Okapi: Que animal é esse e onde ele vive?

Que tipo de animal é um ocápi?A descoberta do ocápi no século XX causou sensação. Esses animais foram relatados pela primeira vez pelo explorador Stanley G. Em 1890, ele publicou um relato sobre os animais que viviam nas florestas do Congo. Essa informação foi confirmada nove anos depois, quando Johnston encontrou evidências da sua existência. Então, em 1900, zoólogos publicaram uma descrição da nova espécie, que foi inicialmente chamada de "cavalo de Johnson".

Os ocápis são um tipo de ungulado parissodáctilo. Esses animais se parecem um pouco com zebras, mas são parentes. mais perto das girafasAs pernas são longas e o pescoço alongado, porém mais curto que o de uma girafa. Contudo, a língua azul, que pode atingir 35 centímetros, é do mesmo tamanho que a de uma girafa. Os machos possuem chifres. A pelagem escura tem um tom marrom-avermelhado. As pernas apresentam listras horizontais. A pelagem das pernas do animal é clara, e as listras são marrons e pretas. São essas listras que conferem ao ocápi sua aparência semelhante à de uma zebra.

No geral, o comprimento do corpo do animal é de aproximadamente dois a dois metros e meio, excluindo a cauda, ​​e sua altura chega a um metro e meio. A cauda pode atingir meio metro de comprimento. Nesse tamanho, os indivíduos podem pesar até 350 quilos.

Estilo de vida: Nutrição e Reprodução

Habitat do OkapiOs ocápis possuem territórios bem definidos. Os limites desses territórios são protegidos pelos próprios animais. Os machos geralmente vivem separados das fêmeas e seus filhotes. Eles são mais ativos durante o dia.

Os representantes deste gênero se alimentam da mesma forma que as girafas:

  • folhas de árvores,
  • frutas.
  • cogumelos.

Os ocápis são bastante exigentes na escolha da comida, mas, apesar disso, o animal podem comer plantas venenosas e árvores carbonizadas., queimado por raios. Para compensar a falta de minerais em seu corpo, o animal se alimenta de argila avermelhada perto de corpos d'água.

Na primavera, os machos podem ser vistos lutando pelas fêmeas, chocando seus pescoços. A época de acasalamento é um período raro em que machos e fêmeas de okapi podem ser vistos juntos. Ocasionalmente, o casal é acompanhado por um filhote de um ano, em relação ao qual o macho ainda não demonstrou hostilidade.

A gestação de uma fêmea de okapi dura mais de um ano — aproximadamente 15 meses. O parto ocorre durante a estação chuvosa, que no Congo começa em agosto e vai até outubro. Os nascimentos acontecem nas áreas mais remotas. O filhote recém-nascido fica escondido na vegetação durante os primeiros dias. Um filhote de okapi pode cantarolar e assobiar suavementeE, assim como os adultos, emitem sons de tosse. A mãe localiza seu filhote na mata pelo seu canto. Ao nascer, o filhote pode pesar até 30 quilos.

A amamentação dura cerca de seis meses. Ainda não se sabe ao certo quando o filhote se torna independente. Após um ano, os machos começam a desenvolver chifres. Aos dois anos de idade, os animais atingem a maturidade sexual e, aos três anos, os ocápis estão completamente crescidos. Sua expectativa de vida na natureza não foi determinada com precisão.

Habitat

Na natureza, os ocápis são encontrados apenas em florestas tropicais no nordeste do Congo. Por exemplo, É possível encontrar os seguintes animais:

  • na Reserva Natural de Salonga;
  • na Reserva Natural de Virunga;
  • na Reserva Natural de Maiko.

Os ocápis habitam altitudes que variam de quinhentos a mil metros. Preferem áreas com arbustos e matagais abundantes, onde se escondem quando ameaçados. Embora raros, também são encontrados em planícies abertas, mais perto da água.

Machos e fêmeas possuem seus próprios territórios de alimentação. Esses territórios podem se sobrepor. Os machos também permitem que as fêmeas atravessem seus territórios.

Atualmente, não existem dados precisos sobre o número de ocápis que vivem no Congo. O desmatamento está impactando negativamente a população desse animal. Os ocápis estão listados no Livro Vermelho como animais raros..

Vida em cativeiro

Como um okapi se alimenta?Durante muito tempo, os zoológicos foram incapazes de criar condições de vida adequadas para os ocápis. O primeiro caso de um ocápi sobrevivendo em cativeiro por 50 dias no Zoológico de Antuérpia ocorreu apenas em 1919. Uma fêmea de ocápi viveu no zoológico de 1928 a 1943. Ela morreu de inanição durante a Segunda Guerra Mundial. A reprodução de ocápis em cativeiro também levou tempo. Os primeiros filhotes nascidos em cativeiro morreram. Foi somente em 1956 que um filhote foi cuidado com sucesso e se recuperou em Paris.

O ocápi é um animal muito exigente. Por exemplo, representantes deste gênero Não tolera mudanças bruscas de temperatura. e umidade do ar. Eles também são muito sensíveis à composição dos alimentos.

No entanto, alguns progressos foram feitos recentemente no cuidado e reprodução de ocápis em cativeiro. Observou-se que os espécimes jovens se adaptam às condições de cativeiro mais rapidamente. Inicialmente, o animal é mantido sem ser perturbado. A dieta consiste exclusivamente em alimentos familiares. Se o animal pressentir perigo, pode morrer de estresse, pois seu coração não suporta a pressão.

Assim que o animal se acalmar e se acostumar um pouco com as pessoas, ele será transportado para o zoológico. Machos e fêmeas devem ser mantidos separados no recinto, e a iluminação deve ser monitorada. Não deve haver mais de uma área bem iluminada no recinto. Se a fêmea der à luz em cativeiro, ela e o filhote devem ser isolados. Eles devem receber... criar um canto escuro, que imitaria um bosque denso.

Uma vez aclimatados, os ocápis tornam-se amigáveis ​​com as pessoas. Podem até aceitar comida diretamente das suas mãos.

Comentários