
Os principais sinais e sintomas da demodicose com fotos.
O ácaro subcutâneo infesta principalmente o abdômen, pescoço, orelhas, rosto e cauda. Ele pode viver em um gato por muito tempo sem apresentar sinais ou sintomas de sua presença. No entanto, quando a imunidade do animal enfraquece, a demodicose começa a se desenvolver. Os sintomas começarão a aparecer:
- A aparência do casaco deteriora-se.
- A descamação aparece ao redor dos olhos.
- A pigmentação da pele está alterada.
- A caspa é encontrada em toda a pelagem.
- Em algumas áreas, o cabelo começa a cair em pequenos tufos.
- Aparece acne.
- O animal sente coceira e desconforto, o que o leva a se coçar constantemente, arranhando as áreas afetadas até sangrarem.
- A área afetada fica coberta por um crescimento endurecido, cuja altura pode atingir de 2 a 12 mm.
- O icor escorre constantemente de um pequeno orifício no topo da formação.
- Pequenas pústulas aparecem nas áreas calvas da pele, e a própria pele adquire uma coloração perolada.
Esses sintomas ocorrem devido ao fato de que O carrapato faz passagens sob a pele., está em constante movimento e deixa para trás resíduos.
Examinar um ácaro subcutâneo é bastante simples. Para isso, junte a área sem pelos formando uma dobra, permitindo que o parasita seja facilmente visto e removido. O ácaro encontrado e o seu gato devem ser levados imediatamente a uma clínica veterinária, onde um especialista diagnosticará a condição e prescreverá o tratamento adequado.
Diagnóstico e tipos de demodicose em gatos
Para determinar a forma da doença, são coletadas várias amostras raspadas das áreas afetadas do corpo e examinadas ao microscópio.
Existem duas formas de demodicose:
Demodicose localizada. Esta doença afeta principalmente gatos jovens. Nesta forma, apenas uma área do corpo do animal é afetada. Os primeiros sintomas da demodicose localizada aparecem ao redor dos lábios, olhos, orelhas e nariz.
- Demodicose generalizada. Esta é uma forma mais grave da doença, que afeta várias áreas do corpo do gato. Recomenda-se a castração de gatos com essa forma de demodicose, pois a condição pode ser hereditária.
Tratamento de ácaros subcutâneos em gatos
O tratamento para cada animal de estimação deve ser individualizado. O tratamento também depende da forma específica da doença.
Forma localizada
Primeiramente, o animal é lavado em casa. usando shampoos especiaisque limpam a pele. Para isso, use o shampoo Elite com clorexidina ou o shampoo Doctor com peróxido de benzoíla. Em seguida, as áreas afetadas são limpas de crostas e cascas com água oxigenada ou solução de clorexidina. Após o tratamento, a pele é seca.
Aplique Advocate ou Stronghold na região da escápula do animal de 2 a 4 vezes, em intervalos mensais. Recomenda-se o uso de Butox 50 e Amitraz, seguindo as instruções do fabricante.
As áreas afetadas por ácaros subcutâneos podem ser tratadas com a solução Citeal, que deve ser prescrita por um veterinário. Após a aplicação da solução, o animal deve ser enxaguado abundantemente e seco. Este procedimento deve ser repetido pelo menos 2 a 3 vezes ao dia.
Assim que as áreas afetadas estiverem livres de crostas, você deve aplicar um dos remédios recomendados:
- Pomada Aversectin;
- Gel de ivermectina;
- Gel Amidel;
- Demonstrações de linimento;
- pomada de enxofre.
Após remover escamas e crostas, o ideal é aplicar soluções oleosas em feridas e áreas com perda de pelos, como Amit, Ektodes, Tsipam e Mycodemocide.
Para tratar a demodicose, os especialistas costumam prescrever medicamentos. Produtos especiais em forma de pomadas ou sprays:
- Perol;
- Tsidem;
- Ivermectina;
- Acaromectina;
- Neostomazan.
Dependendo da forma do medicamento, a área afetada pelo ácaro subcutâneo deve ser lubrificada ou pulverizada de acordo com as instruções anexas.
O tratamento para demodicose deve ser abrangente. Além do uso de xampus, pomadas e sprays especiais, o gato deve receber medicamentos que aumentam a imunidadeIsso inclui:
- Maxidin;
- Imunologia;
- Gala-veterinário;
- Gamavit;
- Imunoparasita.
Para que seu animal de estimação recupere as forças, ele deve receber nutrição adequada e água mineral sem gás.
Forma generalizada

Para máxima eficácia, recomenda-se tosar o pelo do seu animal de estimação e lavá-lo com xampus medicamentosos. As áreas afetadas devem então ser tratadas com óleos especiais, permitindo que sejam absorvidos completamente. Durante esse período, o gato deve ser contido para evitar que lamba o óleo. Assim que o óleo for absorvido, a pele deve ser tratada com o repelente de ácaros prescrito.
Em casos graves, o animal recebe injeções de Cydectin em dose única de 0,4 ml, ou Dectomax, calculada com base no peso do gato. Esses medicamentos devem ser usados somente sob recomendação de um veterinário e sob estrita supervisão.
Em caso de demodicose uma infecção secundária se instalaSe a doença evoluir com complicações, o médico poderá prescrever um ciclo de um dos seguintes antibióticos:
- Amoxicilina;
- Baytrila;
- Betamox;
- Canamicina.
Ligfol demonstrou eficácia na restauração da imunidade animal e é recomendado para uso em combinação com o tratamento de ácaros subcutâneos. Também é importante garantir que a dieta do seu animal de estimação seja nutritiva e rica em vitaminas e minerais.
Tratamento da demodicose com remédios caseiros
Em casa, você pode combater ácaros subcutâneos com remédios caseiros que devem ser usados. somente após consulta com um especialistaOs seguintes meios são utilizados como tais:
- Lavar a pele do seu animal de estimação com um gel ou sabonete que contenha alcatrão de bétula.
- As áreas com queda de pelos são lavadas com querosene, após o que o animal não é lavado por dois dias, e sua pele não é lubrificada com nada.
- Tratamento das áreas afetadas com tintura de calêndula.
- A cada dois ou três dias, banhe o gato ou aplique um tratamento localizado com infusão de camomila.
No tratamento da demodicose, é importante garantir que todos os pertences do animal de estimação sejam desinfetados. Deve-se dar atenção especial à cama do animal e não se esqueça dos recipientes de comida e água.
Prevenção da demodicose em gatos

- Não permita que seu animal de estimação entre em contato com animais cuja saúde lhe preocupe.
- Trate a pele do gato com medicamentos antiparasitários preventivos.
- Mantenha a imunidade do seu animal de estimação com uma dieta balanceada, vacinas, vitaminas e minerais.
Não há dúvida de que prevenir uma doença é muito mais fácil do que tratá-la. É por isso que você precisa estar atento aos seus animais de estimação e apoiar sua imunidadeNesse caso, o gato sempre terá excelente saúde.
Atualmente, existem diversas maneiras de eliminar ácaros subcutâneos em animais. O tratamento para demodicose em gatos deve ser prescrito apenas por um veterinário, que levará em consideração as necessidades individuais do seu animal de estimação. Como o tratamento será longo, seu animal precisará de cuidados e atenção redobrados.









Demodicose localizada. Esta doença afeta principalmente gatos jovens. Nesta forma, apenas uma área do corpo do animal é afetada. Os primeiros sintomas da demodicose localizada aparecem ao redor dos lábios, olhos, orelhas e nariz.

