Uma coelha pode engravidar entre os 3 e os 6 meses de idade, com o início da puberdade. O acasalamento não é recomendado antes dos 6 meses de idade. Antes dessa idade, o corpo ainda não está totalmente desenvolvido e a gravidez é mais difícil. A gestação dura de 28 a 33 dias (mais tempo para raças maiores, menos para raças menores). Em média, nascem de 3 a 8 filhotes. Uma coelha prenhe deve receber cuidados e nutrição adequados para garantir que a ninhada seja saudável e o parto ocorra sem problemas.
Sinais de gravidez em uma coelha
Em 90% dos casos, a fertilização ocorre após o acasalamento. Após 10 a 14 dias, embriões de formato oval podem ser palpados no abdômen. A gravidez é confirmada pelos seguintes sinais:
• Mudanças de comportamento. A fêmea torna-se agressiva, rosna, morde e não permite que o macho ou humanos se aproximem dela. Algumas coelhas evitam o contato e buscam a solidão.
• O coelho começa a comer mais e a beber muita água.
• Aumento do tamanho do abdômen (pequeno para filhotes pequenos).
• Instinto de nidificação. A corça constrói um ninho com feno e sua própria penugem. É assim que o animal se prepara para o parto.
Alguns dos sinais são típicos de uma gravidez psicológica. Um veterinário determina a gravidez e a idade gestacional exata por meio de ultrassom.
Nutrição e cuidados durante a gravidez
Uma coelha prenha precisa de paz e tranquilidade. Ela deve ser colocada em uma gaiola ou recinto separado para evitar que seja atacada por outros coelhos. O habitat deve ser mantido limpo. A temperatura ideal é de 18 a 24 °C. Recomenda-se iluminação fraca.
Uma nutrição adequada é essencial para o nascimento de crias saudáveis. Além do feno, a dieta de uma cabra prenha deve incluir:
• Ervas frescas e verduras. Você pode oferecer alface, endro, folhas de vegetais e espinafre. Recomenda-se adicionar chicória, dente-de-leão, manjericão e coentro à dieta. Essas plantas são ricas em cálcio, que é deficiente durante a gravidez. A salsa deve ser oferecida com cautela, pois pode reduzir a lactação.
• Vegetais. São ricos em calorias, nutritivos e contêm a quantidade necessária de vitaminas. Beterraba e repolho devem ser oferecidos com cautela, pois causam inchaço.
• Ração granulada de alta qualidade.
Com uma dieta equilibrada, uma coelha não precisa de vitaminas adicionais. Ela obtém todos os nutrientes necessários da sua alimentação.
Como uma coelha dá à luz?
Cerca de uma semana antes de dar à luz, a coelha fica quase imóvel devido ao abdômen muito dilatado. Seu apetite e sede aumentam. Ela começa a arrancar as penas e constrói ativamente um ninho. Durante esse período, a coelha precisa de paz e tranquilidade.
O trabalho de parto dura de 10 a 60 minutos. Em uma gestação normal, a mãe dá à luz espontaneamente. Complicações são mais comuns em raças anãs do que em raças grandes. Se o feto for muito grande, a cabra não conseguir parir ou o processo se prolongar, é necessário atendimento veterinário imediato.



