Ao escolher um cão, as pessoas costumam se concentrar na personalidade do animal e na sua capacidade de se dar bem com crianças e estranhos. Neste artigo, falaremos sobre as cinco raças mais dóceis que são excelentes companheiras.
Golden Retriever
Os retrievers são conhecidos por sua sociabilidade e afeição pelas pessoas. Devido à sua natureza estável, esses cães são frequentemente usados em terapia assistida por animais. Eles ajudam crianças com autismo e se tornam cães-guia para cegos.
Vantagens:
- personagem amigável;
- psique estável;
- fácil de treinar;
- alta inteligência.
Imperfeições:
- Não é adequado para pessoas ocupadas;
- Inadequados como cães de guarda;
- Alto custo dos filhotes.
São Bernardo
Os São Bernardos são considerados cães ideais para busca e resgate, sendo excelentes companheiros e cães de guarda. Estatísticas mostram que os São Bernardos já resgataram muitas pessoas perdidas nas montanhas. Eles se dão bem com crianças e prosperam na companhia de outros animais. Possuem um temperamento um tanto fleumático e calmo. Graças à sua sensibilidade, são compreensivos com as oscilações de humor de seus donos e capazes de demonstrar empatia.
Vantagens:
- estabilidade mental;
- falta de agressividade;
- afeição pelo dono;
- Altos padrões de segurança;
- amigável com outros animais.
Imperfeições:
- Não é adequado para pessoas ocupadas, pois sem a atenção do dono fica com aspecto deprimido;
- Não é adequado para guardar em um apartamento pequeno;
- Salivação abundante, especialmente durante o verão;
- queda constante de pelos.
Terra Nova
O "Mergulhador" sente-se em casa na água e é usado como cão de resgate. Tem um temperamento calmo, mas está pronto para defender seus donos se necessário. Adora brincar com crianças e tolera estoicamente suas travessuras. Consegue percorrer longas distâncias se o dono estiver por perto. Não é ciumento e, quando uma criança pequena chega à família, torna-se um verdadeiro babá.
Vantagens:
- bom caráter;
- Afeição e receptividade ao dono;
- amor pelas crianças;
- excelente nadador;
- Boas habilidades de guarda.
Imperfeições:
- Teimosia;
- Cuidados intensivos – troca de pelo durante todo o ano;
- aumento da salivação;
- Sem a atenção do dono, ele pode aprontar travessuras;
- tamanho grande do animal de estimação.
Collie
Originária da Islândia e levada para a Escócia, a raça recebeu seu nome por sua função como guardiã de rebanhos de ovelhas, conhecidas como "collies". No mundo moderno, tornou-se um companheiro da família e um amigo leal. É um excelente cão-guia para pessoas com deficiência.
Os Collies são devotados aos seus donos e mais desconfiados com estranhos. São fáceis de treinar e adoram aconchegar-se com crianças pequenas como se fossem seus próprios filhotes. São adequados tanto para donos experientes quanto para iniciantes que buscam um companheiro. Aceitam gatos e outros animais sem agressividade.
Vantagens:
- Lealdade para com as pessoas e uma disposição alegre;
- É possível aprender a usá-lo - até mesmo crianças conseguem;
- Não demonstra agressividade.
Imperfeições:
- desconfiado de estranhos;
- Requer caminhadas regulares e brincadeiras ativas.
Basset Hound
Este cão possui um olfato excepcional e é frequentemente usado por caçadores para rastrear pequenos animais. Embora não seja particularmente bom como cão de guarda, é ativo e precisa de exercícios. Graças ao seu olfato apurado, consegue detectar odores a quilômetros de distância, mas costuma se distrair cavando. Apesar da expressão triste, o cão é muito alegre e ativo, e adora brincar com crianças. É um companheiro leal e um ótimo parceiro para corridas.
Vantagens:
- Disposição alegre;
- personalidade calma;
- É ótimo se sentir bem em um apartamento pequeno;
- Possui um olfato excepcional;
- Sociável, se dá bem com crianças e outros animais.
Imperfeições:
- Há risco de obesidade com pouca atividade física;
- Teimosia.
Ao escolher um companheiro canino leal, é preciso ponderar os prós e os contras. Essas raças não gostam de ficar sozinhas — isso pode causar doenças e mau comportamento. Somente atenção, paciência e amor podem garantir uma verdadeira amizade entre o dono e o cão.









3 comentários