4 dicas de como acariciar seu cachorro sem causar desconforto a ele.

Muitas pessoas têm o costume de acariciar ou dar tapinhas na cabeça dos cães ou coçar suas barrigas. Mas será que os cães gostam disso tanto quanto as pessoas?

Não adianta ficar dando tapinhas nela.

Acariciar pode causar forte aversão. Acariciar pode ser um ponto sensível para os animais, especialmente na cabeça. Cães, assim como pessoas, gostam de carinho suave. E acariciar pode ser percebido pelos cães como uma forma de punição.

Muitas pessoas usam tapinhas de aprovação na cabeça durante o adestramento. Elas dizem: "Continue assim, amigão, você está indo muito bem". Mas o animal percebe isso como punição e para de obedecer aos comandos. O dono fica confuso e não entende o que está acontecendo. Afinal, há uma recompensa, mas nenhum resultado.

Não toque na sua cabeça.

Acariciar a cabeça de um cachorro pode assustá-lo se ele não confiar em você. Uma mão estendida de cima em direção à cabeça do animal pode ser percebida como uma ameaça. Isso acontece com mais frequência quando um animal é adotado de um abrigo ou das ruas.

Por outro lado, na linguagem canina, uma pata colocada sobre a cabeça significa dominância. Um "gesto" semelhante é usado, por exemplo, em uma alcateia de lobos.

Isso pode causar desconforto psicológico no animal quando você começa a acariciar sua cabeça ou mesmo a dar tapinhas nele. Nesse caso, o animal não entende por que e como o dono está demonstrando domínio sobre ele.

Nunca acaricie a cabeça de um cão de rua. Seu animal de estimação pode tolerar esse gesto, mas um cão de rua pode mordê-lo.

Não coce a barriga

A barriga é a parte mais sensível e vulnerável do corpo de um cachorro. Se ela a mostra para você, é principalmente um sinal de confiança, não um convite para você coçá-la.

Em uma matilha de cães, o gesto de se deitar de costas com as patas levantadas significa uma saudação e confiança. O dono geralmente se sente tocado por isso. No entanto, não estamos sugerindo que as carícias na barriga do animal de estimação devam parar a partir deste ponto.

Ao longo dos milênios, nossos amigos de quatro patas aprenderam a entender o que os humanos querem e o que lhes dá prazer. E eles não interferem.

Não abrace

Os humanos expressam amor com qualquer abraço. Mas, infelizmente, com os cães, a história é completamente diferente.

Quando um animal de estimação coloca a pata nas costas de outro cão, demonstra dominância. Portanto, ao abraçar uma pessoa, o cão se sentirá ansioso. E você se tornará uma ameaça para o cão, porque estará dominando e subjugando-o.

Abraços são o motivo mais comum para um cachorro morder. Existem exceções, como animais acostumados a serem abraçados. Mas isso não se aplica a cães de rua.

Comentários