Pequenos parasitas: como reconhecer pulgas no seu animal de estimação

As pulgas são parasitas muito perigosos para os cães. Elas não só causam coceira, como também podem provocar reações alérgicas, vermes e uma série de outras doenças. Além disso, são muito difíceis e demoradas de eliminar, principalmente se o problema não for detectado precocemente. Felizmente, identificar pulgas no seu animal de estimação é fácil.

Seu cachorro está constantemente se coçando e mordendo.

O primeiro sinal de que seu animal de estimação tem pulgas é coceira e mordidas constantes. As picadas de pulga causam coceira, às vezes levando ao eczema. Isso também pode fazer com que seu animal chore com frequência. Se você notar esse comportamento, verifique imediatamente a pele do seu cão em busca de pequenas manchas pretas ou feridas (em casos avançados). Em casos raros, seu animal de estimação pode desenvolver falhas no pelo; nesse caso, consulte um veterinário imediatamente. Ele poderá ajudá-lo a escolher o tratamento adequado para proteger completamente seu cão desses problemas.

São visíveis manchas brancas na pelagem do animal.

O aparecimento de flocos brancos em um cachorro também indica que o animal contraiu parasitas. As partículas de cor clara são ovos de pulgas. Em casos de infestação leve, eles, assim como as pulgas adultas, podem ser difíceis de encontrar; portanto, se você não encontrar pulgas adultas ou seus ovos, isso não significa que o animal esteja livre deles.

Ao dar banho no seu cachorro, fique atento aos insetos.

Você também pode identificar pulgas indesejadas no seu animal de estimação durante o banho – as pulgas têm medo de água e sairão do corpo do seu cão. Se encontrar algum parasita, penteie imediatamente o seu animal com um pente fino. Você também pode comprar um pente antipulgas específico em uma loja de animais. Isso removerá quaisquer ovos e excrementos do corpo do seu animal.

Escove seu animal de estimação em um lençol branco.

A maneira mais fácil de detectar pulgas no seu animal de estimação é penteá-lo com um pente antipulgas em um pano branco. Tenha cuidado especial nas seguintes áreas:

  • estômago;
  • pescoço;
  • área próxima à cauda;
  • região da virilha;
  • a área próxima ao nariz e à mandíbula;
  • superfície das coxas.

As pulgas e seus ovos são encontrados com mais frequência nessas áreas porque os cães têm a pele macia e delicada nessas regiões.

É importante entender que um animal pode pegar pulgas mesmo sem sair de casa. Os humanos também são portadores desses parasitas, então não ignore o comportamento ansioso do seu animal de estimação. Pelo mesmo motivo, tratamentos preventivos devem ser realizados independentemente de o cão sair de casa ou não.

Comentários