Ursos pardos: o que comem, quanto tempo vivem, quanto pesam.

O urso-pardo vive em diferentes partes do mundo.O urso-pardo é tradicionalmente considerado um símbolo da Rússia. Este poderoso predador pertence à família Ursidae. Esses animais se distinguem por sua constituição robusta e cabeça maciça, cujo tamanho faz com que seus olhos e orelhas pareçam bastante pequenos. As estimativas de peso de um urso-pardo variam dependendo da espécie e do habitat.

O predador pesa entre 350 e 600 quilos e mede de 1,2 a 2 metros de comprimento. Em geral, os machos são maiores que as fêmeas.Os animais atingem seu peso máximo no final do outono, quando acumulam reservas de gordura antes da hibernação.

Os ursos pardos têm patas fortes com cinco dedos, terminando em garras afiadas que chegam a 10 centímetros. As garras não são retráteis e têm formato de foice. Eles também possuem uma cauda curta, quase invisível devido à pelagem. Esses animais têm 40 dentes.

Sua cor varia de acordo com o habitat, podendo ir do marrom claro ao preto. Sua pelagem é espessa e possui uma cernelha proeminente. Eles trocam de pelo na primavera e no outono.

Onde vive o urso pardo?

Este predador pode ser encontrado numa área bastante ampla:

  • nos Alpes, Pirenéus,
  • na Península Escandinava,
  • na Finlândia
  • nas florestas da Europa central,
  • na Ásia
  • no Canadá e nos Estados Unidos.

Pode-se afirmar com segurança que esses animais habitam todas as partes do mundo. Na natureza, vivem em florestas densas ou clareiras.localizados perto de corpos de água doce.

Que tipo de estilo de vida eles levam?

Os ursos pardos geralmente levam uma vida solitária e nômade. No entanto, se houver comida em abundância em seu território escolhido, eles não se afastarão muito de seu habitat natural.

Apesar de parecerem desajeitados, os ursos pardos são excelentes escaladores de árvores e nadadores, capazes de nadar até 6 quilômetros.

O urso pardo consegue ficar em pé sobre as patas traseiras por um longo período.Ao se deparar com oponentes perigosos, este urso se ergue sobre as patas traseiras e tenta derrubar o inimigo com as patas dianteiras.

Esses predadores são mais ativos ao entardecer ou à noite.No inverno, eles hibernam, período durante o qual os animais podem perder até 80 quilos de reservas de gordura.

As tocas de inverno são escolhidas em locais tranquilos e isolados. São abrigos quentes, secos e espaçosos. Musgo e grama seca são usados ​​como forro, e galhos fornecem camuflagem. Um urso pode usar a mesma toca por vários anos.

Antes da hibernação, os animais confundem seus rastros. Durante esse período, eles vagueiam pelos pântanos e até mesmo andam de costas!

Durante o sono, a respiração e os batimentos cardíacos do urso diminuem, mas o animal tem um sono muito leve. Ele se perturba e acorda com facilidade. A hibernação dura de outubro a abril. Nesse período, os ursos-pardos não defecam. Todos os resíduos são reciclados em proteínas.

Ursa parda com seus filhotes

Histórias sobre ursos que chupam as patas no inverno estão relacionadas à troca de pele das almofadas das patas, um processo que ocorre durante o inverno. A pele fica muito seca, descama e racha.Para facilitar esse processo, o animal lambe as patas e umedece as áreas secas com saliva.

Às vezes, durante anos de escassez de alimento, os ursos não conseguem acumular peso suficiente para hibernar em segurança. Nesses casos, o urso vagueia em busca de comida. Esses indivíduos são chamados de "shatuns", e encontrá-los é extremamente perigoso, pois o animal se torna muito agressivo quando está com fome.

Na primavera, os machos adultos são os primeiros a sair de suas tocas, e as fêmeas com filhotes são as últimas a deixar seus abrigos.

O que come um urso pardo?

Os ursos são praticamente onívoros. Sua dieta inclui:

  • frutos silvestres,
  • aveia,
  • mel,
  • insetos e larvas,
  • ratos,
  • ovos de pássaros,
  • peixe,
  • animais pequenos.

Eles se alimentam principalmente de matéria vegetal ou peixes, especialmente salmão. Durante a época de desova do salmão, é possível avistar de dez a trinta ursos no rio ao mesmo tempo. Às vezes, ocorrem disputas por peixes.

O urso-pardo é um excelente caçador e pescador.Apesar de sua força e tamanho, os ursos preferem não atacar animais de grande porte. Ao perseguir uma presa, os ursos podem atingir velocidades de até 50 a 60 quilômetros por hora. Os machos jovens geralmente caçam animais de grande porte.

Esses animais não desprezam a carniça. Eles podem se alimentar de animais abatidos por outros animais.Eles camuflam suas presas com arbustos. Não se afastam muito da presa até que ela seja completamente devorada.

Como se reproduz um urso pardo e quanto tempo vive?

A época de acasalamento começa no final da primavera e dura um mês. Durante esse período, os ursos estão mais perigosos e é melhor evitá-los. Nessa época, as fêmeas secretam um odor especial que os machos usam para localizá-las. Vários machos podem lutar por uma única fêmea. Essas lutas geralmente terminam em tragédia para um dos competidores.

A gestação dura aproximadamente 7 meses. Normalmente, nascem de 2 a 3 filhotes. Os filhotes pesam 500 gramas ao nascer. Nascem sem pelos e com os olhos fechados, que se abrem após um mês.

Eles começam a sair da toca na primavera e, a princípio, quase não se separam da mãe ursa. A mãe os alimenta com leite e lhes ensina o básico da caça., visto que os dentes dos filhotes de urso irrompem aos 3 meses.

Os filhotes crescem lentamente. Tornam-se independentes aos 3 anos, quando deixam a mãe. A maturidade sexual ocorre por volta dos 4 anos. Os ursos se reproduzem aproximadamente a cada 2 a 4 anos.

A expectativa de vida na natureza chega a 20 anos, enquanto em cativeiro podem viver até quase 40 anos.

Comentários