Eles vivem bem ao nosso lado — criaturas peludas, fofas e discretas. Conseguem saltar até o quinto andar sem impulso, distinguem quase 50 tons de cinza e preveem terremotos e desastres. Aqui estão alguns fatos que comprovam que os gatos possuem qualidades maravilhosas e, em muitos aspectos, são superiores aos seus donos.
Eles ouvem melhor
Cerca de 30 pequenos músculos movimentam o canal auditivo do gato, permitindo que os órgãos da audição assumam diversas posições.
Especialistas acreditam que gatos e até mesmo cachorros ouvem muito melhor do que os humanos — um dom da natureza para seus ancestrais, caçadores noturnos selvagens. A sensibilidade dos gatos ao som é quatro vezes maior que a dos humanos.
Nossos animais de estimação conseguem identificar com precisão a origem de um som. Os gatos também ouvem sons de alta frequência, inaudíveis para os humanos, e percebem diferenças de tom. Portanto, é comum ver um gato olhando fixamente para um ponto específico — naquele instante, seu amigo peludo está captando informações sonoras.
Ter um olfato mais apurado
O olfato dos gatos, que lhes permite sobreviver mesmo em ambientes hostis, é 14 vezes mais aguçado que o dos humanos. Isso lhes permite selecionar alimentos frescos, pressentir a aproximação de inimigos e encontrar um parceiro adequado.
O olfato apurado dos gatos os ajuda a não se perderem, já que o ambiente ao seu redor costuma ser marcado pela presença de outros mamíferos. Esse órgão, amplamente associado ao olfato, distingue os gatos de outros animais. Localiza-se na região nasal e se abre na cavidade oral. Trata-se do órgão de Jacobson, nomeado em homenagem ao renomado cientista dinamarquês. Suas funções ainda são debatidas por especialistas. Acredita-se que o órgão de Jacobson permita aos gatos analisar a composição química dos alimentos e até mesmo prever desastres naturais, como erupções vulcânicas, deslizamentos de terra e terremotos.
Eles enxergam melhor no escuro.
Os gatos não enxergam bem sob luz forte; seu ambiente natural é de luz difusa e crepúsculo. A partir de meio metro, é necessária uma distância mínima para observar o campo de caça de um gato. Animais noturnos se destacam nesse quesito — sua acuidade visual geneticamente modificada permite que eles percebam objetos com detalhes e clareza (eles enxergam seis vezes melhor que os humanos).
Os gatos possuem visão binocular, assim como muitos mamíferos e humanos — eles focam ambos os olhos em um objeto de interesse e obtêm informações precisas sobre sua posição no espaço. Os gatos têm uma visão periférica mais ampla do que os humanos. Além disso, eles enxergam objetos em movimento um pouco melhor do que objetos estáticos.
Eles saltam mais alto e correm mais rápido
Mesmo um gato que trota lentamente pode ultrapassar uma pessoa caminhando a uma velocidade moderada. Especialistas estimam que a velocidade de corrida de um gato seja de aproximadamente 13 quilômetros por hora.
No entanto, os velocistas peludos podem alcançar resultados incríveis – 50 quilômetros por hora.
Quando se trata de saltos em altura, é improvável que os humanos consigam igualar seus animais de estimação tão cedo. Em um momento de perigo, um gato pode saltar até 3 metros! Considerando o tamanho e comprimento médio de um gato, isso equivale aproximadamente à altura de um prédio de cinco andares.



