Essa raça se originou no Vietnã há 600 anos, e hoje restam apenas cerca de 300 aves. Esses exemplares extremamente raros, antigos e incomuns são conhecidos como Ga (que significa "galinha") Dong Tao (nome da vila onde foram criados pela primeira vez).
Elas também são chamadas de "Galinhas Elefante" devido às suas pernas muito grossas.
Originalmente, eram criados para rinhas de galo. Hoje, a raça é considerada única, sem parentes iguais ou sequer semelhantes. Foi reconhecida como um tesouro nacional do Vietnã, e o governo está financiando esforços para restaurar a população da ave.
Uma característica incomum são as pernas grossas e escamosas, que nos galos podem ter de 5 a 8 cm de diâmetro. Isso não é uma doença, mas sim uma característica da raça. As galinhas não sentem nenhum desconforto por causa dessas pernas; elas correm rápido e são muito ativas. Os cientistas coletaram amostras de tecido especificamente para estudar a saúde das aves.
O corpo é poderoso e pesado, com uma pequena crista na cabeça. A estrutura corporal do galo lembra mais a de um cão do que a de uma ave: um corpo largo, quase retangular, um peito proeminente e músculos bem definidos.
O centro de gravidade é deslocado, permitindo que os machos manobrem bem e escapem facilmente dos ataques dos inimigos. A cabeça grande é proporcional ao corpo. A cor das penas pode variar bastante, mas a plumagem é esparsa e irregular, já que as aves vivem em um clima quente.
Os galos pesam aproximadamente de 5 a 7 kg, e as galinhas, de 4 a 5 kg. Elas produzem até 60 ovos por ano. Os ovos são de tamanho médio, de cor creme e pesam cerca de 60 g.
As galinhas têm um instinto de chocar bem desenvolvido, mas mesmo em aldeias vietnamitas, a chocagem é feita usando uma incubadora ou galinhas de outras raças. Galinhas mais pesadas são muito desajeitadas e podem esmagar os ovos no ninho.
Essas aves são ariscas com as pessoas e preferem pastar livremente. Os galos são muito agressivos e temperamentais. Eles não conseguem voar, mas são facilmente adestrados.
Essas galinhas são criadas atualmente como raça ornamental. Suas pernas são consideradas uma iguaria, mas apenas as pernas de galinhas jovens, de 4 a 6 meses de idade, são consumidas. Sua carne é considerada muito saborosa.
É difícil adquirir galinhas dessa raça, e elas são muito caras, podendo chegar a US$ 2.500.
Além disso, elas não possuem imunidade a doenças comuns em galinhas e se adaptam mal a diferentes climas, o que dificulta sua criação. A incubação requer condições especiais. Mesmo assim, alguns países aprenderam a criá-las.
O clima da Rússia não é adequado para essas aves, mas existem áreas onde é possível criar condições favoráveis. Vários colecionadores e criadores assumiram o risco e estão se dedicando a esse empreendimento desafiador.










