Nem todos os donos sabem por que seus cães se coçam mesmo quando não há pulgas. No entanto, os motivos podem variar.
Razões
Além de ectoparasitas, a coceira na pele dos cães pode ser causada por:
- Alergias a componentes alimentares e produtos de higiene pessoal, vacinas e pólen de plantas. Nos animais, essa resposta imunológica a um irritante é sempre acompanhada de desconforto;
- doenças infecciosas da pele. Animais jovens, idosos e debilitados são os mais suscetíveis. Além da coceira, podem ocorrer queda de pelo, descamação da pele e alterações na cor e textura das unhas;
- Hiperfunção das glândulas sebáceas. É mais comum em gatos, mas os cães também sofrem de uma condição chamada "cauda oleosa". A produção excessiva de sebo causa emaranhamento dos pelos, caspa e coceira;
- estresse. O estresse emocional em cães é acompanhado por uma série de sintomas, incluindo irritação na pele. Em casos leves, a situação se resolve espontaneamente assim que a causa subjacente é eliminada, mas em casos graves, é necessária uma consulta veterinária.
- doenças sistêmicas. Doenças do sistema reprodutivo, tumores e disfunções endócrinas também podem causar manifestações cutâneas. Nesses casos, outros sinais de saúde debilitada também são comuns: recusa em comer ou beber, diminuição da atividade, problemas digestivos, entre outros.
Para normalizar o quadro clínico do animal de estimação, às vezes é necessário um tratamento sério.
O que fazer
Primeiro, tente determinar a causa da coceira. Por exemplo, se:
- Se o animal começar a sentir coceira novamente após o tratamento contra ectoparasitas, é provável que uma nova geração de insetos tenha eclodido das larvas restantes na pelagem. Um novo tratamento será necessário, incluindo a desinfecção obrigatória da cama, do chão, dos recipientes de comida e bebida e dos móveis estofados.
- Se o seu cão ficar inquieto após o banho com um xampu perfumado, isso pode ser devido a uma intolerância aos ingredientes ou a um enxágue insuficiente. Nesse caso, banhe-o apenas com água limpa e use um xampu diferente na próxima vez.
Se suspeitar de doenças de pele, é melhor levar seu animal de estimação a um veterinário. O tratamento dependerá do diagnóstico. Por exemplo, diferentes medicamentos são usados para combater infecções fúngicas, virais e bacterianas.
Se o seu cão sofre de hiperfunção das glândulas sebáceas, o veterinário determinará a causa e prescreverá o tratamento adequado. A mesma abordagem se aplica caso haja suspeita de patologias sistêmicas.
Independentemente da causa da coceira do animal de estimação, os donos devem prestar muita atenção ao problema. Ignorar a situação pode levar a complicações perigosas.




