4 mitos sobre a saúde bucal de animais de estimação que estão te impedindo de cuidar da sua saúde bucal.

Quando se trata de saúde bucal de animais de estimação, os donos se deparam com muitas opiniões conflitantes sobre os cuidados adequados. Vamos analisar quatro dos mitos mais comuns sobre saúde bucal de animais de estimação que podem gerar confusão.

Alimentos secos são melhores para os dentes.

Quando se trata de gatos, essa suposição é fundamentalmente incorreta. O fato é que a maioria das rações secas é frágil e tem grãos pequenos. Portanto, não causam nenhum estresse mecânico nos dentes ao serem ingeridas. Além disso, os gatos são carnívoros por natureza, então preferem engolir a comida inteira. No entanto, vale ressaltar que algumas marcas estão desenvolvendo linhas especializadas para a saúde dental. Seus grãos são mais duros e maiores.

Com os cães, a situação é um pouco diferente. Essa afirmação é parcialmente justificada, pois os restos de comida podem ficar presos entre os dentes, permitindo o desenvolvimento de microrganismos patogênicos. A ração seca resolve esse problema, mas apenas parcialmente.

De modo geral, a ração seca não contribui para a saúde bucal dos animais de estimação. Somente petiscos especiais e brinquedos para roer podem ajudar a remover a placa bacteriana. Esses produtos são especificamente desenvolvidos para a limpeza mecânica dos dentes dos animais.

Se o seu animal de estimação tiver um dente quebrado, ele deve ser removido imediatamente.

Nessa situação, a extração só é necessária se o problema estiver na raiz do dente. Se apenas a coroa estiver danificada e o dente em si estiver saudável, deve-se consultar um dentista veterinário. O especialista irá polir a superfície e tratá-la com uma solução específica que selará as fissuras e os poros no local da fratura. Esse procedimento ajudará seu animal de estimação a evitar dor e desconforto no futuro.

Você pode escovar os dentes do seu animal de estimação com pasta de dente comum.

Isso é absolutamente desaconselhado, pois a pasta de dente humana contém flúor. Os animais não conseguem enxaguar a boca, então os ingredientes da pasta de dente inevitavelmente acabam no trato gastrointestinal deles. O flúor pode irritar as mucosas. Somente pastas de dente desenvolvidas especificamente para animais devem ser usadas para escovar os dentes. Elas são inofensivas e, além disso, os animais de estimação gostam do sabor.

O contato próximo com um animal de estimação pode causar dor de garganta em humanos.

Em humanos, a dor de garganta é causada pela bactéria estreptococo do grupo A, que não é encontrada em gatos ou cachorros. Apenas o estreptococo do grupo G, completamente inofensivo para humanos, pode ser encontrado na nasofaringe, no trato respiratório superior e na pele de animais. Portanto, é impossível contrair dor de garganta de um animal de estimação.

Comentários