Meu cachorro está com as patas frias: devo me preocupar?

Os donos de cães visitam clínicas veterinárias com diversos problemas relacionados aos seus animais de estimação. Uma das razões é a preocupação com as patas frias. Embora isso seja geralmente normal, em alguns casos a preocupação é justificada e uma visita ao veterinário é recomendada.

Por que os cachorros têm as patas frias?

Algumas raças têm as almofadas das patas frias. Além disso, a temperatura das patas é sempre mais baixa do que a temperatura do resto do corpo do animal.

Os cães, assim como outros animais de sangue quente, adaptam-se ao ambiente através da termorregulação. Quando necessário, os processos metabólicos do corpo diminuem, reduzindo a temperatura corporal e a temperatura das extremidades. Se um cão não está gastando energia ou está com muito calor, suas patas ficam frias.

Durante períodos de calor extremo, as almofadas das patas devem estar frias, e quando o animal estiver dormindo, devem estar quentes.

Se patas frias não são um sintoma típico do seu animal de estimação, você deve consultar um especialista imediatamente. Em alguns casos, patas frias podem ser sinal de um problema de saúde subjacente, mesmo que os sintomas ainda não estejam presentes.

  • Distonia vascular vegetativa e doença cardíaca – o corpo não é totalmente suprido com sangue devido à diminuição do débito cardíaco. Isso leva à falta de oxigênio e à baixa temperatura;
  • Aterosclerose vascular – o fluxo sanguíneo é interrompido devido à diminuição da elasticidade vascular;
  • trombose venosa – um coágulo sanguíneo bloqueia o fluxo sanguíneo;
  • Paralisia total ou parcial – ocorre como resultado de lesão ou compressão de um nervo;

Quando lesionados, a temperatura nos membros posteriores é mais baixa do que nos membros anteriores.

  • Anemia – devido à diminuição do volume sanguíneo, o sangue flui para a periferia do corpo em quantidades muito pequenas. Ele irriga principalmente os órgãos vitais;
  • Intoxicação - febre baixa acompanhada de vômito.

A causa definitiva do problema de saúde do cão será determinada em uma clínica veterinária.

Como a temperatura corporal de um cão afeta suas patas?

As almofadas das patas abrigam um sistema de resfriamento completo. Quase todas as raças possuem glândulas sudoríparas e veias e artérias próximas umas das outras nessa região. O sangue quente do corpo, ao passar pelas almofadas, é resfriado pelo solo e, ao subir, diminui a temperatura geral.

Como aquecer as patas do seu animal de estimação

Em todo caso, vale a pena tentar aquecer as patas. O método depende da causa.

Se as patas do seu cão ficarem frias durante ou depois dos passeios, considere comprar botinhas para ele. Elas protegerão as patas não só do frio, mas também de produtos químicos ou sal usados ​​nas calçadas.

O chão está muito frio? Meias com solado antiderrapante podem ajudar.

Se o problema for o chão, você precisará isolar a área onde seu animal de estimação dorme. Você pode colocar papelão ou espuma embaixo da cama.

Recomenda-se cobrir os cães de pequeno porte enquanto dormem, pois eles sentem frio mais rapidamente do que as raças maiores.

Comentários