Os gatos são animais de estimação adorados em inúmeros apartamentos na cidade e casas no campo. Muitas pessoas que adotam um gato acreditam ser impossível cometer erros em seus cuidados — e, por isso, prejudicam seus animais de estimação, alimentando-os em excesso ou ignorando doenças perigosas. Quais são os erros mais comuns cometidos por donos de gatos e como evitá-los?
Deixar muita comida na tigela
A maioria dos donos de animais de estimação trabalha do amanhecer ao anoitecer. Para manter seus gatos alimentados durante o dia, geralmente deixam uma tigela cheia de comida — seca ou úmida, ou frequentemente ambas.
Como resultado, o gato come em excesso, fica acima do peso e desenvolve doenças associadas.
A comida úmida deixada em uma tigela por muito tempo vai estragar e seu gato pode sofrer uma intoxicação alimentar.
Se o dono trabalha o dia todo, o animal de estimação deve se acostumar a duas refeições diárias. Você pode deixar um pouco de ração seca ou um pequeno petisco na tigela como um lanche ocasional.
Não monitorar o peso do seu gato
Um "osso fofinho" só parece fofo e engraçado em fotos online. Mas alimentar e mimar demais um animal de estimação sem limitar a quantidade de comida e petiscos é muito egoísta e imprudente.
Um gato não é um brinquedo, mas um ser vivo que requer atenção e pelo qual seu dono é responsável. O excesso de peso em um animal de estimação representa um risco real à saúde, por isso é importante monitorar de perto seu peso e bem-estar.
Não leve seu animal de estimação ao veterinário.
Mesmo que o dono ache que está tudo bem com seu animal de estimação e que ele não está doente, recomenda-se levá-lo ao veterinário de tempos em tempos para um exame.
Mesmo que um gato nunca saia de casa ou interaja com outros animais, isso não significa que ele não possa ficar doente. Carrapatos e pulgas podem ser trazidos para dentro de casa pelo dono em suas roupas e sapatos, e doenças relacionadas a infecções e metabolismo não estão necessariamente ligadas à infecção por outros animais.
Para garantir que as visitas ao veterinário não sejam extremamente estressantes para o seu animal de estimação, é importante acostumá-lo a elas desde filhote. Um animal acostumado a ser transportado em uma caixa de transporte no carro ou no transporte público desde filhote não vai gritar nem se debater e se deixará examinar calmamente por um especialista.
Não monitorar a caixa de areia
Os gatos são animais muito limpos. Eles não toleram bem odores desagradáveis e sujeira e não usarão uma caixa de areia suja.
A limpeza pouco frequente da caixa de areia pode levar a dois resultados possíveis:
- O animal de estimação se conterá até que o dono limpe e lave a bandeja, enchendo-a com material novo;
- Começará a fazer suas necessidades em locais não destinados a isso.
No primeiro caso, reter constantemente a vontade de urinar inevitavelmente levará a problemas de saúde – infecções associadas à bexiga ou intoxicação associada a evacuações irregulares.
Em segundo lugar, treinar seu animal de estimação para usar a caixa de areia novamente será muito mais difícil do que limpar e lavar regularmente o banheiro do gato.
Não economize na qualidade da areia para gatos — a saúde do seu animal de estimação e a limpeza da sua casa são muito mais importantes.
Ignore o apetite do seu animal de estimação.
Por algum motivo, muitos donos acreditam que seus animais de estimação sabem o que é melhor para eles e ignoram mudanças em seus hábitos alimentares. Na verdade, tanto um aumento quanto uma diminuição repentina do apetite podem indicar o início de doenças graves.
- o aparecimento de vermes;
- doença infecciosa;
- Problemas renais e hepáticos;
- doenças intestinais.
Se o apetite do seu gato diminuiu repentinamente, pode ser hora de mudar a ração ou adicionar vitaminas especiais. Em qualquer caso, qualquer mudança repentina nos hábitos alimentares do seu animal de estimação é motivo para levar o animal ao veterinário.
Não existem muitas regras para cuidar de um animal de estimação peludo: ofereça tratamento oportuno, alimente-o adequadamente, limpe a caixa de areia e observe seu humor e comportamento. Com cuidados cuidadosos e atentos, um gato viverá uma vida longa, saudável e feliz, trazendo apenas alegria aos seus donos.



