Todo dono de cachorro quer que seu animal de estimação cresça saudável e forte. Para isso, é importante monitorar a dieta dele, incluindo não apenas carne e grãos, mas também frutas vermelhas e outras frutas. No entanto, nem todos os alimentos são igualmente benéficos para o animal — alguns podem até ser fatais.
Que frutas você pode dar para cachorros?
Os alimentos de origem vegetal são ricos em fibras (essenciais para a digestão normal), vitaminas e minerais (envolvidos em praticamente todos os processos metabólicos). Portanto, são essenciais na dieta de um cão. No entanto, o trato gastrointestinal dos cães não é bem adaptado para digerir alimentos de origem vegetal. Por isso, os veterinários recomendam a introdução gradual de alimentos complementares, como frutas e bagas, o que ajuda a prevenir reações alérgicas e diarreia.
Maçãs
Maçãs verdes são as frutas mais seguras para cães. Elas fornecem ácido ascórbico e ferro, além de promoverem a saúde digestiva. Fatias de maçã são um ótimo petisco para animais de qualquer idade. Podem ser oferecidas frescas, assadas ou secas. Raças miniatura devem receber de 2 a 3 fatias pequenas por dia, enquanto cães adultos de grande porte não devem receber mais do que meia maçã média.
Bananas
Essa fruta exótica não é apenas deliciosa, mas também nutritiva. Sua polpa contém uma grande quantidade de diversas vitaminas e minerais essenciais para a saúde do cão. No entanto, devido ao seu alto teor de açúcar, as bananas devem ser oferecidas com moderação na dieta do seu cachorro. Veterinários recomendam que você as dê aos seus amigos de quatro patas no máximo uma ou duas vezes por semana e em quantidades muito pequenas.
Melancia
Essa fruta enorme é adorada não só por adultos e crianças, mas também pela maioria dos cães. A melancia é rica em potássio e vitaminas. Mais de 90% da polpa da fruta é água. Em dias quentes, uma fatia de melancia saciará a sede do seu pet e evitará a desidratação. Os cães não devem ingerir sementes ou cascas de melancia. Portanto, os donos devem ter cuidado e oferecer aos seus amigos peludos apenas a polpa da melancia bem limpa.
Melão
O melão, aromático e delicioso, é uma excelente fonte de vitaminas, ácidos orgânicos, minerais e fibras. Devido ao seu alto teor de água, mesmo um pequeno pedaço de melão é ótimo para matar a sede. No entanto, apesar de todos os seus benefícios, o melão deve ser oferecido aos cães com moderação para evitar diarreia.
Que frutas não devem ser dadas aos cães?
Algumas frutas contêm substâncias tóxicas para cães, podendo causar envenenamento e sérios problemas digestivos.
Caqui, ameixa
Muitos cães adoram ameixas. No entanto, essa fruta deve ser excluída da dieta deles, pois tem um forte efeito laxativo nos intestinos.
Também não é aconselhável alimentar seus amigos de quatro patas com caquis. Eles têm efeito laxativo e suas sementes podem causar febre.
Pêssegos, cerejas, cerejas doces
O perigo dessas frutas para os animais reside nos caroços, que contêm cianeto. Esses caroços prejudicam a respiração dos tecidos e podem causar envenenamento grave e até a morte. Cães podem ocasionalmente receber uma pequena fatia de pêssego ou algumas cerejas, desde que os caroços sejam removidos. No entanto, as cerejas devem ser evitadas completamente. Apenas algumas cerejas podem causar estomatite, dificuldade para respirar e choque.
Uva
Frutas vermelhas, frescas ou secas, devem ser completamente excluídas da dieta do cão. Mesmo pequenas quantidades podem causar intoxicação, insuficiência renal e problemas nos rins e no trato urinário.
Abacate
O abacate é uma fruta potencialmente fatal para cães. Ele contém persina, que pode desencadear pancreatite aguda em animais. Além disso, o consumo de abacate frequentemente leva a dificuldades respiratórias e acúmulo de líquido seroso nas cavidades abdominal, pleural e pericárdica.



