Há muito tempo se acredita que um gato saudável deve ser bem alimentado. No entanto, os donos nem sempre conseguem perceber se seus animais de estimação estão acima do peso. Eles observam seus pets diariamente e, às vezes, não notam quando eles se transformam de predadores musculosos em preguiçosos obesos. Mas existem três sinais que qualquer dono pode observar para determinar a condição do seu animal de estimação.
Não é possível sentir as costelas do gato.
A informação mais confiável sobre a condição corporal de um gato pode ser obtida através da palpação.
O animal é levantado e suas costelas, articulações esternocostais e ossos pélvicos são cuidadosamente palpados. Em raças de pelo curto, a magreza será perceptível sem palpação, mas em raças de pelo comprido, costelas salientes indicarão que o animal está magro.
O ideal é que um gato esteja musculoso e com boa constituição física. As costelas e os ossos da pelve não são visíveis, mas podem ser facilmente sentidos ao toque.
Se você estiver acima do peso, ainda poderá sentir as costelas, mas isso exige esforço.
Mas, em casos de obesidade, esse procedimento é quase impossível de ser realizado devido à espessa camada de gordura.
Um ligeiro excesso de peso não deve alarmar os proprietários. Pode ser causado pelos seguintes fatores:
- Raças - Os gatos persas, escoceses e britânicos têm tendência a ganhar um pouco de peso;
- idade - indivíduos mais velhos, devido à menor mobilidade, tendem a ter sobrepeso moderado;
- Esterilização (castração) - em uma pequena porcentagem de animais, a diminuição do nível de hormônios sexuais leva a um aumento do apetite;
- Hereditariedade - felinologistas observaram que gatinhos cujos pais são obesos também ganham peso em excesso à medida que crescem.
A felinologia é a ciência que estuda as raças, características de seleção, reprodução e cuidados dos gatos domésticos.
Mas mesmo que seus animais de estimação estejam apenas um pouco acima do peso, é melhor consultar um veterinário. O ganho de peso adicional e a obesidade podem levar a problemas de saúde graves.
A barriga do seu animal de estimação está flácida.
O segundo sinal de excesso de peso em gatos é a barriga flácida. Claro que isso não se aplica a gatas grávidas.
No peso ideal, um animal de estimação terá a barriga recolhida, a cintura bem definida e, ocasionalmente, pequenas dobras de gordura. Se estiver acima do peso, a cintura não fica bem definida e a barriga fica ligeiramente flácida, com uma camada de gordura visível. Se estiver obeso, a barriga não fica simplesmente flácida, mas sim com aspecto inchado.
As alterações no corpo de um gato ereto devido ao excesso de peso são muito visíveis quando observadas de cima.
Em um animal de peso normal, o corpo tem formato retangular.
Quando se está acima do peso, o rosto tem um formato mais oval, e quando se está obeso, devido à barriga grande e flácida, seu formato se aproxima de um círculo.
O gato tem dificuldade para subir em superfícies.
Uma das principais causas de obesidade em gatos é o estilo de vida sedentário. O ganho de peso impacta negativamente o sistema musculoesquelético. Os gatos ficam mais difíceis de pular e menos brincalhões. Consequentemente, o ciclo continua: o gato se torna menos ativo e ganha peso.
Um animal de estimação com sobrepeso não só tem dificuldade para pular em uma cadeira ou mesa, como também não consegue transpor obstáculos baixos. Uma barriga grande pode causar uma marcha cambaleante, frequentemente com o animal transferindo o peso de uma pata para a outra. Ao se deslocar de um andar para outro, o animal sente falta de ar, semelhante à de uma pessoa com asma.
Em gatos e gatas com sobrepeso ou obesas, os movimentos respiratórios do tórax são praticamente imperceptíveis.
Após ler este artigo, todo dono deve entender que o aparecimento de apenas um dos três sinais descritos representa uma ameaça à saúde do animal. E quanto mais cedo medidas forem tomadas, mais tempo e com mais saúde seu animal de estimação com bigodes viverá.



