara de chá como gatinhos. Não são oficialmente reconhecidos como uma raça separada. Essas criaturinhas são muito difíceis de encontrar, o que as torna uma raça bastante rara. Mas cuidado — esses bichinhos podem ter problemas de saúde!
Peterbald
Este gato de orelhas compridas possui um gene especial para o pelo; os gatinhos podem nascer sem pelo ou com pelo. Os que nascem com pelo podem eventualmente ficar sem pelo.





















