
O comprimento do corpo desses animais minúsculos não ultrapassa 15 centímetros, enquanto a cauda pode atingir 22 cm. Apesar desse comprimento, as caudas dos saguis não são preênseis. Eles também são leves: entre 100 e 190 gramas.
Os saguis têm uma coloração muito interessante. Suas patas e barriga... coberto de pelo amarelo escuroA cauda possui listras pretas e o rosto, listras brancas. O padrão no rosto lembra bigodes. A pelagem nas costas é de cor mista: cinza, marrom, dourado e preto.
A pelagem na cabeça é muito mais longa do que no corpo, fazendo com que os macaquinhos pareçam ter uma juba.
O crânio é muito pequeno, mas o cérebro é bastante grande em relação ao corpo do sagui. A cabeça deste animal pode girar 180 graus. Ao contrário de outras espécies de macacos, os saguis têm apenas dois dentes. Os incisivos são voltados para a frente.
As patas dianteiras desses animais são mais curtas que as traseiras. Todos os dedos possuem garras. O dedão das patas traseiras tem uma garra plana. Macacos pequenos. capaz de saltar 5 metros de alturaMas nas árvores, elas se movem verticalmente, firmemente presas ao tronco ou aos galhos com suas garras.
Nutrição
A alimentação dos saguis inclui:
- suco de frutas vermelhas;
- resinas de árvores;
- insetos.
Para obter seiva, os saguis fazem grandes buracos nas plantas, onde acumulam diversas resinas ao longo do dia para se alimentar. Esse tipo de alimento constitui a base de sua dieta. Os macacos-pigmeus passam mais da metade do seu tempo extraindo seiva.
Esses animais também gostam de se alimentar de insetos:
- gafanhotos,
- borboletas,
- besouros.
Eles os encontram entre as folhas no topo das árvoresOs saguis podem até descer ao solo para procurar gafanhotos ou borboletas, embora normalmente permaneçam nas árvores. Em cativeiro, a dieta dos saguis-pigmeus também inclui ovos, iogurte, peixe e carne.
Os saguis também encontram água doce em folhas e flores.
Estrutura social

Um desses grupos precisa de território. aproximadamente meio hectareÀ medida que as árvores se esgotam, o grupo se desloca. Se outro grupo aparecer no território, o macho defende as fronteiras.
Os membros de um grupo comunicam-se constantemente usando sinais auditivos e visuais. Os sons que os macacos conseguem produzir são extremamente variados, desde assobios a rangidos. Sons diferentes transmitem informações específicas:
- Um trinado com a boca aberta pode indicar alarme ou desafio;
- Um trinado com a boca fechada é um chamado para contato e interação.
- O chilrear significa submissão.
Além disso, os saguis podem produzir um grito supersônico que não é detectável pelo ouvido humano.
Reprodução
Há alguns no pacote uma fêmea reprodutiva e um machoA fêmea dominante suprime a ovulação em outras fêmeas usando um hormônio específico. Uma fêmea pode dar à luz no máximo duas vezes por ano.
A gestação de uma fêmea dura aproximadamente quatro meses. Uma ninhada geralmente tem de dois a três filhotes, mas normalmente apenas um sobrevive. Todo o bando é responsável por criar e proteger o filhote. A fêmea amamenta o filhote, enquanto o macho e outros membros do grupo o carregam nas costas.
Os filhotes de sagui permanecem com a mãe durante as primeiras 24 horas e depois passar para outros membros do grupo, embora a mãe continue a amamentá-los. Essa prática permite que a fêmea reprodutiva descanse e recupere a energia e a força perdidas. Os filhotes tornam-se independentes três semanas após o nascimento.
Os indivíduos adultos permanecem no grupo por dois ciclos reprodutivos subsequentes, sendo que as fêmeas atingem a maturidade sexual em até seis meses após o nascimento. Os saguis adultos começam a se reproduzir somente após completarem dois anos de idade.
Os filhotes de sagui são amarelo-limão com manchas pretas. Suas cabeças são cinza-escuras. Após cerca de um mês, os filhotes começam a trocar de pele e mudam de cor.
Habitats

Eles preferem florestas tropicais de planície como habitat. Os saguis raramente se elevam a mais de 20 metros de altura, embora seu peso leve permita isso.
Na natureza, a expectativa de vida desses animais é de aproximadamente 10 anos; em cativeiro, há casos conhecidos de saguis que viveram até 18 anos.
Risco de vida
Devido ao seu pequeno tamanho, os saguis-pigmeus são suscetíveis a ataques de predadores e cobras arborícolas. Aves de rapina representam uma ameaça particular às suas vidas. Os saguis também são comuns. demonstrar resistência em grupoTodo o grupo avança lentamente em direção ao predador, gritando alto e atacando, forçando-o a recuar. Outra situação ocorre quando o inimigo é superior. Nesse caso, o grupo permanece imóvel até que a ameaça passe.
A destruição do habitat é uma lição importante para as populações de saguis, embora eles se adaptem facilmente às mudanças nas condições. Deve-se notar que a captura para o comércio de animais de estimação também representa uma ameaça significativa.


