O Galgo Buriate-Mongol (Bankhar) é uma raça antiga desenvolvida na Rússia. Isso é confirmado por escavações arqueológicas no distrito de Ivolginsky, na República da Buriátia. Essas escavações estabeleceram a idade aproximada da raça em cerca de 3.000 anos.
A raça desapareceu completamente no início do século XX, mas os cinólogos Marika Teregulova e Nikolai Batov reconstruíram a aparência do cão-lobo buriate-mongol e o reviveram. Esses cães pastores foram usados por muito tempo para guardar rebanhos e fazendas, em combate e para caça. Hoje, eles também são excelentes cães de resgate e de companhia.
Em combate, os cães-lobos usam uma técnica semelhante à dos leões: ao atacar, investem contra o rosto do inimigo, cobrem o nariz e a boca, estrangulando-o dessa forma.
Os buriates chamam esse cão de "khotosho" (khotoche), que significa "lobo do quintal" ou "guarda do curral".
Um viveiro foi estabelecido em Ivolginsky Datsan para criar e restaurar essa raça.
O Wolfhound Buryat-Mongol é um cão de grande porte, atingindo 75 cm na cernelha e pesando até 80 kg. Seu corpo é compacto e musculoso, com peito largo e barriga retraída.
Ela tem uma cabeça grande e mandíbulas muito poderosas.
A pelagem geralmente é preta com manchas vermelho-acastanhadas. Pode ser longa ou média. Pelagens pretas e brancas, vermelhas e, raramente, da cor de lobo também são encontradas.
São cães fortes e equilibrados, muito devotados aos seus donos. Nunca atacam primeiro, mas, se necessário, podem decidir atacar por conta própria.
Os cães da raça Buryat-Mongolian Wolfhound são muito sociáveis, brincalhões, extremamente inteligentes, fáceis de treinar e têm excelente memória.
Eles se dão bem com crianças e são neutros ou amigáveis com os animais que vivem em seu território.
Os estranhos são recebidos com cautela.
Os Bankhars não são exigentes com a alimentação. Eles se adaptam bem tanto a alimentos secos quanto a alimentos naturais.
Os Bankhars, como todas as raças nativas, distinguem-se pela sua saúde robusta e, com bons cuidados, podem viver até 15 anos.
Esta raça não é adequada para apartamentos; o ideal é que seja ideal para donos de casas e propriedades realmente grandes. Graças à sua pelagem interna densa e resistente à água, pode viver ao ar livre em um recinto confortável ou canil aquecido. No entanto, deve ser permitido que saia para explorar livremente várias vezes ao dia. Se você gosta de longas caminhadas pela mata, um Pastor Mongol será um excelente companheiro.

















