É fato conhecido que os gatos, assim como outros carnívoros, consomem não apenas alimentos de origem animal, mas também de origem vegetal para manter o equilíbrio vitamínico. As fibras vegetais mais grossas promovem uma boa digestão, limpam as paredes intestinais e enriquecem o organismo com vitaminas. Vamos analisar mais de perto por que os gatos comem plantas domésticas.
Falta de vitaminas na dieta
Uma possível causa pode ser a deficiência de vitaminas na dieta diária do seu animal de estimação. Preste atenção especial se o seu gato estiver letárgico, com pouco apetite ou se você notar pelos quebradiços, sem brilho ou com caspa, pois isso provavelmente indica que a ração oferecida está carente de vitaminas e minerais essenciais.
Limpeza gástrica
Outro motivo pelo qual seu animal de estimação pode podar plantas em vasos é para limpar o estômago. Os gatos induzem o vômito intencionalmente ao ingerir plantas espinhosas e pontiagudas que irritam suas mucosas. Eles precisam se livrar dos pelos acumulados no estômago. Cada vez que se lambem, alguns pelos acabam no estômago, onde se acumulam, causando desconforto. Depois de um tempo, o gato tenta aliviar esse desconforto comendo plantas da casa.
Eles são atraídos pelo aroma das plantas.
O olfato dos gatos é muito sensível; embora não seja tão desenvolvido quanto o dos cães, é muito superior à percepção humana. Existem plantas cujos aromas não só agradam aos gatos, como também lhes proporcionam prazer. Entre elas, estão a erva-de-gato, a valeriana e plantas semelhantes, que contêm substâncias que se assemelham aos hormônios sexuais felinos.
Mas há gatos que adoram outros aromas; alguns adoram o cheiro de cravos, agulhas de pinheiro, mimosas, violetas e outras plantas de interior.
Entretenimento incomum
Assim como nós, nossos animais de estimação podem sentir tristeza e alegria, além de tédio, por exemplo. E o tédio pode levar às situações mais aparentemente absurdas. Um gato entediado pode ficar curioso com um vaso de planta. Ele vai cheirá-lo, tocá-lo com a pata, mordiscar as folhas e flores que se movem e, se gostar muito, pode até cavar a terra e "acidentalmente" derrubar o vaso no chão — qualquer coisa é mais divertida do que ficar deitado na cama.
Outra maneira de tirar seus donos do tédio é provocá-los. Muitos donos de gatos sabem por experiência própria que seus animais de estimação fazem coisas pelas quais costumam ser repreendidos: afiar as garras nos móveis, derrubar objetos da mesa ou cavar a terra de um vaso de flores. E como é emocionante para eles fugirem de seus donos irritados e se esconderem embaixo do sofá ou atrás de um armário. E o que não se pode fazer quando não se tem nada melhor para fazer?
Como você pode proteger sua planta de ser comida por gatos?
Para facilitar, vamos dividir os motivos pelos quais os gatos comem plantas domésticas em fisiológicos (deficiência de vitaminas e limpeza estomacal) e psicológicos (tédio, busca por entretenimento). As soluções também variam.
Combater as causas fisiológicas:
- Ao lidar com problemas físicos, lembre-se de que a limpeza estomacal é um processo natural e inevitável. Seu gato precisa remover periodicamente os pelos acumulados. Para evitar danos às suas plantas, ofereça ao seu gato um vaso separado com aveia (a aveia germinada é muito benéfica para gatos, não apenas como um auxiliar na limpeza estomacal, mas também como fonte de vitaminas e minerais). Pet shops também vendem pastas depilatórias comestíveis especiais (consulte um especialista para obter orientações sobre como usá-las), e também existem alimentos com ingredientes que facilitam a eliminação natural dos pelos.
- A segunda causa fisiológica (baixos níveis de nutrientes e vitaminas) só pode ser tratada com a ajuda de um especialista. É fundamental levar seu animal de estimação ao veterinário. Ele selecionará o complexo vitamínico ideal para o paciente e, se necessário, prescreverá medicamentos.
Nunca castigue fisicamente seu animal de estimação, molhe-o com água ou tente assustá-lo. Esses métodos podem ser prejudiciais à saúde do seu animal.
Para evitar que seu gato destrua todas as flores da casa por tédio, tente mantê-lo ocupado o máximo possível. Compre diversas bolas, cordas e outros brinquedos macios, que façam barulho e guinchos, em uma loja especializada.
Na natureza, os gatos adoram escalar para alcançar lugares altos, tanto por segurança quanto para ter uma boa visão (afinal, são predadores). Ofereça ao seu animal de estimação uma escada, um poste, uma prateleira — qualquer coisa que o ajude a ficar mais alto do que outros objetos no cômodo.
Se o seu gato já se afeiçoou às suas flores, borrife as plantas com água cítrica ou pimenta usando um borrifador e, para reforçar o efeito, coloque algumas fatias de limão diretamente no vaso.
Você também pode proteger a terra no vaso com pedrinhas (grandes o suficiente para dificultar a escavação) ou recortar círculos de espuma (do mesmo diâmetro do vaso) com um furo para as flores.
E cubra o parapeito da janela com fita adesiva dupla face em todo o perímetro (os gatos não gostam de superfícies pegajosas).
Para conviver em harmonia com seus animais de estimação, tente compreendê-los. Para isso, observe-os e ouça-os com mais frequência. Dessa forma, o comportamento deles não parecerá estranho ou incompreensível. Toda "travessura" tem seus motivos válidos; basta reconhecê-los e tentar neutralizá-los ao máximo.



