O gato balinês é uma raça de pelo semilongo desenvolvida na América. Também é conhecido como polinésio ou balinês. É uma variedade do gato siamês. Os gatos balineses são muito valorizados pelos criadores por sua baixa necessidade de cuidados, aparência aristocrática e natureza dócil. São animais de estimação versáteis, que se dão bem com outros animais e crianças.
Contente
Contexto histórico
Não existem informações confiáveis sobre a origem do gato balinês, mas existem duas teorias não oficiais. Segundo a primeira, um criador cruzou um gato angorá com um gato siamês, criando uma variedade híbrida chamada balinês.
A segunda opção é mais plausível. Gatinhos siameses de pelo comprido eram considerados "defeituosos" e não eram utilizados para reprodução. Um desses gatinhos foi notado em um gatil pela criadora Marion Dorset. A graciosa marcha do siamês de pelo comprido lembrou-lhe os movimentos das dançarinas balinesas. Ela decidiu então nomear a raça de Balinesa e começou a criar esses gatos.
Os gatos balineses foram reconhecidos pelas principais organizações felinológicas no final do século XX.
Descrição e padrão

Gatos com pelagem vermelha e preta não são permitidos em exposições e não são utilizados para reprodução.
Os gatos balineses distinguem-se pelo seu porte relativamente pequeno. Não pesam mais de 5 kg, sendo as fêmeas mais leves que os machos.
Padrão da raça:
- O corpo é esguio e alongado.
- Os membros são longos e finos. As patas são pequenas, ovais, e os dedos são longos. Os membros anteriores são mais curtos que os posteriores.
- A cabeça é pequena e em forma de cunha. O focinho é alongado, as maçãs do rosto são proeminentes e o nariz é longo e reto.
- As orelhas são grandes, de formato triangular com pontas agudas.
- Os olhos são grandes e em formato de amêndoa. A íris é azul clara ou azul escura.
- A cauda é fina e comprida. Uma curvatura na cauda é considerada uma falha da raça.
- A pelagem é sedosa e longa. Os pelos do queixo, da cauda e do pescoço são ligeiramente ondulados. Os gatos balineses não têm subpelo.
A cor principal dos gatos balineses é o padrão pointed. Existem 20 variações dessa cor. O padrão também permite uma cor sólida (javanês).
A expectativa de vida média dos gatos balineses é de 15 a 20 anos.
Personagem
Os gatos balineses são animais de estimação sociáveis e pacíficos. Eles adoram passar tempo com a família e brincar com crianças. No entanto, as crianças devem ser ensinadas com antecedência a lidar com o animal corretamente. Se uma criança incomodar o gato, ele pode se defender e arranhar a criança. Contudo, agressividade sem provocação e comportamento vingativo não são típicos dessa raça.
Os gatos balineses são amigáveis com estranhos. Eles adoram carinho e exigem atenção extra de seus donos. Não toleram bem a separação prolongada e não gostam de ficar sozinhos.
Esses animais são muito curiosos e inteligentes. Eles adoram explorar o ambiente ao seu redor e participar das tarefas domésticas.
Vantagens e desvantagens da raça
Vantagens de Bali:
- Aparência atraente;
- natureza dócil;
- pouco exigente em termos de cuidados;
- queda de cabelo moderada;
- amabilidade;
- Não é exigente com relação à comida.
Uma pequena desvantagem dos gatos balineses é o seu miado alto. No entanto, sua voz é bastante agradável e melodiosa.
Educação e formação
Os representantes desta raça não necessitam de treinamento adicional. Eles aprendem as regras da casa sozinhos e se lembram rapidamente de onde fica a caixa de areia. O dono só precisará ensinar o animal de estimação a reconhecer seu nome.
Se desejar, você pode treinar um gato balinês. Eles são muito ativos, e esse processo será agradável não só para o dono, mas também para o gato.
É possível ensinar truques e comandos simples a um gato. Gritos e abusos físicos são proibidos durante o treinamento, pois podem causar traumas psicológicos ao animal.
Contente
Os gatos balineses adaptam-se bem a apartamentos espaçosos na cidade ou a casas de campo. Um espaço pequeno deixará este animal de estimação ativo desconfortável.
Não é recomendável deixar o gato do lado de fora sem supervisão, pois, como resultado da criação seletiva, os gatos balineses perderam seus instintos básicos. Se desejar, você pode levar um gato balinês para passear, mas apenas na coleira e em clima quente. Em clima frio, o animal deve ser protegido de correntes de ar, pois essa raça não possui subpelo e tem um sistema imunológico relativamente frágil.
Antes de mudar seu gato para uma nova casa, é importante prepará-la. Mantenha medicamentos, fios e objetos de valor fora do alcance de animais curiosos.
Para os balineses, você também precisará adquirir os seguintes acessórios:
Características de cuidado
O gato balinês não requer cuidados especiais. A realização regular dos seguintes procedimentos é suficiente:
- Limpe as orelhas, os olhos e os dentes do gato;
- pentear a lã;
- Dê banho no seu animal de estimação;
- aparar as garras.
O dono também precisa criar uma dieta para o animal de estimação de quatro patas.
Asseio
É recomendável inspecionar regularmente os olhos e as orelhas do seu animal de estimação. Qualquer secreção deve ser removida com cotonetes. Para remover a placa bacteriana, use cotonetes embebidos em vaselina.
Os gatos balineses são propensos a doenças dentárias e requerem cuidados dentários minuciosos. A boca deve ser examinada uma vez por semana. Os dentes também devem ser escovados com pasta de dentes e escova específicas para gatos, com a mesma frequência. Se esse procedimento não for iniciado desde cedo, pode ser difícil realizá-lo em casa. Nesses casos, é aconselhável procurar um veterinário.
Para prevenir o tártaro e outros problemas dentários, você também deve comprar petiscos específicos para limpeza dental em uma loja de animais. A embalagem desses alimentos deve estar etiquetada como "Dental".
Os gatos balineses devem ser banhados conforme a necessidade. Como eles não gostam de água, o dono precisará de um auxiliar para segurar o animal. A pelagem deve ser ensaboada uma vez com um xampu específico para raças de pelo longo. Após o banho, a pelagem deve ser seca com uma toalha, dando leves batidinhas. Evite usar secador de cabelo, pois o ar quente resseca a pele delicada.

Como o gato não possui subpelo, sua pelagem não embaraça, o que significa que não requer cuidados extensivos. Escovar o Balinês uma vez por semana é suficiente.

As unhas precisam ser aparadas à medida que crescem. Esse procedimento pode ser realizado por um profissional de estética animal. Em casa, você precisará usar um pequeno cortador de unhas para aparar cuidadosamente a pontinha da unha.
Planejamento alimentar
Os gatos balineses podem ser alimentados tanto com ração comercial quanto com comida natural. A alimentação mista não é recomendada para esta raça. Se optar pela segunda opção, inclua os seguintes alimentos e recipientes na dieta do seu animal de estimação:
- carne magra (peru, frango, vitela);
- Peixe do mar sem espinhas (pode ser oferecido ocasionalmente);
- produtos lácteos fermentados;
- diversos tipos de mingau cozidos em água;
- vegetais em forma de purê.
Não é recomendável alimentar seu animal de estimação com comida da mesa. Não dê doces, carnes defumadas ou picles, e não adicione sal, pimenta ou temperos às refeições preparadas.
Ao alimentar seu animal de estimação com comida natural, recomenda-se incluir suplementos vitamínicos específicos na dieta dele.
É muito mais fácil alimentar um gato balinês com ração seca e úmida comercial do que preparar vários pratos diferentes para ele. Mas, ao escolher esse tipo de alimento, vale a pena considerar que o complexo de vitaminas e microelementos necessários para o organismo do gato está presente apenas em alimentos premium (Royal Canin, 1st Choice, Brit). Você também precisa garantir que seu animal de estimação tenha sempre acesso livre a uma tigela de água limpa em temperatura ambiente.
Doenças e tratamento
Os gatos balineses são os que mais sofrem com parasitas. Para prevenir esse problema, é importante que seu animal de estimação seja vermifugado regularmente em uma clínica veterinária. Também é recomendável comprar uma coleira especial contra pulgas e carrapatos para ele.
Os gatos polinésios também são propensos a desenvolver os seguintes problemas de saúde:
| Doença | Descrição | Tratamento |
| Gengivite | Essa doença dentária é caracterizada pela inflamação dos tecidos moles da gengiva e leva à perda dos dentes. Pode ser reconhecida por sintomas-chave como mau hálito, gengivas inchadas e aumento da salivação. | A escovação dental regular pode ajudar nos estágios iniciais. Além disso, você pode tratar as gengivas do seu gato com Zubastik ou Dentavidin. |
| Amiloidose | A doença está associada a uma disfunção no metabolismo de proteínas no organismo. Ela pode afetar o sistema digestivo, o baço e o fígado do animal. | A doença é incurável. |
| Cardiomiopatia | Essa doença cardiovascular leva ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca em gatos e é caracterizada pela dilatação das câmaras cardíacas. Os sinais da doença incluem tosse, letargia e falta de ar. | Caso sejam detectados sintomas, você deve levar seu animal de estimação ao veterinário para exame e tratamento adequado. |
| Lesão infecciosa do trato respiratório superior | A doença pode ser fatal se não for tratada. Os sintomas incluem espirros e secreção abundante de muco transparente pelos olhos do gato. | O animal de estimação necessita de tratamento com antibióticos. |
Representantes dessa raça também são frequentemente diagnosticados com doenças musculoesqueléticas, renais e hepáticas. O estrabismo é uma anomalia congênita.
Exames preventivos regulares em uma clínica veterinária ajudarão a identificar a doença em um estágio inicial e a impedir sua progressão.
Reprodução
O acasalamento só pode ocorrer após o primeiro cio da gata, quando ela completar um ano de idade. A fêmea deve ser levada ao território do macho. Antes do acasalamento, recomenda-se levar o animal a um veterinário para um exame preventivo.
Os primeiros sinais de gravidez podem não ser perceptíveis até três semanas após o acasalamento. Durante esse período, a gata deve ser bem alimentada e ter bastante carne em sua dieta. As refeições devem ser aumentadas e as porções menores. Evite que a gata ganhe peso em excesso, pois isso pode levar a complicações durante o parto.
Os gatinhos nascem com pelos curtos e brancos como a neve. Os primeiros sinais de sua coloração característica aparecem apenas alguns meses após o nascimento, e a pelagem está completamente formada entre 7 e 10 meses.
O ideal é alimentar os gatinhos com ração específica para filhotes, que deve ser, no mínimo, de qualidade premium.
Ideias de apelidos
O gracioso gato miniatura desta raça pode ser chamado de:
- Becky;
- Amanda;
- Zlata;
- Doninha;
- Nancy.
Os seguintes apelidos podem ser adequados para um balinês do sexo masculino:
- Senhor;
- Sam;
- Tempestade;
- Topázio;
- Marte.
Os gatos balineses são ideais para famílias grandes com crianças pequenas e para idosos. Além disso, essa raça é hipoalergênica, o que a torna uma escolha ideal para pessoas alérgicas.












